Área: Ciências Humanas
Subárea: Licenciatura em Química

MONOGRAFIAS (2014 a 2017)

ÍNDICE POR AUTORES

ANDRADE NETO, Osvaldo de. Ensinando conceito de liminescência para alunos de ensino médio. Orient. Lilian SUZUKI. São Paulo:ISE-FOC, 2015. 40p.

RESUMO: Neste trabalho é proposta uma sequência de aulas para ensinar os conceitos de luminescência, focando principalmente nos fenômenos de florescência e fosforescência. A escolha do tema visa desmistificar a crença de que substancias luminescente emitem radiações ionizantes, ou seja, prejudiciais à saúde. Ao longo de quatro aulas, os alunos aprenderão a distinguir quais tipos de luminescências são inofensivas e quais são nocivas, sabendo assim, distinguir o perigo ao longo da vida. As estratégias de ensino adotadas foram o ensino por pesquisa e ensino por mudança conceitual, que visam fazer com que os alunos desenvolvam o conhecimento através do desenvolvimento de seu conhecimento atual do tema e busquem as respostas em livros ou outros meios de pesquisa, para sanar as duvidas implementadas pelo professor ao longo das aulas.

PALAVRA-CHAVE: Fluorescência. Fosforescência. Luminescência. Radiação. Sequência didática.

ABSTRACT: In this work a sequence of classes is proposed to teach the concepts of luminescence, focusing mainly on the phenomena of flowering and phosphorescence. The choice of theme is to demystify the belief that luminescent substances emit ionizing radiation, that is, harmful to health. Throughout four classes, students will learn to distinguish which types of luminescence are harmless and which are harmless, thus knowing how to distinguish danger throughout life. The teaching strategies adopted were teaching by research and teaching by conceptual change, which aim to have the students develop the knowledge through the development of their current knowledge of the subject and search the answers in books or other means of research, to heal the doubts implemented by the teacher throughout the class.

ARAÚJO, Milena Santana de. Tecnologia em prol do ensino de química em escolas públicas. Orient. Éder GONÇALVES. São Paulo: ISE-FOC, 2016. 29 p., il., 4,16 MB.

RESUMO: Com o decorrer dos avanços tecnológicos enxergou-se a possibilidade de facilitar o cotidiano dos indivíduos, atendendo-os em suas necessidades, utilizando como ferramentas facilitadoras de dispositivos moveis, que possuem uma vasta gama de aplicativos que atendem diversas necessidades como comunicação, interação social e, por fim, como objeto deste estudo, a educação. O uso do celular revolucionou o modo de interação dos indivíduos e tornou possível a comunicação entre as pessoas e a interação destas com conteúdos diversos. As novas tecnologias estocam de forma prática o conhecimento e permitem o acesso a volumes de informações infinitas. No presente estudo objetiva-se evidenciar os ganhos relacionados ao uso destes dispositivos no ambiente de ensino, com a finalidade de propiciar interação dos alunos com os temas abordados. Diversos autores citam a importância do uso da tecnologia como agente auxiliador do processo de ensino, promovendo maior fixação dos conteúdos, aprofundando o assunto dado em sala de aula. Deste modo, evidencia-se que é necessária a revisão da legislação vigente relacionada ao uso de tecnologia móvel em sala de aula, para que seu uso seja incorporado a rotina das instituições de ensino. O ensino como um todo, bem como o ensino de química é beneficiado pelo uso desses aplicativos, que serão relacionados nesse trabalho, a fim de demonstrar que tais ferramentas propiciam ao aluno o acesso de conteúdos e aos temas propostos pelos educadores. Trabalho realizado sob a forma de revisão bibliográfica, relacionada ao uso de aplicativos para questões educativas, em periódicos e revistas relacionadas a esses assuntos.

PALAVRA-CHAVE: Aplicativos. Ensino. Escolas públicas. Química. Tecnologia.

