Curso: Publicidade e Propaganda
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Subárea: Comunicação

MONOGRAFIAS (2010 a 2015)

ÍNDICE POR AUTORES

ABLAS, André et al. Bradesco vida e previdência: primeira proteção: Agência Pantonne. Orient. Júlio M. SILVA. São Paulo: FAITER-FOC, 2011. 173 p., il. color.

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo propor melhorias na divulgação do seguro de acidentes pessoais "Primeira Proteção", da Bradesco Vida e Previdência, por meio de campanhas publicitárias que atinjam os clientes potenciais correntistas da organização. Com o aumento da competitividade dos dias atuais torna-se cada vez mais necessário que as empresas se mantenham presentes na lembrança do consumidor. Diante deste fato, a agência Pantonne Comunicação propõe um projeto que visa criar a cultura de consumo no segmento de seguro de vida, mostrando a importância do serviço através de campanhas que detalharão as principais características e o custo benefício do mesmo, além de conquistar o novo consumidor das classes C e D, que a cada dia se torna mais exigente e ocupa seu espaço no mercado. A meta será realizada através de campanhas em meios de massa, mostrando o preço acessível do serviço ofertado, e com divulgação intensa nos pontos de venda que são as agências Bradesco.

PALAVRA-CHAVE: Análise BCG. Campanha publicitária. Divulgação - Marcas. Plano de mídia.

ABSTRACT: This paper aims to propose improvements to the disclosure of personal accident "First Protection", Bradesco Life and Pension Insurance, through advertising campaigns that reach potential customers accountholders organization. With the increasing competitiveness of today becomes increasingly necessary for companies to remain present in the minds of consumers. Given this fact, the agency Pantonne Communication proposes a project that aims to create the culture of consumption in the life insurance segment, showing the importance of service through campaigns that will detail the main features and the cost benefit of the same, to conquer new consumer classes C and D, which every day becomes more demanding and occupies its space in the market. The goal will be accomplished through mass media campaigns, showing the affordability of the service offered, and intense promotion in retail outlets that are Bradesco agencies.

ADRIANO, Thiago et al. AOC monitores: agência Duka. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2011. 192 p., il. color.

RESUMO: Com as informações levantadas através das pesquisas exploratória, quantitativa e qualitativa, foram identificadas as reais necessidades da empresa AOC junto aos consumidores. O objetivo deste projeto é elaborar uma campanha publicitária para a linha de monitores ECO7 com o intuito de conquistar a confiança e credibilidade dos consumidores, utilizando informações divulgadas pela própria empresa e dados do mercado. Por meio desse objetivo, a pretensão como resultado é apresentar uma campanha publicitária que possa mostrar todos os atributos do monitor ECO7 E fazer com que as pessoas reconheçam a marca AOC como uma empresa que possui qualidade e credibilidade e, além disso, que é a empresa líder no segmento de fabricação de monitores.

PALAVRA-CHAVE: Análise BCG. Credibilidade. Marca - Produtos. Mercado. Planejamento de marketing.

ABSTRACT: With the information collected through exploratory research, qualitative and quantitative, we identified the real needs of the company AOC with consumers. The objective of this project is to develop an advertising campaign for the line of monitors with ECO7 order to gain the trust and confidence of consumers, based on information disclosed by the company and market data. Through this goal, the intention is to present as a result of an advertising campaign that can show all the attributes of the monitor ECO7 and make people recognize the brand AOC as a company that has quality and credibility and, moreover, that is the leading a maker of monitors.

ALMEIDA, Alessandro da Silva et al. GOL linhas aéreas inteligentes: Agência VULG!. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2010. 156 p., il. color.

