Dia Nacional da Saúde
Dia Nacional da Saúde 2022
No dia 5 de agosto, comemora–se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Oswaldo Cruz foi uma pessoa muito importante na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.
Graduou–se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892. Antes mesmo de concluir o curso, já havia publicado dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.
Em 1897 Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde ficou por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.
Dois anos depois, assumiu a direção do Instituto e trabalhou para ampliar suas atividades para além da fabricação de soro antipestoso, incluindo a pesquisa básica aplicada e a formação de recursos humanos. No ano seguinte, chegou ao comando da Diretoria–Geral de Saúde Pública (DGSP).
Oswaldo Cruz teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da então capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola. Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos.
Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população. Mesmo depois de muita contradição em relação à vacina, em 1907, a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Em 1908, em uma nova epidemia de varíola, a própria população procurou os postos de vacinação.
A luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.
Com insuficiência renal, morreu em 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos.
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados à saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultraprocessados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.
Para ajudar os alunos a permanecerem cada vez mais saudáveis, as Faculdades Oswaldo Cruz disponibiliza a Orientação Psicopedagógica para que o aluno tenha suporte mental e emocionalmente no que diz respeito aos estudos e a faculdade, A Faculdade também tem uma parceria com a Academia Combat Club SP, localizada na mesma rua, para que os alunos se mantenham exercitados, o que traz inúmeros benefícios, além da diminuição do estresse e ansiedade. Em relação à alimentação, o Restaurante Christies, localizado no Prédio 3 oferece opções saudáveis de almoço e jantar. E os alunos também contam com um microondas para esquentar o alimento que trouxeram de casa.
Nesse dia não podemos deixar de homenagear nossos alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia, que escolheram se dedicar diariamente à Saúde.
Fonte:
Biblioteca virtual em saúde – Ministério da Saúde bvsms.saude.gov.br
Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo
Escola Superior Aberta do Brasil
Fundação Oswaldo Cruz