Periódicos Científicos e Periódicos Eletrônicos - Oswaldo Cruz


As Faculdades Oswaldo Cruz disponibilizam aos seus estudantes links de sites de Bibliotecas e Periódicos especializados e indexados, pertinentes às áreas do conhecimento abrangidas pelos seus cursos, propiciando à coletividade acadêmica a oportunidade de realizar pesquisas em textos científicos.

O Acervo de Periódicos da Biblioteca Prof. Alfredo Monteiro possui um total de 564 títulos de periódicos e 21.787 exemplares, sendo distribuídos em:
Periódicos Científicos e Gerais impressos 200 títulos e 14.568 exemplares
Periódicos Eletrônicos 519 títulos.

A SCIELO possui um banco de dados que permite seu acesso de qualquer localidade, não necessitando de rede autorizada. Para isso, basta clicar no link; selecionar a língua portuguesa; procurar o item “pesquisa de artigos”; digitar a(s) palavra(s)–chave e pesquisar. Obtidos os resultados, selecionar o que deseja, tanto na forma de resumo quanto na de texto do trabalho completo.

O GOOGLE ACADÊMICO é, igualmente, uma ferramenta de busca direcionada à coletividade. Esse sítio na Internet permite a localização de publicações de artigos científicos publicados em periódicos especializados e indexados, trabalhos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior, entre outras entidades que disponibilizam esses tipos de materiais destinados às pesquisas bibliográficas.

O Portal de PERIÓDICOS DA CAPES (2001) oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

A Base LIVRE da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é um Portal para periódicos de livre acesso na Internet – oferece mais de 7097 títulos

O DOAJ (Diretório de Revistas de Acesso Aberto) foi lançado em 2003 na Universidade de Lund, na Suécia. Hoje, o banco de dados independente contém mais de 12.000 títulos de periódicos de acesso aberto abrangendo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades.

Latindex é o produto da cooperação de uma rede de instituições que trabalham de maneira coordenada para reunir e disseminar informações sobre as publicações científicas seriais produzidas na América Latina.

A BNDIGITAL é mantida pela Biblioteca Nacional do Brasil, disponibiliza mais de 1,5 milhão de documentos de livre acesso.

A GALLICA - Biblioteca Digital Francesa - é mantida pela Biblioteca Nacional da França, disponibiliza livre acesso a periódicos, livros, mapas, músicas, entre 2 milhões de documentos digitalizados.

A EUROPEANA é uma biblioteca virtual desenvolvida pelos países da União Europeia. Disponibiliza mais de dois milhões de itens digitais, todos eles em domínio público.

Há, também, nesta página uma relação de periódicos, agrupados por áreas do conhecimento

Para realizar suas pesquisas, acesse os links abaixo:

1. Ciências Exatas e da Terra

Química Industrial

2. Ciências Biológicas

3. Engenharias

Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Química

4. Ciências da Saúde

5. Ciências Agrárias

6. Ciências Sociais Aplicadas

7. Ciências Humanas

8. Linguistíca, Letras e Artes