RESUMO: A natureza do trabalho proposto visa apresentar uma campanha publicitária completa ao cliente, a Companhia Aérea GOL. A apresentação do cliente foi feita através do histórico da empresa, produtos e serviços. A GOL é a companhia aérea que mais cresceu no mercado aéreo desde seu lançamento no ano de 2001, apresentando ao mercado de aviação, uma nova proposta de baixo custo e baixa tarifa. A companhia atualmente ocupa o segundo lugar nesse mercado, ficando atrás apenas da Companhia Aérea TAM, sua principal concorrente, da qual pretende se igualar em porcentagem no mercado brasileiro de aviação utilizando como ferramenta a campanha publicitária com duração de 6 meses aqui desenvolvida. Através de uma pesquisa de mercado, onde foi possível conhecer a necessidade de clientes e possíveis clientes da companhia e, também conhecendo as necessidades do cliente GOL Linhas Aéreas, foi desenvolvida uma campanha publicitária completa, com Mídia, Planejamento, Criação. A principal meta dessa campanha e consequentemente desse trabalho aqui apresentado, é amenizar os pontos negativos, reforçar os positivos, fazendo com isso o ganho de mercado e permanência da marca no recall do público como vem acontecendo há algum tempo.

PALAVRA-CHAVE: Companhias aéreas. Comunicação. Mercado de aviação.

ABSTRACT: The nature of the proposed work aims to present a comprehensive advertising campaign to the customer, the airline GOL. The presentation was made by the client's company history, products and services. GOL is the fastest growing airline in the aviation market since its launch in 2001, presenting to the aviation market, a new proposal for a low cost and low fare. The company currently ranks second in that market, behind only the airline TAM, its main competitor, you want to match a percentage in the Brazilian aviation market as a tool using the advertising campaign lasting six months developed here. Through market research, where it was possible to meet the need of customers and potential customers of the company and also knowing the customer needs GOL Linhas Aereas, has developed an advertising campaign complete with media, Planning, Creation. The main goal of this campaign and therefore that the work presented here, is to mitigate the negative points, reinforce the positives, making it gain market and stay in the brand recall of the public as has been happening for some time.

ALMEIDA, Thiago et al. Campanha publicitária Asus: Agência Fênix. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2011. 174 p., il. color.

RESUMO: O objetivo desse projeto de conclusão de curso é entender o ciclo de comunicação da Asus no mercado e o desenvolvimento de um planejamento de campanha e comunicação para uma empresa do segmento de tecnologia, especificamente para produto Eee Pad Transformer. Por meio deste planejamento de marketing e comunicação traçaremos estratégias para lançar o produto no mercado e fazer com que o mesmo tenha sucesso entre os consumidores. Para traçarmos as estratégias a Agência Fênix analisou informações sobre o cliente, analisou o mercado, público e todas as variáveis que este compõe, traçando assim um posicionamento adequado que propicie crescimento ao novo produto da marca Asus, o tablet Eee Pad Trasnformer.

PALAVRA-CHAVE: Comunicação - Marketing. Marca - Produtos. Planejamento de marketing.

ABSTRACT: The project goal completion of course is to understand the communication cycle of the Asus in the marketplace and developing a campaign planning and communication for a company in the technology sector, specifically for product Eee Pad Transformer. Through this marketing planning and communication strategies will trace to launch the product in the market and cause it to have success among consumers. To define the strategies to Phoenix Agency analyzed customer information, analyze the market, audience and all the variables that compose this, so tracing a suitable placement that delivers growth to the brand new product from Asus, the Eee Pad tablet Transformer.

ALVES, Jefferson R. et al. Planejamento de comunicação "Mabe": Agência O2 Publicidade. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2010. 284 p., il. color.

RESUMO: O mercado mundial passou por uma das mais graves crises da década. Diante do ocorrido, o Governo do Brasil utilizou, como medida paliativa, diversos incentivos fiscais, para que o país pudesse enfrentar se recuperar e sair da crise o quanto antes. A escolha da linha branca para este trabalho deve-se à crescente demanda impulsionada pela política de redução de impostos (IPI) que durou de abril de 2009 a abril de 2010, assim como o aumento de consumo das classes C e D e a grande quantidade de marcas existentes no mercado, o que disponibiliza ao consumidor um grande "leque de opções" de modelos e preços. A Agência 02 Comunicação, escolheu a empresa Mabe Brasil como cliente a ser trabalhado por ser, hoje, líder de mercado na América Latina em linha branca e deter mais de 25% de participação do mercado nacional. Em contrapartida, a Mabe ainda não é conhecida dentre os consumidores e não conseguiu firmar o seu nome no mercado de linha branca no Brasil. Sendo assim, explanaremos sobre todo histórico e comunicação da Mabe, assim como de sua concorrência direta e indireta para ampliar e nortear este Trabalho de Conclusão de Curso, que visa entender o mercado de linha branca, entender o cliente, bem como seus hábitos de consumo e propor uma campanha completa de comunicação para a Mabe, a fim de aumentar o share-of-mind da marca MABE e o market-share da empresa.