ABSTRACT: Through technological advances, the possibility of facilitating the daily life of individuals, attending to their needs, has been seen as a facilitating tool for mobile devices, with a wide range of applications that meet different needs such as communication, social interaction and finally, as the object of this study, education. The use of the mobile revolutionized the way individuals interact and made possible the communication between people and their interaction with diverse contents. The new technologies practically store the knowledge and allow access to infinite volumes of information. In the present study, the objective was to highlight the gains related to the use of these devices in the teaching environment, with the purpose of providing students with interaction with the topics addressed. Several authors cite the importance of the use of technology as an auxiliary agent of the teaching process, promoting greater fixation of contents, deepening the subject given in the classroom. Thus, it is evident that it is necessary to review the current legislation related to the use of mobile technology in the classroom, so that its use is incorporated into the routine of educational institutions. Teaching as a whole as well as teaching chemistry is benefited by the use of these applications, which will be related in this work, in order to demonstrate that such tools provide the student with access to content and the themes proposed by educators. Work carried out in the form of a bibliographical review, related to the use of applications for educational matters, in periodicals and magazines related to these subjects.

BISULI, Sidinei de Oliveira; PEIXOTO, Hebe Ribeiro da Cruz; SUZUKI, Lilian. A alfabetização científica como moderadora do currículo de química proposto nos parâmetros curriculares nacionais para ensino médio. São Paulo: ISE-FOC, 2016. 23 p.

RESUMO: Neste trabalho, partindo dos significados de "alfabetização", de "ciência" e de "tecnologia", é apresentada a definição de Alfabetização Científica e a aplicação da mesma como moderadora do currículo de Química do Ensino Médio, vinda do termo em inglês Scientific Literacy foi traduzida para "Alfabetização Científica" e "Letramento Científico", existindo, entretanto divergências quanto aos significados atribuídos às duas traduções. Neste trabalho será considerado como definição de Alfabetização Científica o domínio do indivíduo em interpretar a escrita ou o fenômeno observado da Ciência e da Natureza e possuir a habilidade de trazer significado para si e para outros. Pelas diretrizes e parâmetros descritos na Lei de Diretrizes e Bases Nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo do Ensino Médio do Estado de São Paulo, no Ensino Médio devem ser ensinados conteúdos que possam ser utilizados como ferramentas para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade em que estão inseridos. A carga horária da grade curricular de São Paulo, a quantidade de conteúdos químicos e as condições materiais não permitem que o currículo oficial do Estado de São Paulo seja cumprido de maneira significativa, independentemente do desenvolvimento cognitivo dos alunos. A Alfabetização Cientifica pode ser instrumento útil aos professores ao construírem seus planos de ensino, pois, ao considerar e respeitar as muitas realidades das escolas e dos alunos, ela pode nortear a escolha dos conteúdos e estratégias de ensino que permitam uma aprendizagem real. Se a Alfabetização Científica nortear as escolhas curriculares, talvez possa ser construído um Projeto Político Pedagógico que seja realmente respeitado no dia a dia das escolas. Conhecimentos enraizados tornam-se saberes que podem ser utilizados no entendimento e avaliação do que ocorre na vida diária, nos diversos setores produtivos e no mundo em geral, o que permite a formação de indivíduos que saibam avaliar, intervir e transformar seus núcleos familiares e a sociedade em geral.

PALAVRA-CHAVE: Alfabetização Científica. Currículo de Química. Ensino Médio. Letramento Científico. Parâmetros curriculares Nacionais.

