O Químico Industrial formado no curso das Faculdades Oswaldo Cruz está habilitado a atuar com maestria e profissionalismo em diversas áreas:
No ramo industrial, nas atividades de transformação geral voltadas à fabricação de uma ampla diversidade de materiais, como polímeros, cosméticos, combustíveis, biocombustíveis, petroquímicos, essências, têxteis, alimentos, bebidas, papel, celulose, tintas, vernizes, adesivos, resinas, fertilizantes, insumos farmacêuticos, gases, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, saneantes, entre outros.
Na área de saneamento e meio ambiente, envolvendo processos associados ao tratamento de águas e efluentes de origem doméstica e industrial, destinação de resíduos, controle de emissões atmosféricas e licenciamento ambiental.
Em institutos e centros de pesquisa, com especialização em cursos de pós–graduação (mestrado e doutorado), focando no desenvolvimento tecnológico de novos produtos, materiais, nanotecnologia, química nuclear, métodos e processos.
Em órgãos públicos de análise química forense, participando da avaliação de materiais biológicos e traços de elementos em inquéritos requeridos pelo Estado.
Mercado de Trabalho
– Indústrias Químicas
Guintar Luciano Baugis - Doutor - Enviar e-mail para o coordenador
- Currículo
Doutorado em Ciências – Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo – IQ/USP e graduação em Bacharelado com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química. Consultor técnico da Petrobras atuando em desenvolvimento de produtos e otimização de processos químicos/refino de petróleo. Professor nos cursos de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) em disciplinas como Físico–Química, Processos Químicos e Estatística Aplicada desde 2001. Coordenador Pedagógico dos cursos de Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) desde 2006. Professor convidado e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
- Ato Regulatório: Decreto nº 72.937, de 17/10/73. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 279 de 20/04/2018, D.O.U. de 23/04/2018.