PALAVRA-CHAVE: Análise BCG. Concorrência. Estratégia de mídia. Mercado.

ABSTRACT: The world market has undergone one of the most serious crises of the decade. Before the incident, the Government of Brazil used as a palliative measure, various tax incentives, so that the country could face recover and emerge from the crisis as soon as possible. The choice of the white line for this work due to the increasing demand driven by tax reduction policy (IPI) which lasted from April 2009 to April 2010, as well as increased consumption of classes C and D and the great amount existing brands in the market, which offers the consumer a wide "range of options" for models and prices. The 02 Agency Communication, chose Brazil as the company Mabe client to be worked out to be, today, the market leader in Latin America in the white line and hold more than 25% share of the domestic market. In contrast, Mabe is not yet known among consumers and failed to establish your name in the white goods market in Brazil. So will explain about the whole history of communication and Mabe, as well as its direct and indirect competition to expand and guide this work Completion of course, which aims to understand the appliance industry, understand the customer and their consumption habits and propose a comprehensive communication campaign to Mabe, to increase the share-of-mind brand MABE and the market share of the company.

AMARAL, Thiago et al. Cervejaria colorado. Orient. Carlos CASANOVA JUNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2015. 275 p., il. color.

RESUMO: O negócio cervejeiro está em franco crescimento no Brasil, com isso pretendemos neste trabalho, por meio de pesquisas, entender as características desse mercado, do público alvo e todo o ambiente das cervejarias artesanais e especiais. ' Dentro deste universo, nosso objeto de estudo é a empresa Cervejaria Colorado, uma das mais tradicionais cervejarias do país. De posse de tais informações, criamos uma campanha publicitária que será veiculada nos mais diversos meios surgindo por meio da criação de um novo conceito que chamamos de: miscervejação. Dessa forma, conseguiremos maximizar o consumo da Cerveja Colorado.

PALAVRA-CHAVE: Cerveja. Cervejaria Colorado. Miscervejação.

ABSTRACT: The brewing business is booming in Brazil, therefore we intend in this work, through research, understanding the characteristics of this market, the target audience and the atmosphere of craft and specialty breweries. Within this universe, our object of study is the company Cervejaria Colorado, one of the oldest breweries in the country. Armed with this information, we have created an advertising campaign that will run in various media emerging through the creation of a new concept we call: miscervejação. This will allow us to maximize, consumption of beer Colorado.

ARAÚJO, Camila et al. Nadir Figueiredo. Orient. Carlos CASANOVA JUNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2015. 174 p., il. color.

RESUMO: O mercado de brindes, devido ao alto crescimento das empresas prestadoras de serviço tem crescido em média 10% ao ano no Brasil. A Nadir Promocional, viu a necessidade de maior investimento em comunicação nos últimos cinco anos, devido ao crescimento do mercado no país. Através de análise do mercado, da empresa, dos concorrentes e pesquisas de campo, percebemos que o melhor caminho seria posicionar a Nadir Promocional como um leque da Nadir Figueiredo, carregando sua qualidade e tradição, mais além disso, iremos reposicionar a marca. Desenvolvemos uma campanha publicitária focada para o público B28, veiculada nos meios segmentados.

PALAVRA-CHAVE: Brindes. Nadir Promocional. B2B. Personalização e Nadir Figueiredo.

ABSTRACT: The market for gifts, due to the high growth in service provider companies has grown on average 10 % per year in Brazil. The Nadir Promotional saw the need for greater investment in communications in the past five years due to growing market in the country. Through market analysis, the company, the competitor and field research, we realized that the best way would be to position the Nadir Promotional like a fan of Nadir Figueiredo, carrying its quality and tradition, beyond that, we will reposition the brand . We developed an advertising campaign focused for the B28 audience, conveyed in targete media.

ASSIS, Camila et al. Campanha publicitária para o Shopping Eldorado: Agência Ganda. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2010. 190 p., il. color.

