Química

Química Industrial

Duração: 4 Anos

Matutino e Noturno

Mensalidade: R$ 1.270,00

Apresentação

A matriz curricular do Curso de Química Industrial, implantada a partir de 2016, contempla as Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Resolução CNE/CES 8, de 11 de março de 2002, bem como é constituída por 29 (vinte e nove) disciplinas que abrangem sólida Formação Básica, a Profissional e a Complementar, perfazendo 2.700 horas de aulas teóricas e práticas, acrescidas de 140 hora de Atividades Complementares e 160 horas de Estágio Supervisionado, totalizando 3.000 horas de carga horária.
Dentro desse contexto, o profissional formado neste curso deverá ser ético, diligente, ter sólida formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar em atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando seus produtos, interpretando, criticamente, as etapas, os efeitos e seus resultados; aplicando abordagens criativas à solução de problemas que venham ocorrer no âmbito de sua atuação e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
Atuando na área técnico–científica esse profissional tem por desafio melhorar o desenvolvimento dos processos produtivos, bem como avaliar, com ética e politicamente corretos, os impactos sócio– econômicos e ambientais da sua atividade, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
No tocante ao campo de trabalho, os Químicos Industriais formados por esta Instituição de Ensino terão as Competências e Habilidades para atuarem em indústrias de medicamentos; cosméticos; alimentos; bebidas; tintas; papel e celulose; têxtil; plásticos; galvanoplastia;

Nas primeiras, segundas e terceiras séries dos cursos de Química Bacharelado e Química industrial os alunos participam de um ciclo básico com todas as disciplinas de formação do Químico e nas quartas séries podem confirmar a opção que fizeram em seus processos seletivos ou optarem livremente pelo Bacharelado em Química – com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos ou Química Industrial – com ênfase em acompanhamento e otimização de processos químicos.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

– Indústrias Químicas
– Indústrias Petroquímicas
– Indústrias de plásticos e borrachas
– Indústria Farmacêutica
– Indústria Têxtil
– Indústria de alimentos e de bebidas
– Laboratórios de análises químicas e físico–químicas
– Desenvolvimento de produtos (formulação e emissão de laudos técnicos)
– Empresas públicas e prestadoras de serviços
– Consultorias
– Setores da Educação e Treinamento Profissional

Coordenação

Guintar Luciano Baugis - Doutor - Enviar e-mail para o coordenador

- Currículo

Doutorado em Ciências – Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo – IQ/USP (2003) e graduação em Bacharelado com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química. Consultor técnico da Petrobras atuando em desenvolvimento de produtos e otimização de processos químicos/refino de petróleo desde 1989. Professor nos cursos de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) em disciplinas como Físico–Química e Estatística Aplicada desde 2001. Coordenador Pedagógico dos cursos de Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) desde 2006. Professor convidado e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

- Ato Regulatório: Decreto nº 72.937, de 17/10/73. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 279 de 20/04/2018, D.O.U. de 23/04/2018.

Contato

Redes Sociais


Grupo Oswaldo Cruz

Colégio e Escola Técnica - (11) 3825-8344 - colegio@oswaldocruz.br

Faculdades - (11) 3824-3660 ramal 3833 - atendimento@oswaldocruz.br

Pós Graduação - (11) 3824-3660 ramal 3970 - pos@oswaldocruz.br