Professor do curso de Economia, Eduardo Tonooka fala sobre seu livro, Nordeste Asiático e estudos.


Professor
Douglas Salles
Nós da Comunicação batemos um papo com o Professor Eduardo Tonooka, economista e doutor pela USP, e professor do curso de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz. Conversamos sobre o livro que ele ajudou a escrever, seus estudos e dicas para os alunos que estão começando suas carreiras agora.

O livro "Nordeste asiático em um mundo em transformação" foi organizado pelo Grupo de Estudos sobre Ásia do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP (NUPRI–GEASIA), aborda aspectos diversos das relações internacionais dos principais países do nordeste asiático (China, Coreia do Sul e Japão), e pode ser acessado através do link: https://amzn.to/3h2z8hy. O professor Tonooka que é participante do Grupo teve a oportunidade de escrever um dos capítulos.

O capítulo trata dos conflitos históricos da Coreia do Sul com a China e o Japão, e tem o objetivo de ser uma porta de entrada para o estudante e leitor interessado em estudar as relações entre esses três países, com foco na Coreia do Sul. Existem muitos trabalhos em português sobre a China e o Japão, mas em relação à Coreia do Sul, os materiais são mais escassos.
Hoje em dia a "onda coreana”, de k–pop, cinema e novelas, está em alta e o interesse dos jovens brasileiros pelo país tem aumentado, assim o livro pode auxiliar em seus estudos e pesquisas.

Como sua formação é em Economia, o Professor Tonooka ainda almeja ter novas oportunidades para escrever sobre o processo de desenvolvimento econômico sul–coreano, que foi um dos mais notáveis do século XX. Ele nos explicou que o país saiu de uma situação de guerra civil em meados dos anos 1950, com uma renda per capita equivalente a 3/4 da renda per capita do Brasil em 1960. Para alcançar uma renda per capita três vezes e meia maior do que a brasileira em 2020. Realmente é algo a ser estudado!

Além de sua formação em bacharel e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo, fez seu pós–doutorado na Universidade de Kobe, no Japão. O que para ele não foi apenas uma oportunidade incrível de estudos mas também uma experiência transformadora, que deixou claro que o esforço e a vontade de ir atrás de seus sonhos sempre valem a pena.

Desde o período de sua graduação ele já pensava em desenvolver parte dos estudos no exterior, e foi a partir desse objetivo que buscou informações sobre universidades, cursos e bolsas de estudos, que definiu um projeto de pesquisa e entrou em contato com professores até conseguir.

O professor Tonooka ressalta:
“Um passo de cada vez, com perseverança e atitude pró–ativa. Aprimorar–me no exterior foi uma etapa importante na minha formação, então, a dica que posso passar a vocês é que busquem o aprimoramento educacional constantemente. Após concluírem a graduação, ou mesmo durante, continuem a estudar; a depender da área, pode ser cursos de pós–graduação, cursos de especialização, para a obtenção de certificação, e assim por diante.”

Manter a mente ativa, sempre em busca de ser uma pessoa e um profissional melhor.

Obrigada pela inspiração Professor Tonooka!

Publicado em: 06/07/2021 20:26:00 por: Mariana Amorim