RESUMO: Para o trabalho de conclusão de curso dos alunos do quarto ano de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, a Agência Ganda escolheu como cliente o Shopping Eldorado, uma estrutura que contém estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, playground, áreas de lazer, entretenimento e estacionamento. O Shopping iniciou suas atividades há 29 anos e conta com um terreno de 70 mil m2, onde abriga mais de 300 lojas de diversos segmentos e um estacionamento com capacidade para 3.500 veículos, além de estar localizado próximo à grandes vias de acesso da região oeste de São Paulo, como Avenida Francisco Morato, Avenida Vital Brasil, Avenida Faria Lima e Marginal Pinheiros. Porém, apesar de ser bem localizado, não impede que consumidores procurem outros centros comerciais para compra ou entretenimento. Atualmente, a concorrência além de estar crescendo, está cada vez mais entrante. Para que o Shopping Eldorado se destaque, apresentaremos como meta de comunicação um novo posicionamento para que a maioria do Target tenha uma nova visão do local. Além disso, a comunicação será colocada em evidência, ou seja, estará mais presente na mídia e no cotidiano dos consumidores. Seguindo o pensamento de Philip Kotler: "Inovação é arriscada, mas a não inovação pode ser fatal", assim desenvolveremos uma linha moderna para o Shopping Eldorado, para que atraia mais consumidores, que hoje se preocupam com a estética do local que frequentam e procuram sempre novidades. Além disso, o objetivo da Agência Ganda é mostrar também que no Shopping o consumidor pode encontrar tudo o que precisa. Desde lojas de serviços, como sapataria e assistência técnica de celulares até supermercado, restaurantes e espaços de lazer e entretenimento como teatro e cinema. Já com o pensamento: "O ritmo acelerado na era da informação toma imperativo que cada empresa reserve um tempo significativo para examinar e perguntar quais adaptações deverá empreender agora para sobreviver e prosperar", de Kotler também, analisamos que com seus 30 anos chegando, em 2011, o Shopping tem a chance e a oportunidade de mostrar um novo posicionamento perante seu Target.

PALAVRA-CHAVE: Ações de marketing. Análise SWOT. Perfil do Target.

ABSTRACT: For the work of completion of the fourth year students of Social Communication - Advertising, the agency chose as customer Ganda Shopping Eldorado, a structure that contains commercial establishments like shops, cafes, restaurants, cinemas, playgrounds, areas leisure, entertainment and parking. The mall began operations 29 years ago and has an area of ??70 000 m2, which houses more than 300 shops of various segments and parking for 3,500 vehicles, and be located close to major access roads in west São Paulo, as Avenida Francisco Morato Avenue Vital Brazil, Avenida Faria Lima and Marginal Pinheiros. However, despite being well located, does not prevent consumers seek other shopping centers to buy or entertainment. Currently, besides the competition is growing, it is becoming more incoming. For the Shopping Eldorado stand, introduce how to target communications to a new position that most of the Target has a new vision of the place. Furthermore, the communication will be placed in evidence, ie, be more present in the media and in everyday consumer. Following the thought of Philip Kotler: "Innovation is risky, but not innovation can be fatal," so develop a modern line for the Shopping Eldorado, to attract more consumers who are concerned today with the site aesthetics attending and seek always something new. Furthermore, the goal of Ganda Agency is to show that also in Shopping consumers can find everything you need. Since service shops such as shoe and servicing of mobile phones to supermarket, restaurants and leisure facilities and entertainment such as theater and cinema. Already with the thought: "The fast-paced information age imperative that each company takes aside significant time to examine and ask what adaptations should take now to survive and thrive," Kotler also analyzed that with his 30 years coming in in 2011, the mall has the chance and the opportunity to show a new position before his Target.

AZEVEDO, Larissa Marques de et al. Netshoes: planejamento de comunicação integrada. Orient. Rubens ALVES JUNIOR. São Paulo: FAITER-FOC, 2014. 92 p., il. color, 222 MB. [Acesso Eletrônico].

