Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica à usina de concreto


Alunos
Arquivo pessoal
Os alunos do curso de Engenharia Civil das Faculdades Oswaldo Cruz realizaram, no dia 06 de abril, uma visita técnica à usina de concreto da empresa Tecmix. A atividade organizada pelo professor João Jorge, arquiteto e mestre de gestão urbana, fez parte da disciplina Instalações Prediais e proporcionou o conhecimento armazenamento dos materiais e o processo de dosagem do traço da argamassa armada que estava sendo preparada.

“A usina de concreto é responsável pela qualidade da fabricação dos diversos tipos de concreto e argamassa, que são utilizados na construção civil. Sua instalação deve conter o silo de cimento, totalmente fechado e protegido contra os agentes da água. E também deve ter as baias com os agregados, ou seja, tipos diversos de areia e brita”, explica o professor João Jorge. “Esse material é transportado por esteiras mecânicas até serem misturados e dosados dentro dos caminhões betoneiras. As betoneiras são responsáveis pela mistura homogenia dos materiais junto com a agua, e ainda fazem o transporte até o local da obra”, acrescenta o docente.

Na visita técnica, o aluno de Engenharia Civil trabalha seu conhecimento técnico sobre a resistência dos materiais e a prática da sua profissão. Os locais que foram visitados na usina de concreto da empresa Tecmix foram o silo de concreto, baias de materiais, torre de controle, torre de dosagem, laboratório de análise e central de comunicação. “Os setores comercial e administrativo não ficam juntos às usinas. A empresa centraliza a operação em outro bairro, deixando assim as usinas próximas às obras em andamento, para facilitar o atendimento e a qualidade da produção”, explica o professor João Jorge.

Publicado em: 29/04/2019 15:09:00 por: Egidio Oliveira