Engenharia

Engenharia Ambiental

Duração: 5 Anos

Matutino e Noturno

Mensalidade: R$ 1.460,00

Apresentação

O curso forma profissionais que promovem o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente. Ele atua diretamente na proteção e racionalização dos recursos naturais; planejamento e gerenciamento ambiental; minimização e remediação de impactos ambientais causados pelo homem ou por eventos naturais. Faz o controle da poluição e recuperação de áreas degradadas. Cuida do tratamento de água, esgoto, lixo, drenagem urbana (enchentes), controle de vetores transmissores de doenças e da poluição atmosférica. O caráter multidisciplinar do curso, onde se destacam as áreas de biologia, química e aquelas próprias da engenharia, permite a este profissional atuação nos segmentos industrial, comercial e de serviços, bem como no desenvolvimento de processos que permitem a produção de tecnologias limpas, reduzindo e, mesmo eliminando, a produção de resíduos em benefício da população e do desenvolvimento auto–sustentável.

Nas primeiras e segundas séries de todos os cursos de Engenharia os alunos participam de um ciclo básico com todas as disciplinas elementares destes cursos. A partir das terceiras séries os alunos podem confirmar a opção que fizeram nos seus processos seletivos ou qualquer outra alternativa dentre os cursos de Engenharia.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

– Complexos Industriais e de Agribusiness
– Empresas públicas e privadas de saneamento, planejamento e gestão ambiental
– Petroquímica
– Organizações Não Governamentais (ONGs)
– Consultoria e Peritagem Ambiental
– Empresas de Planejamento Energético e recuperação de áreas degradadas
– Empresas de Engenharia Econômica Ambiental

Cenário

.

Coordenação

Márcia Freire dos Reis Gorny - Doutora - Enviar e-mail para o coordenador

- Currículo

Possui graduação em Biologia, Mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL)- USP e doutorado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) na Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), ênfase em Biotecnologia Ambiental. Atuou como pesquisadora (Bolsa FUNDAP) coordenando projetos na área de Saúde Publica pela SUCEN–SP, elaborando bioensaios para avaliar eficiência de bioinseticidas e coordenando pesquisas de campo para projetos da USP e FIOCRUZ. Trabalhou em projeto de pesquisa na área de biotecnologia industrial com industrias papeleiras no Brasil em conjunto a FAENQUIL e com a Wisconsin University. Coordenou projetos de consultoria na área de meio ambiente industrial no Brasil, trabalhou em projeto de consultoria para indústria petroquímica sediada na África do Sul. Atualmente é professora universitária do Centro Universitário SENAC e das Faculdades Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Engenharia Química e Ambiental, com ênfase em Biotecnologia e Monitoramento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluentes ambientais, química ambiental, monitoramento ambiental e remediação de áreas contaminadas. Atua também como consultora ambiental.

- Ato Regulatório: Autorizado pela Portaria nº1.931/2001. Reconhecimento de Curso – Portaria nº 774 de 25/10/2006. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 917, de 27/12/2018, D.O.U de 28/12/2018.

Contato

Redes Sociais


Grupo Oswaldo Cruz

Colégio e Escola Técnica - (11) 3825-8344 - colegio@oswaldocruz.br

Faculdades - (11) 3824-3660 ramal 3833 - atendimento@oswaldocruz.br

Pós Graduação - (11) 3824-3660 ramal 3970 - pos@oswaldocruz.br