RESUMO: No ano de 2000 nasce a Netshoes. Márcio Kumruian começou pelo Mercado Livre e logo tornou a empresa 100% online. Hoje é considerado um dos mares e-commerce do mundo. Seu posicionamento atual é Viva o Esporte e a principal estratégia de comunicação é o SEO (Search Engine Optmization), posicionamento nos principais sites de busca. Foi identificada uma dificuldade da empresa em atingir o público feminino e neste trabalho desenvolvemos uma campanha específica para esse consumidor com o intuito de sanar esse problema. Foram apresentadas ações baseadas nos resultados obtidos através de pesquisa exploratória dentro e fora da empresa e com o consumidor em questão. O conceito global desenvolvido foi com a Netshoes você ingressa no esporte mais rápido do que imagina isso por que grande parte do público confirma que somente compram ou utilizam os produtos esportivos quando necessitam. Devido a isso desenvolvemos uma campanha com apelo emocional estimulando as mulheres a fazerem esportes e consequentemente terem necessidade na aquisição dos produtos. Outra dificuldade encontrada foi o fato de ser 100% online, dificultando no tato do produto e na insegurança dos dados pessoais. Analisamos o público feminino em reuniões de pesquisa qualitativa e o conceito criado atende as expectativas do projeto e garante a base para chegarmos aos objetivos e metas de comunicação e marketing da empresa de forma eficiente e dentro do prazo estimado. As ações contam com mídias tradicionais como televisão, rádio e revistas e tem uma atuação online mais efetiva e direta no possível consumidor da empresa.

PALAVRA-CHAVE: Netshoes. Esporte. Viva; Online. Feminino. Mulheres. Saúde. Entrega.

ABSTRACT: In 2000 Netshoes was born. Márcio Kumruian started at the Mercado Livre and soon became 100% online. Today is considered one of the biggest e-commerce in the world. His current position is Live the Sport and the main communication strategy is the SEO (Search Engine optimization), positioning in major search engines. One of difficulty of the company is reaching the female audience and has been identified in the searches and this work we developed a specific campaign to that consumer in order to resolve this problem. Actions were presented based on the results obtained from exploratory research within and outside the company and the consumer in question. The overall concept was developed, with the Netshoes you entered the sport faster than you imagine, because much of the public confirms that only buy or use the sporting goods when they need. Because of this we developed a campaign with emotional appeal encouraging women to do sports and consequently they need to acquire the product. Another difficulty was the fact that it is 100% online, making it difficult in the product feels and insecurity of personal data. We looked at the female audience in qualitative research meetings and the concept created meets the expectations of the project and ensures the basis to reach the objectives and goals of communication and marketing company efficiently and within the estimated time. The shares have traditional media like television, radio and magazines and have an online activity more effective and direct in possible consumer company.

AZEVEDO, Roberta Dias Santos de; BAMBANS, Keitty Barbosa; SILVA, Gabriela dos Santos. Porto Seguro - Seguro Auto Mulher. Orient. Rubens ALVES JUNIOR. São Paulo: FAITER-FOC, 2014. 151 p., il. color.

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo descobrir o motivo pelo qual os serviços de Seguro da empresa Porto Seguro não são divulgados nos meios de comunicação e internamente (corretores) há pouco material de venda direcionado para esse segmento, em específico o Seguro Auto Mulher. Através de pesquisas bibliográficas foi detectado que as mulheres precisam de praticidade para conciliar os cuidados consigo mesmas, com a carreira e a família, e pensando nisso a Porto Seguro desenvolveu o Porto Seguro Auto Mulher que contém cláusulas que visam atender necessidades que vão além do Seguro, amparando as seguradas em diversas situações. Após as análises de todas as pesquisas bibliográficas, comportamentais e exploratórias será possível projetar e desenvolver ações satisfatórias e de encontro às necessidades atuais a fim de resolver o problema identificado.

PALAVRA-CHAVE: Análise de SWOT. Marca-Produtos. Marketing estratégico. Plano de mídia.

ABSTRACT: This study aims to find out why the servisse Insurance company Porto Seguro are not disclosed in the media and internally (brokers) just sales material directed to this segment, in particular the Auto Insurance Woman. Through literature searches was detected that women need practicality to reconcile the care with themselves, with the career and the family, and thinking about Porto Seguro developed the Porto Seguro Auto Woman containing clauses designed to meet needs that go beyond insurance, bolstering insured in different situations. After analysis of all literature searches, behavioral and Exploratory you can design and develop satisfactory actions and against current needs in order to address the problem identified.

