FATEC

Alimentos (Industrializados)

Apresentação

Visa formar o profissional especializado que é responsável por todo o processo de transformação de alimentos industrializados. Com formação baseada, fundamentalmente, na atuação prática garante a habilitação segura ao profissional para o ingresso imediato no mercado de trabalho. O tecnólogo em Alimentos é um profissional que irá planejar serviços, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, promover mudanças tecnológica e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente. O conhecimento de matérias–primas também o possibilita criar e desenvolver novos produtos para a produção industrial e a manter o controle, o tranporte e o acondicionamento desses alimentos. A riqueza e diversidade de recursos e sabores existentes no Brasil representam importante potencial para a industrialização de alimentos, o que amplia as oportunidades de trabalho.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas, o setor foi responsável por 10,2% do PIB nacional em 2014. No mesmo ano, sua participação na indústria de transformação foi de 22,5%. Com faturamento de R$ 529,6 bilhões, as mais de 33,5 mil indústrias de alimentos e bebidas do Brasil encerraram o último exercício empregando 1,66 milhões de trabalhadores, o que representou um crescimento de 17 mil novos postos em relação a 2013, constituindo–se assim no maior empregador entre as indústrias de transformação do País. (Fonte: ABIA, 2014)
Sendo assim, a indústria de alimentos apresenta um grande potencial no Brasil, em razão da diversidade de matérias–primas que podem ser exploradas e da enorme área disponível para produção de alimentos. O Brasil é referencia mundial como grande exportador do agronegócio e as Faculdades Oswaldo Cruz propõe um curso que aumente o valor agregado do alimento produzido no país.

Coordenação

Maria Cristina Ricci Queiroz - Mestre - Enviar e-mail para o coordenador

- Currículo

Sou Mestre em Biotecnologia–Tecnologia de Fermentações pela Universidade de São Paulo (1997). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pelas FOC (1978), Atribuições Tecnológicas (ESQ–1979). Professora adjunta das Faculdades “Oswaldo Cruz” desde 1980 na área de Química Geral e Inorgânica no Curso de Engenharia Química (FOC/ESQ) e na Faculdade de Tecnologia (FATEC) desde 2001. Leciono nos cursos de Gestão Ambiental (Tópicos Profissionais, Química Geral e Inorgânica; Química Orgânica, Analítica e Análise Instrumental); Alimentos (Tópicos Profissionais de Segurança Alimentar, Química Geral,Mecânica dos Fluidos e Fundamentos de Análise Físico–Química de Alimentos) e Cosméticos: Bioquímica. Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Módulo em todos os cursos da FATEC. No Centro de Pós–Graduação leciono a disciplina Metodologia do Trabalho Científico aplicando as normas da ABNT para trabalhos de TCC em diversos cursos. Sou Representante de Curso na Área de Química da FATEC no CRQ–IV. Membro da CPA da FATEC e FOC.

- Ato Regulatório: Reconhecimento – Portaria nº46 de 22/02/2008, DOU de 26/02/08. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 1463 de 16/03/2021, DOU de 19/03/2021.

Contato

Redes Sociais


Grupo Oswaldo Cruz

Colégio e Escola Técnica - (11) 3823-3660 - colegio@oswaldocruz.br

Faculdades - (11) 3824-3660 ramal 3833 - vestibular@oswaldocruz.br

Pós Graduação - (11) 3824-3660 ramal 3970 - pos@oswaldocruz.br