Iniciação Científica


O Núcleo de Iniciação Científica do Grupo Educacional Oswaldo Cruz tem por finalidade desenvolver o Programa de Iniciação Científica (PIC/FOC), que é um programa institucional de formação complementar destinado ao desenvolvimento de atividades de caráter científico, tecnológico ou artístico-cultural.

Esse Programa caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de projetos de pesquisa, notadamente no que tange ao de elaboração do trabalho de conclusão de curso, pois se constitui, ao mesmo tempo, num momento privilegiado para a formação de uma nova mentalidade no estudante, possibilitando-o participar de um processo ativo e sistemático de produção do conhecimento.

As linhas de pesquisa deverão enquadrar-se de acordo com as áreas do conhecimento estabelecidas por esta IES, quais sejam: Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Engenharias; Meio Ambiente e Comunicação.

Os participantes do Projeto de Iniciação Científica destas Instituições de Ensino desenvolvem pesquisas que promovem revisões de temas relacionados aos seus respectivos cursos; apresentam novas teorias e explicações, além de poderem aplicar um dos tipos de pesquisa que melhor se adequa aos temas que escolherem, tais como: de campo, experimental, bibliográfica, documental, estudo de caso, exploratória, descritiva ou experimental, sendo orientados por professores mestres ou doutores no desenvolvimento de seus trabalhos e, ao final, escrevem um artigo científico, a fim de ser apresentado perante Banca Examinadora e publicado na Revista Acadêmica Oswaldo Cruz Online ou em outros periódicos indexados, bem como em eventos científicos.

Caros estudantes, venham participar deste Projeto de Pesquisa, pois as vivências da Iniciação Científica lhes possibilitarão o desenvolvimento da capacidade de criatividade, do pensamento crítico, da autonomia e do senso de responsabilidade, itens que aprofundam a formação, tanto acadêmica quanto profissional, dos estudantes.

COOPERAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) E DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)


As Faculdades Oswaldo Cruz realizam um trabalho constante em relação ao desenvolvimento de parcerias com outros centros de educação e pesquisa.

Nesse sentido, esta Instituição de Ensino, por meio da Escola Superior de Engenharia (ESE), da Escola Superior de Química (ESQ) e da Faculdade de Tecnologia (FATEC), vem construindo formas de cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo (PPG-EQ/Unifesp), Campus Diadema , com o objetivo de promover a participação de estudantes de IC e de TCC em atividades tecnocientíficas de excelência e, assim, qualificar cada vez mais a produção de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do corpo discente.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da aludida Universidade Federal é gerido pela sua Coordenadora, Profa. Dra. Milene Costa Codolo e pela Vice Coordenadora, Profa. Dra. Fabiana Perrechil Bonsanto cuja área de concentração é em Engenharia Química, mantendo as seguintes linhas de pesquisa:

1) Engenharia e Desenvolvimento de Processos Químicos e Ambientais;

2) Tecnologia Química, Bioquímica e de Materiais;

Essa parceria beneficiará, sobremaneira, os estudantes destas Unidades Pedagógicas na elaboração de seus projetos de pesquisa, no desenvolvimento de novas tecnologias e se tornando terreno fértil para inovações.

Regulamentos