BONFIM, Vinicius de Souza et al. Metrô SP. Orient. Julio Marcionilio da SILVA. São Paulo: FAITER-FOC, 2015. 144 p., il. color, 188 MB. [Acesso Eletrônico].

RESUMO: Projeto desenvolvido pela agência experimental Factory que teve como objetivo aumentar a visibilidade do Projeto "Arte no Metrô" e consequentemente fortalecer a imagem positiva do Metrô de São Paulo. Por meio de coleta de dados, história institucional, leitura de obras referenciais, comunicação, análise SWOT, aplicação de pesquisas, dentro outros, o projeto apresenta uma campanha publicitária direcionada a públicos de interesse.

PALAVRA-CHAVE: Metrô de São Paulo. Arte no metrô. Metrô. Ação cultural. Arte e cultura.

ABSTRACT: Factory experimental project developed by the agency aimed to increase the visibility of the project " Art in the Subway " and consequently strengthen the positive image of the São Paulo Metro. Through data collection, institutional history, reading reference works, communication, SWOT analysis, applied research, in others, the project presents an advertising campaign aimed at the public interest.

BORTOLIERO, Douglas et al. Agência Santa Propaganda: campanha publicitária para a LG Electronics. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2011. 248 p., il. color.

RESUMO: Esse planejamento de campanha foi realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Oswaldo Cruz, um trabalho necessário para a conclusão do curso. Trata-se de uma campanha sobre o novo celular da LG, Optimus 3D que se destaca no mercado por inovar com a tecnologia 3D. Optamos por esse produto pelo pioneirismo trazido pela LG na tecnologia 3D em celulares, e também pela marca, pois é líder na maioria dos segmentos que atua. Como problema de pesquisa, percebemos a dificuldade da aceitação do mercado e o perfil de consumidor por se tratar de um produto inovador. Para isso fizemos uma pesquisa quantitativa no sentido de conhecer melhor seu público e a aceitação do produto, e uma pesquisa qualitativa para aprofundar questões levantadas na quantitativa. Além da pesquisa, fizemos plano de mídia, promoção e criação da campanha. Acreditamos que essa campanha nos trará a experiência e rotina necessária para exercermos nossa função como publicitários, e assim estarmos prontos para o mercado de trabalho, além do conhecimento adquirido e o prazer após concluir mais esse trabalho.

PALAVRA-CHAVE: Análise SWOT. Campanha publicitária. Mix de marketing. Plano de mídia.

ABSTRACT: This campaign planning was performed by students of the Faculties Advertising Oswaldo Cruz, a necessary work to complete the course. This is a campaign about the new mobile phone from LG, Optimus 3D that stands out in the market by innovating with 3D technology. We chose this product for pioneering brought by LG in 3D technology on mobile phones, and also by brand, it is a leader in most segments it serves. How research problem, we realized the difficulty of market acceptance and consumer profile because it is an innovative product. For this we made a quantitative research to better know your audience and product acceptance, and qualitative research to further issues raised in the quantitative. Besides the research, did the media plan, promotion and campaign creation. We believe that this campaign will bring the experience and routine necessary to exercise our function as advertising, and thus be ready for the labor market, beyond the knowledge acquired and the more pleasure after completing this work.

BUCATER, Farah et al. Projeto experimental Motorola: MDX Telecom. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2010. 158 p., il. color.

RESUMO: A publicidade vem crescendo a cada dia para ajudar a promover a venda de produtos e serviços através de um fluxo constante de informações e mídias diversas estabelecendo uma relação de proximidade com o público-alvo. Ela ajuda no crescimento econômico, no sentido de poder divulgar um produto ou serviço, contribuindo para o aumento na produção, pois gera a venda impulsionada. Existem diversas campanhas publicitárias para divulgar esses produtos/serviços e para que sejam bem sucedidas é necessária a elaboração de um bom planejamento, estudos de mercado, realizações de pesquisas e buscar de informações sobre a concorrência. Este trabalho faz parte de um projeto experimental multidisciplinar das Faculdades Oswaldo Cruz, que consiste no desenvolvimento de uma campanha publicitária para a linha de telefone fixo sem fio Motorola comercializado pela empresa MDX Telecom. A partir de estudos de mercado, dados fornecidos pelo cliente e pesquisas iniciou-se o processo deste projeto que tem como objetivo apresentar soluções de comunicação que atendam as necessidades identificadas.

