Área: Ciências da Computação
Subárea: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

MONOGRAFIAS (2015 a 2017)

ÍNDICE POR AUTORES

ALMEIDA, Eric Mocelini de et al. Cervejaria na web. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 1,96 MB.

RESUMO: Este projeto terá grande foco em vendas online e como este processo será monitorado. Serão mostradas as vendas de produtos apresentadas em um sistema web que controle alguns aspectos do processo como a navegação pelo site, adição de produtos ao carrinho, realização do pedido e suas etapas desde a solicitação até a finalização do mesmo. Este projeto terá como finalidade apresentar a interação de um programa web desenvolvido em ASP.NET com C# e um banco de dados criado pelo programa SQL Server 2008 Management Studio além de uma empresa que faria uso da ferramenta.

PALAVRA-CHAVE: Vendas online. Sistema web. Software.

ABSTRACT: This project will have great focus on online sales and how this process will be monitored. It will show the sales of products presented in a web system that controls some aspects of the process such as browsing the site, adding products to the cart, order fulfillment and its steps from request to completion. This project will aim to present the interaction of a web program developed in ASP.NET with C # and a database created by the program SQL Server 2008 Management Studio plus a company that would make use of the tool.

ALMEIDA, Erick Mocelini de; SILVA, Tamires Mazzola da; SOUZA, Rafael da Silva. Projeto de cabeamento estruturado. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 1,11 MB.

RESUMO: Este projeto prevê a criação de um modelo de cabeamento para um prédio comercial, considerando o uso das tecnologias padrão com a melhor relação de custo x benefício. Contempla-se nesta proposta a criação do projeto de rede local (LAN), a interligação com os servidores locais: de arquivos, aplicações e acesso à rede, visando à criação de uma rede para uma cervejaria online, no qual será necessária a comunicação entre três andares, sendo usadas redes wireless e cabeadas.

PALAVRA-CHAVE: Modelo de cabeamento. Prédio comercial. Cervejaria online.

ABSTRACT: This project provides for the creation of a cabling model for a commercial building, considering the use of standard technologies with the best cost-benefit ratio. This proposal includes the creation of the local area network (LAN) project, the interconnection with the local servers: files, applications and network access, aiming at the creation of a network for an online brewery, in which communication between three floors, using wireless and wired networks.

AMORIM, Lislene Martins et al. Projeto do sistema Speed Parking - SP. Orient. Nilton MATTOS. São Paulo: FATEC-FOC, 2017. Monografia Digital. il., color. 1,30 MB.

RESUMO: Criamos um aplicativo mobile para informar aos usuários os estacionamentos próximos a sua localização/status. O objetivo do APP Speed Parking e localizar estacionamentos, onde o usuário tenha: Informações dos estacionamentos (Endereço, Nome, CEP e etc); Período de funcionamento do estacionamento; Disponibilidade de Vagas; Instalação e treinamento relativo ao sistema.

PALAVRA-CHAVE: Speed Parking. Projeto mobile. Estacionamento. Aplicativo.

ABSTRACT: We have created a mobile application to inform users of parking lots close to their location / status. The purpose of APP Speed Parking and locate parking lots, where the user has: Parking information (Address, Name, Zip Code and etc); Parking period of the parking lot; Availability of Vacancies; Installation and training related to the system.

BICALHO, Camila Ferreira et al. Chronos. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 910,24 KB.

RESUMO: Com o grande crescimento do ramo da beleza, surge o projeto de sistemas com finalidade de melhorar o atendimento, organizar e estruturar o procedimento no qual os sócios ou empreendedores possam visualizar o crescimento do seu salão. Para isso, foi definido um escopo a fim de avaliar todas as necessidades dos usuários, onde através das informações coletadas, um projeto Web foi desenvolvido. O Sistema Web Chronos foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar uma forma mais interativa entre a empresa e o cliente. Vendo essa necessidade foi criado um Portal do Cliente, onde ao se autenticar utilizando seu usuário e senha, conseguirá ter uma visão geral de todas as suas solicitações de agendamento e efetuar alterações em seus cadastros. Toda modificação no Cadastro de Clientes poderá ser feita via Sistema Web, as permissões de mudanças concedidas aos clientes serão somente dos Cadastros de Cliente, as alterações de serviço e status de pré-agendamento caberão somente aos perfis Recepcionista, Gerente ou funcionário efetuá-las. O perfil "Cliente" terá a autorização para fazer alterações nos seus dados, solicitar novos agendamentos e verificar os agendamentos que estão com os status "Em Análise", "Finalizado", Negado" e "Aprovado". Para fazer a solicitação do agendamento, deverá ser selecionado a data, horário e serviço a ser realizado. Caso haja vaga, o cliente visualizará o status do serviço como "Aprovado" na página. Caso contrário, aparecerá a mensagem "Negado", sendo necessário efetuar o processo novamente. O perfil "Funcionário" poderá fazer a alteração do status do seu atendimento (sendo eles os mesmos já citados acima mais o status "Em Atendimento"), de acordo com a sua demanda.

