O tecnólogo em Polímeros atua nas etapas da produção e transformação do plástico. A ele compete avaliar as características dos materiais, examinar as propriedades químicas, físicas e mecânicas, tendo em vista suas finalidades, tais como brinquedos, utensílios domésticos, peças para automóveis, materiais de construção, etc. Compõem a formação deste profissional a análise de processos de injeção, extrusão e escolha de aditivos, corantes e pigmentos, para a formulação dos plásticos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Plásticos é enorme. Não há indústria de bens de consumo atual que, de alguma forma, não dependa do plástico. Eletrônicos, automóveis, eletrodomésticos, aviões. Onde há plástico, há mercado para esse profissional principalmente nas indústrias produtoras de matérias–primas para a produção de plásticos, nas indústrias produtoras de resinas plásticas, nas indústrias de transformação de plásticos, nas empresas prestadoras de serviços, nas indústrias de tintas e vernizes e nas indústrias de borracha e derivados.
José Mauro Diniz Oliveira - Doutor - Enviar e-mail para o coordenador
- Currículo
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo; mestre em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Ciências – Hab Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo.Trabalha nas Faculdades Oswaldo Cruz e . Pro–Técnica Paulista Sociedade Civil Ltda como professor. Experiência em industria Química na área de filmes orgânicos tintas (29 anos) ; Coordenador de curso de graduação (16 anos) e coordenador de pós–graduação ( 4 anos) nas áreas de tecnologia em polímeros e Tintas.
- Ato Regulatório: Reconhecimento – Portaria n° 345 de 03/05/2007, D.O.U 07/05/2007. Renovação do Reconhecimento – Portaria nº 706, de 10/11/2016, D.O.U de 11/11/2016.