ABSTRACT: On this essay, by stemming from the terminology "literacy", "science" and "technology" the definition of Scientific Literacy and its application as a moderator for the Chemistry High School Curriculum are presented. For it allows one to respect the multiplicity of the Brazilian educational contexts. Originally from English, the term Scientific Literacy has been translated into Portuguese as "Alfabetização Científica" ("Scientific Literacy") and "Letramento Científico" ("Scientific Reading an Writing Skills"), existing, however, disagreements about the meanings given to these two translations. On this paper, "Scientific Literacy" will be considered as the personal ability to interpret the Writing or the Observed Phenomenon of Science and Nature and be able to bring meaning to oneself and to others. Through the guidelines and parameters written in the 'Lei de Diretrizes e Bases Nacional' (National Law of Guidelines and Bases), in the 'Parâmetros Curriculares Nacionais' (National Curricular Parameters) and in the 'Currículo do Ensino Médio do Estado de São Paulo' (High School Curriculum of São Paulo State), contents that can be used as tools to bring up critical, aware individuals who are also committed with the society they belong to must be taught. São Paulo state's teaching schedule curriculum, the amount of educational chemistry contents and the material conditions do not permit the Official Curriculum to be fulfilled in a meaningful way, regardless the cognitive development of the students. The Scientific Literacy can be an useful tool for teachers to build their syllabus, for, as they consider and take into account schools and students different realities, it can help them as they choose contents and educational strategies to enable a real learning experience. If the scientific literacy govern the curricular choices, perhaps you could be built a political pedagogical project that is truly respected the day-today management of schools. Rooted learning experiences become knowledge which can be applied in understanding and evaluating daily life, in the various productive sectors and the world in general, and allow to create citizens who know how to evaluate and intervene - act - in their immediate families and in the society as a whole.

CASTRO, Thaís Oliveira Mendes de. Uma proposta de aplicação da cromatografia no ensino médio. Orient. Flávia Daniela MOTTA, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2016. 28 p., il., color.

RESUMO: O objetivo do presente trabalho é mostrar a importância da experimentação para a disciplina de química, tendo como referencia a técnica de cromatografia aplicada no ensino de química para alunos de segundo ano do ensino médio de escolas públicas. Pesquisamos a aplicação da cromatografia no conteúdo do ensino médio e avaliamos os benefícios de aulas experimentais no ensino-aprendizagem de química nesse nível escolar. De modo geral, observamos que a utilização de experimentos em sala de aula estimula a aprendizagem dos estudantes, e constatamos que o tópico cromatografia introduz de forma eficiente outros assuntos, tais como separação de misturas, solubilidade, polaridade e interações intermoleculares.

PALAVRA-CHAVE: Cromatografia. Ensino médio. Experimentação. Química.

ABSTRACT: The objective of the present work is to show the importance of experimentation for the discipline of chemistry, with reference to the technique of applied chromatography in the teaching of chemistry for second year high school students of public schools. We investigated the application of chromatography in high school content and evaluated the benefits of experimental classes in teaching and learning chemistry at this school level. In general, we observe that the use of classroom experiments stimulates student learning, and we find that the topic of chromatography efficiently introduces other subjects such as mixture separation, solubility, polarity and intermolecular interactions.

COSTA, Thomas Henrique Guimarães da. Estudo do meio: uma ferramenta para o ensino de química. Orient. Hebe Ribeiro da Cruz PEIXOTO, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2016. 37 p., il.

RESUMO: O ensino de Química tem a indiferença dos alunos como uma barreira para o aprendizado de conceitos; uma razão apontada para isso ocorrer é a desvinculação dos conceitos de Química com a realidade sensível do aluno. Entre outras estratégias possíveis, pondera-se o Estudo do Meio, uma ferramenta proposta no início do século XX, como uma prática que transpõe essa distância entre aluno e conteúdo. O Estudo do Meio apresenta um forte caráter interdisciplinar e sua problematização é mais próxima à realidade do aluno, o que pode facilitar o aprendizado. Para ilustrar essa ferramenta explicita-se as etapas necessárias a serem trabalhadas na realização de um Estudo do Meio em uma Estação de Tratamento de Esgotos.

PALAVRA-CHAVE: Ensino de Química. Estudo do Meio. Interdisciplinaridade. Tratamento de Esgoto.

ABSTRACT: The apathy of students is a problem to the learning of chemical concepts; a pointed reason for this is the untying of chemical concepts and students environment. Among other strategies were chosen the Milieu Analysis, a theaching tool proposed at the beginning of the 20th century, as a theaching method which ties chemical concepts and environment. The Milieu Analysis has a major interdisciplinar character and the problematization is closer to the students reality, which can make the learning of Chemistry easier. In order to illustrate this tool, it is showed the steps required to carry out the Milieu Analysis of a Wastewater Treatment Plant.