PALAVRA-CHAVE: Ações de marketing. Análise BCG. Mix de marketing.

ABSTRACT: Advertising is growing every day to help promote the sale of products and services through a constant flow of information and various media by establishing a close relationship with the target audience. It helps in economic growth, in order to be able to publicize a product or service, contributing to the increase in production, because it generates the boosted sales. There are several advertising campaigns to publicize these products / services and to the development of good planning, market research, conduct research and seek information about the competition to succeed is required. This work is part of a multidisciplinary experimental design of the Faculties Oswaldo Cruz, which is the development of an advertising campaign for landline Motorola wireless marketed by Telecom MDX. From market research, data provided by the client and researches began the process of this project which aims to provide communication solutions that meet the identified needs.

BURREGO, Felipe et al. Agência Zapp Comunicação Integrada: campanha publicitária para Canon Inc. Orient. Rubens ALVES JÚNIOR et al. São Paulo: FAITER-FOC, 2011. 228 p., il. color.

RESUMO: Este projeto de campanha foi realizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Oswaldo Cruz, para a conclusão do curso. Foi realizada uma campanha institucional para a empresa Canon Inc. que tem como intuito consolidar a marca no mercado, rejuvenescendo-a para que os mais jovens se identifiquem com a marca também. Para isto acontecer serão realizadas peças mais jovens e irreverentes, focando nos carros chefes da empresa (câmeras digitais, impressoras e multifuncionais), por este desafio em realizar esta campanha e o prestigio que a marca possui, se tornou um atrativo para a Canon ser escolhida pela agência na realização do projeto. Como problema de pesquisa, a agência constatou que a Canon não está tão presente na mídia e na mente dos consumidores quanto os seus concorrentes. Para isso, foram feitas uma pesquisa quantitativa e uma qualitativa, onde conhecemos melhor o publico alvo da empresa e a aceitação da marca e seus produtos. Além das pesquisas a agência realizou o plano de mídia, promoção, criação e peças impressas. A elaboração desse projeto, simulando uma campanha real, nos trará embasamento e experiência necessários para nos tornarmos publicitários mais bem preparados para o mercado de trabalho.

PALAVRA-CHAVE: Consolidação de marca. Marcas - Marketing. Plano de mídia. Projeto de campanha.

ABSTRACT: This campaign project was conducted by students of the Faculties Advertising Oswaldo Cruz, for completing the course. An institutional campaign was conducted for the company Canon Inc. that has the intention to consolidate the brand in the market, rejuvenating it so that more young people identify with the brand also. For this young and irreverent pieces happen will be held, focusing on the company heads (digital cameras, printers and MFPs), for this challenge in conducting this campaign and the prestige that the brand has cars became an attraction for the Canon be chosen agency in carrying out the project. How research problem, the agency found that the Canon is not so present in the media and in the minds of consumers as their competitors. For this, a quantitative survey and a qualitative, where we know the best target audience of the company and the acceptance of the brand and its products were made. In addition to the research the agency conducted the media plan, promotion, creation and printed pieces. The development of this project, simulating a real campaign, will bring grounding and experience needed to become advertisers better prepared for the labor market.

CHINAZZO, Victor Rampinelli et al. BMW Group: mini. Orient. Rubens ALVES JUNIOR. São Paulo: FAITER-FOC, 2014. 166 p., il. color.

RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso tem como propósito e finalidade de estudar a marca MINI, para isso foi realizada uma pesquisa de atuação da marca, conhecendo sua história, como surgiu e qual caminho percorreu e onde se encontra atualmente. Explorar produtos e itens que a marca comercializa constam neste trabalho com a finalidade de entender o que a ela propõem aos seus clientes, além de sua atuação nos meios de comunicação, onde ela veicula suas campanhas e se atinge o público alvo. Foi feita uma análise de mercado, para posicionar a marca em relação aos seus concorrentes e através da ferramenta SWOT ponderar seus pontos fortes e fracos e suas ameaças e oportunidades, para assim visualizar a situação geral da marca e apontar um caminho para solucionar o problema que for encontrado.

