FATEC

Alimentos (Industrializados)

Duração: 5 Semestres

Noturno

Mensalidade: R$ 840,00

Apresentação

Visa formar o profissional especializado que é responsável por todo o processo de transformação de alimentos industrializados. Com formação baseada, fundamentalmente, na atuação prática garante a habilitação segura ao profissional para o ingresso imediato no mercado de trabalho. O tecnólogo em Alimentos é um profissional que irá planejar serviços, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, promover mudanças tecnológica e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente. O conhecimento de matérias–primas também o possibilita criar e desenvolver novos produtos para a produção industrial e a manter o controle, o tranporte e o acondicionamento desses alimentos. A riqueza e diversidade de recursos e sabores existentes no Brasil representam importante potencial para a industrialização de alimentos, o que amplia as oportunidades de trabalho.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas, o setor foi responsável por 10,2% do PIB nacional em 2014. No mesmo ano, sua participação na indústria de transformação foi de 22,5%. Com faturamento de R$ 529,6 bilhões, as mais de 33,5 mil indústrias de alimentos e bebidas do Brasil encerraram o último exercício empregando 1,66 milhões de trabalhadores, o que representou um crescimento de 17 mil novos postos em relação a 2013, constituindo–se assim no maior empregador entre as indústrias de transformação do País. (Fonte: ABIA, 2014)
Sendo assim, a indústria de alimentos apresenta um grande potencial no Brasil, em razão da diversidade de matérias–primas que podem ser exploradas e da enorme área disponível para produção de alimentos. O Brasil é referencia mundial como grande exportador do agronegócio e as Faculdades Oswaldo Cruz propõe um curso que aumente o valor agregado do alimento produzido no país.

Coordenação

Taís Aparecida de Assis Garcia Moreira - Mestre - Enviar e-mail para o coordenador

- Currículo


A docente tem experiência na área de analise de padrões de bebidas industrializadas por meio de língua eletrônica, dispositivo desenvolvido e criado em conjunto com o Grupo de Engenharia Molecular–EPEUSP. Professora das Faculdades Oswaldo Cruz, atuando nos curso de Alimentos Industrializados, Polímeros e Cosméticos.

Atuou como consultora para analise sensorial em alimentos utilizando sensores tipo língua eletrônica e pesquisas de esterilização de alimentos por meio de radiação.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Desenvolvimento de novos materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: polímero, blenda, trilhas condutoras e plasma.

- Ato Regulatório: Reconhecimento – Portaria nº46 de 22/02/2008, DOU de 26/02/08. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 286 de 21/12/2012, DOU de 27/12/2012.

Contato

Redes Sociais


Grupo Oswaldo Cruz

Colégio e Escola Técnica - (11) 3825-8344 - colegio@oswaldocruz.br

Faculdades - (11) 3824-3660 ramal 3833 - atendimento@oswaldocruz.br

Pós Graduação - (11) 3824-3660 ramal 3970 - pos@oswaldocruz.br