PALAVRA-CHAVE: Sistemas. Projeto web. Portal do cliente.

ABSTRACT: With the great growth of the beauty sector, the design of systems with the purpose of improving the service, organizing and structuring the procedure in which the partners or entrepreneurs can visualize the growth of their salon. For this, a scope was defined in order to evaluate all the users' needs, where through the information collected, a Web project was developed. The Chronos Web System was developed with the purpose of providing a more interactive way between the company and the client. Seeing this need was created a Customer Portal, where when you authenticate using your username and password, you will be able to get an overview of all your scheduling requests and make changes to your records. All modifications to the Customer Registration can be done via Web System, the change permissions granted to clients will only be for Customer Registrations, service changes and pre-scheduling status will only be up to the Receptionist, Manager or employee profiles. The "Customer" profile will be authorized to make changes to your data, request new schedules, and check the schedules that are in the "In Review", "Finished", "Denied" and "Approved" statuses. To request the schedule, you must select the date, time and service to be performed. If there is a vacancy, the customer will see the status of the service as "Approved" on the page. Otherwise, the message "Denied" will appear, and it is necessary to carry out the process again. The "Employee" profile can change the status of your service (they are already mentioned above plus the status "In Service"), according with your demand.

CAMPITELI, Marcos Vinicius Santos et al. Projeto do sistema para bibliotecas Andrômeda - SAND. Orient. Keity Yamamoto. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,08 MB.

RESUMO: Este projeto apresenta uma pesquisa relativa à análise e projeto de sistemas, algumas de suas metodologias e ferramentas, empregadas no processo de desenvolvimento de um sistema de controle de bibliotecas, gerenciando locação e devolução de livros.

PALAVRA-CHAVE: Bibliotecas. Sistema. Locação e devolução.

ABSTRACT: This project presents a research related to the analysis and design of systems, some of its methodologies and tools, used in the process of developing a system of control of libraries, managing leasing and return of books.

CAMPITELI, Marcos Vinicius Santos; OLIVEIRA, Alex Pedroso de; SENA, Diego Henrique Alcântara. Projeto do sistema para bibliotecas Andrômeda - SAND. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,22 MB.

RESUMO: O Projeto do Sistema para Bibliotecas (Sistema Andrômeda - SAND) é voltado para o desenvolvimento das telas do sistema, a interface do produto final. Desta forma, desenvolvemos um protótipo das telas para apresentação e a validação do cliente.

PALAVRA-CHAVE: Bibliotecas. Sistema. Locação e devolução.

ABSTRACT: The System for Libraries Project (Andromed System - SAND) is aimed at the development of the system screens, the interface of the final product. In this way, we developed a prototype of the screens for presentation and validation of the client.

CARMO, Eduardo Seidi Hiraoka do et al. Projeto de sistema para clínica de oftalmologia. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 428,86 KB.

RESUMO: O projeto visa a atender uma clínica de oftalmologia de médio porte e agilizar a rotina dos funcionários que trabalham nela por meio de informações em tempo real e melhorar o atendimento e agilidade nas consultas para qualquer paciente. O projeto deve realizar a manutenção de agendamentos. Sempre que um agendamento for criado, será feito o controle se foi realizado o serviço através de informações como "Agendamento ativo" ou "Agendamento desativado". Se o "Agendamento" estiver desativado, o paciente cancelou seu agendamento e a consulta não foi realizada, caso contrário, a consulta estará para ser realizada na data agendada. Somente a secretária terá acesso ao cancelamento de agendamentos, visto que na agenda do médico, só aparecerá agendamentos em que já foi pago o serviço. O serviço é pago antes de entrar na consulta com o médico. Será possível por meio do sistema, realizar cadastros de pacientes que não possuam cadastro na clínica. Não é possível realizar a remoção de registros de pacientes e nem alterá-los. Para excluir ou alterar os registros, somente com o usuário administrador do banco de dados. Na tela do médico, além de mostrar as consultas que o médico atenderá no dia, ao selecionar a consulta na agenda do médico, é possível receitar medicamentos, evitando assim possíveis erros na prescrição de um medicamento, descrever aquela consulta ou diagnóstico do paciente, ver o histórico do paciente (se ele já foi atendido na clínica), demonstrando dados como a data que ele foi atendido, o médico que o atendeu, o horário, os medicamentos receitados e a descrição da consulta/diagnóstico.