FERNANDES, Thaiany Alves; NERES, Marina Martins; PIERROT, Janaina. Análise descritiva a cerca da formação de bacharéis em química que lecionam. Orient. Guintar Luciano BAUGIS. São Paulo: ISE-FOC, 2017. 43 p., il., color.

RESUMO: A formação docente refere-se à preparação do professor para as aulas que são ministradas e a abordagem utilizada em sala de aula. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar a formação de profissionais bacharéis e licenciados formados pela Faculdades Oswaldo Cruz (FOC). Para o desenvolvimento do estudo optou-se por uma abordagem de investigação do tipo qualitativo, adotando como fonte principal dados obtidos em questionários, realizados com alunos que ingressaram na faculdade entre os anos de 2009 a 2013 pela Instituição. O estudo também abordou as mudanças que a matriz curricular da instituição sofreu ao longo desses anos e a análise das disciplinas pedagógicas a fim de identificar a importância das mesmas no currículo de um professor seja ele licenciado ou bacharel que assume aulas no nível médio. O trabalho conclui a cerca da importância de cursar as disciplinas pedagógicas quando se pretende lecionar

PALAVRA-CHAVE: Bacharéis. Disciplinas pedagógicas. Formação docente. Licenciados.

ABSTRACT: The teacher formation refers to a teacher preparation to the classrooms that are ministered and the approach used in classroom. In this perspective, this work has as focus to investigate the Bachelors and Graduates professional formation, who has graduate in Faculdades Oswaldo Cruz (FOC). To the study developmant opted for a qualitative kind of research approach, adopting as a data main source obtained in questionnaries, answered by students who has joined in college between 2009 and 2013. Also, the study approached the changes that curricular matrix os the institution through these yars and the analysis of pedagogical disciplines to identify the importance of it in a teacher resumé, Graduate or bachelor who takes on the high schoool classes. The study conclued the importance in learn pedagogical disciplines when you intend to teach.

FRANÇA, Rosa Maria Carolino de; MARQUES, Ronaldo Maciel; SANTOS, Francisco Carlos dos. Efeitos do consumo de etanol no desempenho escolar de adolescentes. Orient. Elisabeth Brossi SABIA, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2015. 48 p., il., color.

RESUMO: O uso de bebidas alcoólicas pelo adolescente, sobretudo as destiladas, nas últimas décadas é considerado um grave problema de saúde pública. A organização mundial de saúde (OMS) define o alcoolismo como uma doença de natureza complexa, atuando como fator determinante sobre causas psicossomáticas preexistentes no indivíduo e para cujo tratamento faz-se necessário recorrer a processos profiláticos e terapêuticos muitas vezes demorados e onerosos. O consumo de etanol pode ser relacionado com a ascensão social das famílias de alguns jovens, pelo estilo de vida atual, ou de níveis elevados de estresse e ansiedade; também pode estar relacionada com a baixa autoestima devido à falta de oportunidade de alguns jovens de classe social inferior; além de outros fatores como, sentimentos depressivos e susceptibilidade à pressão exercida pelo grupo social ao qual estão inseridos. Inevitavelmente esses problemas estão relacionados com a escola, que é um local de convívio e com múltiplas relações entre esses adolescentes. Nesse estudo é relatado os efeitos do etanol no metabolismo do fígado, e sua consequência no sistema nervoso central e suas alterações de comportamento, humor e cognição. A proposta desse trabalho é usar o ensino da química, para informar e alertar os estudantes do ensino médio acerca dos malefícios do etanol no organismo e sua influência como problema social.

PALAVRA-CHAVE: Alcoolismo. Dificuldades de aprendizem. Metabolismo do fígado. Problemas sociais.

ABSTRACT: Adolescent alcohol use, especially distilled beverages, in the last decades is considered a serious public health problem. The World Health Organization (WHO) defines alcoholism as a complex disease, acting as a determining factor on preexisting psychosomatic causes in the individual and for which treatment it is necessary to resort to prophylactic and therapeutic processes that are often time-consuming and expensive. The consumption of ethanol can be related to the social ascension of the families of some young people, the current lifestyle, or high levels of stress and anxiety; may also be related to low self-esteem due to the lack of opportunity of some lower-class youth; besides other factors such as, depressive feelings and susceptibility to pressure exerted by the social group to which they are inserted. Inevitably these problems are related to the school, which is a place of conviviality and with multiple relationships among these adolescents. This study reports the effects of ethanol on liver metabolism, and its consequence on the central nervous system and its behavioral, mood and cognition changes. The purpose of this work is to use the teaching of chemistry to inform and alert high school students about the harm of ethanol in the body and its influence as a social problem.

