Engenharia

Engenharia Ambiental

Apresentação

O curso forma profissionais que promovem o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente. Ele atua diretamente na proteção e racionalização dos recursos naturais; planejamento e gerenciamento ambiental; minimização e remediação de impactos ambientais causados pelo homem ou por eventos naturais. Faz o controle da poluição e recuperação de áreas degradadas. Cuida do tratamento de água, esgoto, lixo, drenagem urbana (enchentes), controle de vetores transmissores de doenças e da poluição atmosférica. O caráter multidisciplinar do curso, onde se destacam as áreas de biologia, química e aquelas próprias da engenharia, permite a este profissional atuação nos segmentos industrial, comercial e de serviços, bem como no desenvolvimento de processos que permitem a produção de tecnologias limpas, reduzindo e, mesmo eliminando, a produção de resíduos em benefício da população e do desenvolvimento auto–sustentável.

Nas primeiras e segundas séries de todos os cursos de Engenharia os alunos participam de um ciclo básico com todas as disciplinas elementares destes cursos. A partir das terceiras séries os alunos podem confirmar a opção que fizeram nos seus processos seletivos ou qualquer outra alternativa dentre os cursos de Engenharia.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

– Complexos Industriais e de Agribusiness
– Empresas públicas e privadas de saneamento, planejamento e gestão ambiental
– Petroquímica
– Organizações Não Governamentais (ONGs)
– Consultoria e Peritagem Ambiental
– Empresas de Planejamento Energético e recuperação de áreas degradadas
– Empresas de Engenharia Econômica Ambiental

Cenário

.

Coordenação

Vanessa Silva Granadeiro Garcia - Doutora - Enviar e-mail para o coordenador

- Currículo

Doutora em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo (IPEN/USP), Mestrado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo (IPEN/USP), Especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuação nas áreas de ecotoxicologia e ecologia, toxicologia ambiental, recursos hídricos, monitoramento ambiental, poluição ambiental, sustentabilidade, microbiologia ambiental e educação ambiental. Análises ecotoxicológicas de águas, sedimentos, efluentes industriais e poluentes emergentes como surfactantes, corantes e fármacos. Estudo na área da aplicação da tecnologia com radiação ionizante (Feixe de elétrons) em amostras de efluentes industriais e compostos químicos orgânicos, visando descontaminação, diminuição da toxicidade, biodegradabilidade, entre outros parâmetros.

- Ato Regulatório: Autorizado pela Portaria nº1.931/2001. Reconhecimento de Curso – Portaria nº 774 de 25/10/2006. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 110, de 04/02/2021, D.O.U de 05/02/2021

Contato

Redes Sociais


Grupo Oswaldo Cruz

Colégio e Escola Técnica - (11) 3823-3660 - colegio@oswaldocruz.br

Faculdades - (11) 3824-3660 ramal 3833 - vestibular@oswaldocruz.br

Pós Graduação - (11) 3824-3660 ramal 3970 - pos@oswaldocruz.br