PALAVRA-CHAVE: Clinica de Oftalmologia. Atendimento e agilidade. Software.

ABSTRACT: The project aims to attend a mid-sized ophthalmology clinic and streamline the routine of the employees who work in it through real-time information and improve the care and agility in the consultations for any patient. The project must perform scheduling maintenance. Whenever a schedule is created, it will be checked whether the service has been performed through information such as "Active schedule" or "Scheduling off". If the "Scheduling" is disabled, the patient has canceled his / her schedule and the query has not been performed, otherwise the appointment will be performed on the scheduled date. Only the secretary will have access to the cancellation of schedules, since in the doctor's calendar, only appointments will appear where the service has already been paid. The service is paid before entering the consultation with the doctor. It will be possible through the system, to make registrations of patients who do not have a registry in the clinic. It is not possible to remove or change patient records. To delete or change records, only the database administrator user. On the doctor's screen, besides showing the appointments that the doctor will attend on the day, when selecting the appointment in the doctor's diary, it is possible to prescribe medications, thus avoiding possible errors in the prescription of a medication, to describe that consultation or diagnosis of the patient, to see the history of the patient (if he / she has already been treated in the clinic), showing data such as the date he was treated, the attending physician, the schedule, the prescribed medication and the description of the consultation / diagnosis.

CARMO, Eduardo Seidi Hiraoka do; JAIMES, Rosalia Viviana Martinez; SANTOS, Morgana Pimentel. Projeto de cabeamento estruturado. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 1,57 MB.

RESUMO: Este projeto tem como objetivo criar um modelo de cabeamento, considerando o uso de tecnologias padrão do mercado, que se adequem melhor ao porte da empresa, apresentando o melhor custo-benefício nos produtos utilizados, garantindo a segurança e integridade das informações, auxiliando o crescimento da empresa. A proposta é a criação do projeto de rede local, a interligação entre as máquinas clientes e os servidores, restringindo acesso à rede por função/time, fornecimento dos equipamentos e materiais necessários para funcionamento da rede.

PALAVRA-CHAVE: Modelo de cabeamento. Servidores. Rede.

ABSTRACT: This project aims to create a cabling model, considering the use of standard technologies of the market, which are better suited to the size of the company, presenting the best cost-benefit in the products used, guaranteeing the security and integrity of the information, aiding the growth from the company. The proposal is the creation of the local network project, the interconnection between the client machines and the servers, restricting access to the network by function / time, supply of equipment and materials required for network operation.

CASALI, Cesar Vinicius Pereira; SOUSA FILHO, José Nilton Silveira de. SUSP - Sistema Único de Saúde Particular. Orient. Keity Yamamoto. São Paulo: FATEC-FOC, 2017. Monografia Digital. il., color. 602,80 KB.

RESUMO: O atual trabalho tem como principal finalidade o desenvolvimento de um Banco de Dados relacional de uma unidade Básica de Saúde, a fim de otimizar todo o processo de atendimento e organização da mesma. Nesse módulo, temos como prioridade documentar determinados modelos de banco de dados (MER e DER), cujo o principal objetivo é organizar as informações do projeto desenvolvido. Após a modelagem, será iniciada a codificação do modelo físico do banco de dados na ferramenta SQL Server Express 2016.

PALAVRA-CHAVE: Sistema único de saúde particular - SUSP. AMA. Banco de dados.

ABSTRACT: The main purpose of the present work is the development of a relational database of a Basic Health Unit, in order to optimize the entire service process and organization of the same. In this module, we have as a priority to document certain database models (MER and DER), whose main objective is to organize the information of the developed project. After the modeling, the physical model of the database will be encoded in the SQL Server Express 2016 tool.

CASTRO, Diego et al. Easy estate agent. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 684,07 KB.

RESUMO: Este documento especifica toda a implementação do Easy Estate Agent (EEA), sistema desenvolvido para imobiliárias se organizarem de forma mais fácil e prática, trazendo assim um conceito de mais credibilidade na hora de saber qual cliente é de qual corretor e etc. O documento descreve os casos de uso de uma ferramenta que servirá para gerenciar alguns processos de uma imobiliária como: cadastro de imóveis, cadastro de agendamentos, cadastro de clientes, cadastro de corretores, cadastro de permissões e perfis de usuários e cadastro de imagens. O E.E.A é opensource e qualquer imobiliária pode usar sem custo algum, obedecendo os termos de privacidade e termos de uso do mesmo.

PALAVRA-CHAVE: Imobiliária. Praticidade. Opensource.