GRECO, Carlos Henrique. Aula experimental investigativa: uma experiencia em sala de aula. Orient. Hebe Ribeiro da Cruz PEIXOTO, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2017. 38 p., il., color., 5,28 MB.

RESUMO: Este trabalho é um estudo de caso que tem por objetivo principal analisar e apresentar as potencialidades, limites e dificuldades na realização de uma aula experimental investigativa sobre a lei da conservação da massa em duas classes, de 1ºs anos A (30 alunos)e B (35 alunos) do ensino médio em uma escola estadual da rede pública que tem suas instalações na periferia do município de Itapevi. Esta experiência foi realizada em 3 aulas sendo: a primeira consistindo de uma reunião parlamentar escolar com os alunos, o professor de química e o estagiário nas classes A e B para estabelecer as regras de laboratório. A segunda e a terceira aula compõem o desenvolvimento e conclusão do experimento. Na 2ª aula foi enfatizada a reflexão a questão-problema, tal seja, se a massa se conserva em uma transformação química. Buscou-se dar voz aos alunos para que apresentassem seus argumentos sobre suas hipóteses e os discutissem com os colegas. A sequência destas aulas diferiu nas duas classes. Na primeira foi disponibilizado material que os alunos poderiam utilizar para testar suas hipóteses se solicitado que propusessem um procedimento. O resultado não foi satisfatório - alguns grupos não conseguiram propor um procedimento - e, como o tempo para a orientação e discussão era limitado, o professor acabou por fornecer um procedimento experimental. Avaliando que os alunos não haviam ainda vivenciando práticas investigativas, na segunda classe, foi permitido um menor grau de liberdade aos alunos, e foi-lhes apresentado diretamente um procedimento pronto. Em ambas as classes os alunos coletaram, registraram e analisaram os dados e, após a socialização sintetizaram e chegaram à resposta esperada. Concluiu-se que estas atividades proporcionaram aos alunos, como potencialidades: participação ativa e incentivo a busca pela autonomia e pensar mais criticamente a respeito de uma problematização. Esta criticidade foi desenvolvida durante a experimentação por meios de perguntas que levaram a reflexões acerca do que acontece com a massa dos materiais antes e depois de uma de uma transformação química

PALAVRA-CHAVE: Educação. Estratégia de ensino. Experimentação investigativa.

ABSTRACT: This work is a case study whose main objective is to analyze and present the potentialities, limits and difficulties in the realization of an investigative experimental class on the law of conservation of mass in two classes, from the first years A (30 students) and B ( 35 students) of high school in a state school of the public network that has its facilities in the periphery of the municipality of Itapevi. This experiment was carried out in three classes: the first consisting of a school parliamentary meeting with the students, the chemistry teacher and the trainee in classes A and B to establish the laboratory rules. The second and third classes make up the development and conclusion of the experiment. In the second lesson, the problem-question was emphasized, that is, if the mass is conserved in a chemical transformation. The aim was to give the students the opportunity to present their arguments about their hypotheses and discuss them with their colleagues. The sequence of these classes differed in both classes. In the first one was made available material that the students could use to test their hypotheses if asked to propose a procedure. The result was unsatisfactory - some groups failed to propose a procedure - and as the time for orientation and discussion was limited, the teacher eventually provided an experimental procedure. Evaluating that the students had not yet experienced investigative practices, in the second class, a lower degree of freedom was allowed to the students, and a ready procedure was presented to them directly. In both classes the students collected, recorded and analyzed the data and after the socialization they synthesized and arrived at the expected response. It was concluded that these activities provided to the students, as potentialities: active participation and incentive the search for autonomy and to think more critically about a problematization. This criticality was developed during the experimentation by means of questions that led to reflections about what happens to the mass of the materials before and after one of a chemical transformation

GUIMARÃES, Cibele de Freitas. Uma contribuição à introdução do ensino de eletrólise e pilha para estudantes da EJA. Orient. Hebe Ribeiro da Cruz PEIXOTO. São Paulo: ISE-FOC, 2016. 32 p., 758,20 KB.

