Artigos aceitos no 18th CONTECSI


Artigos
Douglas Salles
Dois artigos feitos por alunos do curso de Engenharia de Produção, da Escola Superior de Química, foram aceitos no 18th CONTECSI – International Conference on Information Systems and Technology Management, congresso organizado pela Poli (USP) que trata do estado da arte em gestão e tecnologia. Os dois artigos são resultados da pesquisa realizada no desenvolvimento de seus TCCs que defenderam na semana da ESQ, com a orientação do Professor Gilberto Francisco de Oliveira.

O artigo cujo título é “Maturidade em Indústria 4.0: Estudo em onze empresas localizadas na grande São Paulo.” foi desenvolvido pela aluna Giovanna Bertho Pereira e o aluno Guilherme Campelo Nogueira.

A aluna Ythia Karla Gomes Da Matta elaborou o artigo de título “Projeto de solda de alta complexidade em siderúrgica: estudo de caso sobre a abordagem da gestão de riscos”.

Quem está por trás de todo o trabalho, alunos e orientador:

Giovanna sempre se dedicou aos estudos, seguindo a inspiração de seus pais que são professores e escolheu estudar na Oswaldo Cruz por sua tradição e seus excelentes professores.

Sua identificação com a área de Engenharia de Produção foi pelo fato do curso ser multidisciplinar com foco em gestão. A escolha do tema do TCC se deu pela relevância e atualidade do tema, Indústria 4.0. Para o futuro, ela espera continuar estudando para seu desenvolvimento.

“Ter o artigo aprovado na CONTECSI é uma sensação inexplicável, reconhecimento de todo esforço e dedicação em produzir um projeto de qualidade”, diz Giovanna.


Guilherme tem seus pais como grande inspiração, escolheu o curso por influência de sua prima que também é formada em Engenharia de Produção pela Oswaldo Cruz e sempre ressaltou a qualidade de ensino e a excelência do corpo docente.

O curso de Engenharia de Produção foi uma paixão pela proposta de ensino e inúmeras oportunidades que o curso habilita com a ampla área de atuação.

O tema do TCC foi escolhido por ser inédito no Brasil, apesar de amplamente discutido lá fora. Para o futuro Guilherme espera continuar investindo em seu aprendizado. Segundo ele a aprovação do trabalho na CONTECSI traz uma sensação de reconhecimento e sonho realizado.

A Ythia escolheu a Oswaldo Cruz por influência de seu pai que se formou no curso técnico do Colégio Oswaldo Cruz. Já formada em Química Industrial pela Oswaldo Cruz, voltou para se formar em Engenharia de Produção também.

Escolheu o tema “Gestão de projetos” junto ao seu orientador, por identificar uma oportunidade de melhoria na área onde trabalhava.

Destaca que pretende continuar se desenvolvendo academicamente. Ter seu trabalho aprovado na CONTECSI foi a coroação de um ciclo bem difícil em plena pandemia, com filho pequeno em casa e dando conta de obrigações tanto em casa e no trabalho quanto na faculdade.


Para o orientador, professor Gilberto o empenho dos alunos orientados foi primordial para os projetos atingirem atestado de qualidade em um congresso internacional e melhor, proporcionou aos alunos a possibilidade de explorar sobre temas que são comuns na Engenharia e Produção com uma visão mais prática, sem perder o rigor científico.


Nós da Oswaldo Cruz temos muito orgulho de todos os nossos alunos, mas alguns realmente merecem todo o reconhecimento!

Giovanna, Guilherme parabéns pelo trabalho incrível que realizaram. Ythia, parabéns pela garra e coragem por enfrentar tantos desafios ao mesmo tempo, uma verdadeira inspiração para todos nós!

Professor Gilberto, parabéns pelo empenho, paciência e atenção aos alunos e seus trabalhos. O senhor foi imprescindível para a realização desse grande feito.


Publicado em: 19/10/2021 18:34:00 por: Mariana Amorim