O Bacharel em Química, ou simplesmente Químico, é o profissional cujas atividades se concentram fundamentalmente no âmbito dos laboratórios, de diversos segmentos produtivos, tanto efetuando análises químicas, físico–químicas, quanto no desenvolvimento de projetos de montagem de laboratórios de pesquisa e controle de qualidade. O Químico responde pela formulação de produtos para os mais diversos ramos de atividades, tais como: tintas, vernizes, cosméticos, alimentos, corantes, entre outros. Os químicos formados pelas Faculdades Oswaldo Cruz estão entre os mais conceituados do mercado ocupando relevantes postos nas empresas onde atuam.
Nas primeiras, segundas e terceiras séries dos cursos de Química Bacharelado e Química industrial os alunos participam de um ciclo básico com todas as disciplinas de formação do Químico e nas quartas séries podem confirmar a opção que fizeram em seus processos seletivos ou optarem livremente pelo Bacharelado em Química – com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos ou Química Industrial – com ênfase em acompanhamento e otimização de processos químicos.
Mercado de Trabalho
– Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas
Guintar Luciano Baugis - Doutor - Enviar e-mail para o coordenador
- Currículo
Doutorado em Ciências – Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo – IQ/USP e graduação em Bacharelado com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química. Consultor técnico da Petrobras atuando em desenvolvimento de produtos e otimização de processos químicos/refino de petróleo. Professor nos cursos de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) em disciplinas como Físico–Química, Processos Químicos e Estatística Aplicada desde 2001. Coordenador Pedagógico dos cursos de Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) desde 2006. Professor convidado e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
- Ato Regulatório: Decreto nº70.746 de 21/06/72. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 917, de 27/12/2018, D.O.U de 28/12/2018.