RESUMO: O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o de ensino de eletrólise e pilha que facilite a aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, levando em consideração suas características. Para a realização deste trabalho buscou-se sem sucesso por materiais de apoio junto à Diretoria de Ensino e escolas que atendem às necessidades e características dos alunos da EJA. Buscou-se também a evolução histórica da EJA na tentativa de entender as relações entre o que se ensina e o que se aprende e o momento histórico. A partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 nota-se uma preocupação crescente com a oferta de uma educação menos conteudista e fragmentada numa tentativa de oferecer um ensino que permita e incentive a formação de indivíduos que saibam aprender, fazer, ser e ser em sociedade. A proposta de ensino apresentada busca respeitar as características gerais do público da EJA, mas não se pode perder de vista que cada grupo de alunos é único e que o professor da sala, conhecedor de seus alunos, deve elaborar ou adaptar suas sequências didáticas respeitando as necessidades, saberes e interesses dos seus alunos, para que estes possam participar ativa e dignamente de seu aprendizado e do mundo em que vivem.

PALAVRA-CHAVE: Educação- Jovens e Adultos. Eletroquímica. Sequência didática.

ABSTRACT: The aim of this work is to propose a didactic sequence of electrolysis and batterys to facilitate the learning of students of Educação de Jovens e Adultos - EJA (Education of Youth and Adults) taking into consideration their characteristics. To carry on this work, it was sought, without success, in a Teaching Board and in a School wich mantains EJA courses, support material that would have taken into account the needs and characteristics of EJA students. It was also sought the historical evolution of EJA in attempt to understand the relationships between what is taught and what is learned and the historic moment. With the enactement of LDB 9394/96, is noted a growing concern in offering a less fragmented and full of contents curriculum in attempting to form full individuals, able to learn, to perform, to be and to be in society. The didatic sequence proposed aims to respect the general characteristics of EJA students without taking in account that each class is unique and that each teacher must adapt and built the material accordingly.

LOPES, Carolina Aparecida Moreno; SIMIÃO, Carolina Godinho. Cosméticos como temática contextualizadora do ensino de química no ensino médio: estudo de xampus, condicionadores e perfumes. Orient. Hebe Ribeiro da Cruz PEIXOTO, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2017. 49 p., il., color.

RESUMO: No presente trabalho foi desenvolvida uma proposta desencadeada pelo tema "cosméticos", na tentativa de tornar o ensino de química menos maçante, mais atrativo e de promover discussões contextualizadas entre os alunos. Ensino desencadeado por temas permite o relacionamento entre saberes escolares e saberes da vida real. Sugestivamente foi proposto o estudo de conceitos químicos que podem ser trabalhados através das propriedades específicas relacionadas às características e funcionalidade de xampus, condicionadores e perfumes, além de práticas experimentais que podem ou não compor oficinas. O professor encontrará ao longo do trabalho, sugestões para aprofundamento dos subtemas. São apresentadas oficinas, que facilitam o despertar de interesse, a curiosidade e o aumento da interação dos alunos com a química. Aspectos históricos foram contemplados, visto que os cosméticos, de alguma forma, fazem parte do cotidiano das pessoas desde a antiguidade até os dias de hoje, seja por questões de beleza, higiene, cultura ou outras. Conteúdos específicos tais como temperaturas de ebulição, estruturas, forças intermoleculares, funções orgânicas, isomeria e nomenclatura são ensinados para que a volatilidade, a viscosidade e a permanência de perfumes, assim como as propriedades limpantes de xampus sejam compreendidas. Aspectos éticos, tecnológicos e econômicos envolvendo preservação animal e ambiental permeiam o trabalho. Espera-se que este trabalho auxilie os professores de química a proporem aulas contextualizadas envolvendo conhecimentos das áreas de orgânica, da inorgânica e da físico-química.

