A matriz curricular do Curso de Química Industrial, implantada a partir de 2016, contempla as Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Resolução CNE/CES 8, de 11 de março de 2002, bem como é constituída por 29 (vinte e nove) disciplinas que abrangem sólida Formação Básica, a Profissional e a Complementar, perfazendo 2.700 horas de aulas teóricas e práticas, acrescidas de 140 hora de Atividades Complementares e 160 horas de Estágio Supervisionado, totalizando 3.000 horas de carga horária.
Dentro desse contexto, o profissional formado neste curso deverá ser ético, diligente, ter sólida formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar em atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando seus produtos, interpretando, criticamente, as etapas, os efeitos e seus resultados; aplicando abordagens criativas à solução de problemas que venham ocorrer no âmbito de sua atuação e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
Atuando na área técnico–científica esse profissional tem por desafio melhorar o desenvolvimento dos processos produtivos, bem como avaliar, com ética e politicamente corretos, os impactos sócio– econômicos e ambientais da sua atividade, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
No tocante ao campo de trabalho, os Químicos Industriais formados por esta Instituição de Ensino terão as Competências e Habilidades para atuarem em indústrias de medicamentos; cosméticos; alimentos; bebidas; tintas; papel e celulose; têxtil; plásticos; galvanoplastia;
Nas primeiras, segundas e terceiras séries dos cursos de Química Bacharelado e Química industrial os alunos participam de um ciclo básico com todas as disciplinas de formação do Químico e nas quartas séries podem confirmar a opção que fizeram em seus processos seletivos ou optarem livremente pelo Bacharelado em Química – com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos ou Química Industrial – com ênfase em acompanhamento e otimização de processos químicos.
Mercado de Trabalho
– Indústrias Químicas
Guintar Luciano Baugis - Doutor - Enviar e-mail para o coordenador
- Currículo
Doutorado em Ciências – Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo – IQ/USP e graduação em Bacharelado com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química. Consultor técnico da Petrobras atuando em desenvolvimento de produtos e otimização de processos químicos/refino de petróleo. Professor nos cursos de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) em disciplinas como Físico–Química, Processos Químicos e Estatística Aplicada desde 2001. Coordenador Pedagógico dos cursos de Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) desde 2006. Professor convidado e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
- Ato Regulatório: Decreto nº 72.937, de 17/10/73. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 279 de 20/04/2018, D.O.U. de 23/04/2018.