PALAVRA-CHAVE: MINI, estilo, Branding, Automóvel, BMW.

ABSTRACT: This work of conclusion course has the main goal study the brand MINI. For it was, executed a research about how the brand works, knowing their history since the foundation and the path what has been taking and where is it nowadays. Explore the products and items what the brand sells is part of this work that has the target to understand what MINI offer to their customers, besides your activities at media, where MINI is present with your advertising and if it has effect to your target public. Was realized a analyze from marketing to understand the relation between MINI and their competitors through the SWOT tool to can see the general of the brand, from it can have a vision of where is the brand and know the best way to resolve the problems found.

DEODORO, Danilo Henrique Rosa et al. GEEK.ETC.BR: plano de comunicação integrada. Orient. Rubens ALVES JUNIOR. São Paulo: FAITER-FOC, 2014. 176 p., il. color.

RESUMO: Este projeto tem como objetivo através de uma situação real de mercado, colocar em prática todo conhecimento adquirido durante o curso, nos dando a oportunidade de mostrar que estamos preparados para os desafios do mercado de trabalho. O problema encontrado foi o defasado plano de comunicação das lojas Geek.Etc.Br desde a sua criação até o atual momento. Através de uma pesquisa exploratória, constatou-se o investimento da empresa em construção e expansão de lojas em diversos lugares do Brasil, mas que o público alvo desconhece a marca e toda essa expansão, embora seja um consumidor assíduo da empresa que a endossa, a Livraria Cultura. Após o diagnóstico do problema, um plano de comunicação integrado é proposto para solucioná-lo, atentando para outras problemáticas que o cliente apresenta, encontradas durante a pesquisa.

PALAVRA-CHAVE: Marca-Produto. Marketing. Plano de comunicação.

ABSTRACT: This project aims through a real market situation, put into practice all the knowledge acquired during the course, giving us the opportunity to show that the estam prepared for the challenges of the labor market. The problem was the lagged communication plan of Geek.Etc.Br stores since its inception to the present time. Through an exploratory research, we found the company's investment in construction and expansion of stores in various parts of Brazil, but the target audience to know the brand and all this expansion, although it is a frequent consumer of company to endorse the Library Culture. After the diagnosis of the problem, an integrated communication plan is proposed to solve Io, paying attention to other issues that the client presents, found during the search.

FARIAS, Marcello Tenório de et al. Netflix. Orient. Julio Marcionilio da SILVA. São Paulo: FAITER-FOC, 2015. 162 p., il. color, 250 MB. [Acesso Eletrônico].

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da nova campanha de marca Netflix em território nacional, inspirada em seu papel fundamental: o de conectar pessoas as histórias que elas amam, apropriando-se de comportamentos já existentes associados ao consumo de conteúdo via serviços de vídeo por demanda, considerando seus concorrentes e o mercado atual, além de direcionar novos caminhos para consolidar e expandir a marca.

PALAVRA-CHAVE: Divulgação da marca. Projeto - Marcas. Marketing social.

ABSTRACT: This work aims the development of the new Netflix's campaign throughout the national territory, inspired by its fundamental goals: connect people to the stories they love, appropriating existing behaviors associated with the consumption of the content via video services by demand; considering its competitors and the current market, in addition to direct new ways to consolidate and the brand.

RAMAGLIA, Adriana Aparecida et al. Ofner. Orient. Rubens ALVES JUNIOR. São Paulo: FAITER-FOC, 2014. 267 p., il. color.

RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo estudar as estratégias de mercado e comunicação do cliente Ofner, considerando seus concorrentes e o mercado atual, além de propor e direcionar novos caminhos para o crescimento e sucesso da marca. A proposta é ajudar a Ofner a definir um posicionamento consolidado e apresentar novas diretrizes de rejuvenescimento de imagem.

PALAVRA-CHAVE: Marca. Ofner. Produto. Marketing.

ABSTRACT: The present study has been focused in analyses market strategies and communications of Ofner' customers aiming competitors and the current market; furthermore, it also proposes and gives directions for new alternatives for the growth and success of the brand. The proposal is to help Ofner to define a consolidated position and to introduce new guidelines to renew your brand.

Voltar

Grupo Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000
Unidade Angélica: Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP - Brasil - Tel.: (11) 3825-8344