PALAVRA-CHAVE: Contextualização. Cosméticos. Ensino de Química. Tema gerador.

ABSTRACT: In the present work was developed a proposal triggered by the theme "cosmetics", in an attempt to make teaching chemistry less dull, more attractive and of promote contextualized discussions between the students. Teaching triggered by themes allows the relationship between school knowledge and real life knowledge. Suggestively was proposed the study of chemical concepts that can be worked through the specific properties related to the characteristics and functionality of shampoos, conditioners and perfumes, besides experimental practices that can or cannot compose workshops.The teacher will find throughout the work, suggestions for further sub-themes. Workshops are presented, a strategy that makes easier the awakening of interest, curiosity and an increase in students's interaction with chemistry. Historical aspects have been contemplated, since cosmetics, somehow, are part of the daily life of people from ancient times to nowadays, whether for beauty, hygiene, culture or other issues. Specific contents such as boiling temperatures, structures, intermolecular forces, organic functions, isomerism and nomenclature are taught so that the volatility, viscosity and permanence of perfumes, as well as the cleaning properties of shampoos are understood. Ethical, technological and economic aspects involving animal and environmental preservation permeate the work. It is hoped that this work will help chemistry teachers to offer contextual classes involving knowledge of the areas of organic, inorganic and physico-chemical.

SILVA, Bárbara Bezerra Cherubim da; UYECHI, Raquel Vieira. Atividades experimentais: estratégia de ensino para o estudo de conteúdos químicos, uma proposta de ampliação do PCN+ em. Orient. Hebe Ribeiro da Cruz PEIXOTO, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2016. 35 p., il.

RESUMO: A Química é uma ciência que deve ser estudada através de experiências e de pesquisas. Assim, o ensino de conceitos químicos a partir de seu contexto é uma estratégia de ensino que permite uma participação ativa dos alunos nas aulas, além da maior compreensão destes, havendo uma aproximação entre os conceitos químicos e a vida do aluno. Nesta perspectiva, foi proposta uma ampliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, valorizando a postura do professor como um facilitador e enfatizando a importância da utilização de experimentos químicos a serem desenvolvidos pelos alunos dentro da sala de aula, contextualizados e aplicados de forma a melhorar a aprendizagem dos conhecimentos químicos. Experimentos como estes, possuem caráter abrangente, onde o conhecimento será construído pelo aluno por processo de investigação e procura, proporcionando um aprendizado mais eficaz, construído através da interpretação do mundo e dos problemas reais. Objetivando proporcionar uma aprendizagem significativa e desenvolver atividades que visem a formação global do aluno, propõe-se um ensino de conteúdos químicos relacionando teoria e prática. Utilizando-se de um único experimento de fácil entendimento e aplicação para alunos de Ensino Médio, mais de um tópico de Química é estudado, otimizando o tempo durante as aulas e facilitando o processo ensino-aprendizagem.

PALAVRA-CHAVE: Aprendizagem de química. Experiência de química. Otimização do tempo. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio.

ABSTRACT: Chemistry is a science that should be studied by experiments and research. Thus, the teaching of chemical concepts from their context is a teaching strategy that allows active participation of students in classes, as well as greater understanding of these; there is a connection between the chemical concepts and the student's life. In this perspective, it was proposed an extension of Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, valuing a position to do as a teacher facilitator and emphasizing the importance of the use of chemical experiments to be developed by students within the classroom, contextualized and applied to improve learning of chemical knowledge. Experiments like these have broader view, where knowledge will be built by the student for research and discovery process by providing a more effective learning, built by interpreting the world and the real problems. Aiming to provide a meaningful learning and develop activities that require the overall education of the student, we propose a teaching chemical content linking theory and practice. Using a single experiment easy to understand and apply for high school students, more than a Chemistry topic is studied, saving time during classes and facilitating the teaching-learning process.

SILVA, Helia Aparecida. Gestão do tempo em sala de aula: prática docente em química para a educação de jovens e adultos. Orient. Alessandra de Souza MAIA, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2017. 44 p., il., color.

