O Brasil hoje ocupa a 3ª posição no mercado mundial de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ficando apenas atrás de Japão (2º colocado) e Estados Unidos (na liderança), segundo dados da ABIHPEC. A preocupação cada dia maior com boa aparência, bem–estar e qualidade de vida impulsionam o setor de cosméticos. A participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, o aumento significativo da expectativa de vida, a busca incessante da “eterna juventude” e o verdadeiro “culto à beleza”, são fatores que continuam alavancando este setor da economia. O Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos capacita o profissional a planejar, desenvolver, lançar, produzir e controlar produtos cosméticos de forma eficaz, segura, criativa e, sobretudo, atraente. Na indústria, este profissional atua em todas as etapas da produção cosmética. Desenvolve produtos, garante os padrões de qualidade de matérias–primas, participa do preparo de documentação para registro junto à Vigilância Sanitária, pesquisa e implanta novas tecnologias para o setor.
Faz parte também da sua formação a visão administrativa e mercadológica do setor.
Para se ter uma ideia da potencialidade deste mercado, o setor de cosméticos é responsável por cerca de 57.000 empregos diretos na área de produção e administração, 27.000 empregos em lojas de franquias, mais de um milhão e meio de pontos de trabalho em vendas diretas e 1.200.000 oportunidades diversificadas junto aos profissionais de beleza.
Temos, portanto, nas mãos, um dos setores da economia que mais cresce, no Brasil e no mundo.
O curso tem o apoio da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Mercado de Trabalho
Formar profissional capaz de atuar em:
Jadir Nunes - Doutor - Enviar e-mail para o coordenador
- Currículo
Graduado Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo – SP (1984), mestre em Fármaco e Medicamento pela Universidade de São Paulo – USP (1991) e doutor em Fármaco e Medicamento pela Universidade de São Paulo USP (1997). Atualmente é coordenador das Faculdades Oswaldo Cruz (desde 2004), carreira profissional desenvolvida durante mais de 35 anos na industria farmaceutica e cosmetica atuando nas areas de Controle de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos em empresas como J&J, Schering-Plough, Natura, Chemyunion, Evic Brasil, Arch Química e Stiefel/GSK. Atuante na diretoria da ABC – Associaçao Brasileira de Cosmetologia desde 2001, sendo seu Presidente no periodo de 2005 a 2009 e representante do Brasil no Praesidium da IFSCC de 2009 a 2015. Atualmente é Vice-Presidente Administrativo da ABC, Membro do Conselho Científico do ITEHPEC / ABIHPEC, Consultor Independente na SLINC - Scientific Learning & Innovation Consulting e Sócio Diretor na DEX Advisors.
- Ato Regulatório: Reconhecimento do Curso – Portaria nº 665 de 12/12/2013, D.O.U de 13/12/2013.