RESUMO: O tempo de aula para a Educação de Jovens e Adultos equivale à metade do ensino médio comum gerando dificuldades aos docentes com relação ao currículo escolar. Cada semestre do curso equivale a um ano do ensino médio comum com duração de quatro horas de segunda à sexta. Devem-se levar em consideração as dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam, principalmente por estarem retornando à escola depois de ter deixado de estudar por algum tempo. A química é uma disciplina que os alunos consideram difícil e com o tempo apertado a chance de dificuldade é maior. Foi realizado um levantamento de dados com pessoas que frequentaram a EJA listando as dificuldades que enfrentaram e ainda enfrentam nos estudos, como é o material didático e se eles chegam a receber materiais adequados ao tempo disponível. Serão dadas algumas sugestões aos docentes de como administrar o tempo nesta modalidade de ensino com experiências e formas de contextualizar o ensino de química conforme a realidade das turmas. O objetivo deste trabalho é apontar as dificuldades na gestão do tempo em sala de aula e propor atividades experimentais de fácil execução e baixo custo para facilitar a prática no ensino de química.

PALAVRA-CHAVE: Educação. EJA. Gestão do tempo. Química.

ABSTRACT: The class time for the Youth and Adult Education is equal the common high school's time in half, generating difficulties for teachers regarding the school's curriculum. Each semester of the course is like a year of the common high school with a duration of four hours from Monday to Friday. It has to be taken on consideration the learning difficulties that the students face, even more to be returning to school after stop studying for some time. Chemistry is a discipline that students consider hard and with the little time, the difficult is bigger. It was made a data survey with people who frequented EJA, stating the difficulties that they faced and still face on it's studies, how it is the courseware an if they received adequated materials on the available time. It will be given some suggestions to the teachers on how to deal with the time on this mode of teaching with experiences and means to contextualize the chemistry teaching accordingly to the reality of the class. The objective of this work is to appoint the difficulties on the time management on classroom and suggest some experimental activities of easy execution and low cost to facilitate the method of teaching on the chemistry teaching.

SILVA, Paula Rodrigues. Proposta de experimentos e materiais didáticos para o ensino da química adaptados para a inclusão de pessoas com deficiência visual no primeiro ano do ensino médio. Orient. Hebe Ribeiro da Cruz PEIXOTO, Lilian SUZUKI. São Paulo: ISE-FOC, 2017. 46 p., il., color.

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo apresentar o materiais de ensino de química que facilitem o processo de inclusão de pessoas com deficiência visuais. O material está voltado para aulas do 1° ano do ensino médio regular e leva em conta o atual currículo de química do Estado de São Paulo. Nele são sugeridas adaptações de práticas experimentais que constam nos cadernos do alunos e do professor distribuídos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo além de outras propostas experimentais. Também são encontradas sugestões para a construção de materiais alternativos que podem facilitar, para todos os alunos, a construção de conceitos de modelos submiscroscópicos. Conscientizando sobre a importância da inclusão na sala de aula e a desmistificação da reintegração. Dentre os procedimentos metodológicos adotados são destacados experimentos e materiais didáticos adaptados para um ensino da química inclusivo, para que todos alunos sejam beneficiados de igual modo, assim como deve ser o ensino inclusivo.

PALAVRA-CHAVE: Deficiência visual. Ensino de química. Inclusão.

ABSTRACT: The objective of this work was to present the material for the teaching of chemistry that facilitate the process of inclusion of disabled people. The material is geared for classes of 1° year of secondary school regularly and takes into account the current chemistry curriculum in the State of São Paulo. In it are suggested adjustments of experimental practices that are already in on the books of the students and the teacher distributed by the Department of Education of the State of São Paulo as well as other proposals. They are also found suggestions for the construction of alternative materials that can facilitate, for all students, the construction of concepts, models submicroscopic. Conscious of the importance of inclusion in the classroom and the demystification of integration. Among the methodological procedures adopted are highlighted experiments and teaching materials adapted for a eaching of chemistry inclusive, where all students benefit equally, as well as should be the inclusive education.

Voltar

Grupo Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000
Unidade Angélica: Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP - Brasil - Tel.: (11) 3825-8344