ABSTRACT: This document specifies the entire implementation of the Easy Estate Agent (EEA), a system developed for real estate agents to organize themselves in an easier and practical way, thus bringing a concept of more credibility when it comes to knowing which client is a broker and so on. The document describes the use cases of a tool that will be used to manage some processes of a real estate such as: real estate registration, scheduling of records, customer registration, registration of brokers, registration of permissions and profiles of users and registration of images. E.E.A is opensource and any real estate agent may use without charge, subject to the terms of privacy and terms of use thereof.

CASTRO, Diego; MOURA, Leonardo de; NETO, Manacés. Projeto de cabeamento estruturado. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 1,37 MB.

RESUMO: O constante crescimento e desenvolvimento organizacional da empresa, gerou a necessidade de uma nova infraestrutura para o trafego de dados e voz em um prédio novo que se integre com a plataforma de rede legada e também esteja desenhada para suportar um crescimento das necessidades operacional e administrativas nos próximos 60 meses, sem ter impactos negativos na performance do negócio, solução proposta vai ao encontro da tendência de crescimento do número de pontos de rede tais como: estação de trabalho, impressoras, telefone IP, ponto de acesso wireless.

PALAVRA-CHAVE: Tráfego de dados. Modelo de cabeamento. Rede.

ABSTRACT: The constant growth and organizational development of the company has generated the need for a new infrastructure for data and voice traffic in a new building that integrates with the legacy network platform and is also designed to support increased operational and administrative needs in next 60 months, without having a negative impact on the performance of the business, proposed solution meets the growing trend of the number of network points such as: workstation, printers, IP phone, wireless access point.

CELOTO, Caique Pereira de Souza; GOMES, Rafael. Sistema panificadora virtual - PV. Orient. Keity Yamamoto. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,60 MB.

RESUMO: Este trabalho apresenta o projeto do Sistema Panificadora Virtual - PV, cujo objetivo é realizar o controle de comandas, vendas, estoque e funcionários, dentro de uma panificadora, bem como organizar sua documentação, o que compreende o Documento de Visão, a Especificação dos Requisitos, os Diagramas de Casos de Uso e de Classes, além da captura das telas do protótipo.

PALAVRA-CHAVE: Base de dados. Controle de vendas. Software.

ABSTRACT: This paper presents the project of the Virtual Panificadora System - PV, whose objective is to perform the control of commands, sales, inventory and employees, inside a bakery, as well as to organize its documentation, which includes Vision Document, Requirements Specification , the Use-Case and Class Diagrams, and the screenshot of the prototype.

CHAVES, Wagner et al. Projeto do sistema Speed Parking - SP. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,13 MB.

RESUMO: Neste trabalho apresentamos o efeito de aplicação, documentação relativa ao sistema SPEED PARKING, um aplicativo mobile de localização de estacionamento de veículos em tempo real, mostrando vagas disponíveis ao seu redor, disponibilidades de pagamento, e versatilidade de preço.

PALAVRA-CHAVE: Speed parking. Projeto mobile. Estacionamento. Aplicativos.

ABSTRACT: In this work we present the effect of application, documentation related to the SPEED PARKING system, a mobile application of parking location of vehicles in real time, showing available places around, availability of payment, and price versatility.

FIORITTI, Carolina Leme; MARQUES, Sergio Luís Pinheiro; MARTINS, Lisleny Projeto do sistema Speed Parking - SP. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,30 MB.

RESUMO: Neste trabalho apresentamos o sistema SPPED PARKING, um aplicativo mobile de localização de estacionamentos de veículo em tempo real. Mostrando vagas disponíveis ao seu redor, opções de pagamento e preços.

PALAVRA-CHAVE: Speed parking. Projeto mobile. Estacionamento. Aplicativos.

ABSTRACT: In this work we present the SPPED PARKING system, a real-time vehicle parking location application. Showing available vacancies around you, payment options and prices.

GONÇALVES, Thiago da Silva; JESUS, Emerson Pereira de; MIYAJI, Fernando Takeo. Projeto de cabeamento estruturado. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 1.005,06 KB.

RESUMO: Este documento apresenta um projeto para a Empresa EmFeTh que começou a crescer e ampliar horizontes e para que o processo ocorra de forma correta foi preciso criar uma solução que não tenha grande impacto negativo. Será apresentado no projeto a reestruturação de infraestrutura de rede para tráfego de dados, voz, vídeo e armazenamento de arquivos, buscando maior organização, agilidade, flexibilidade, integração e qualidade no desempenho de rede. Orçamentos e tipos de redes também estão presentes, focando na melhor utilização proposta para a empresa.

PALAVRA-CHAVE: Reestruturação; Rede; Organização; Flexibilidade; Desempenho.

ABSTRACT: This document presents a project for the Company EmFeTh that began to grow and expand horizons and for the process to occur correctly it was necessary to create a solution that does not have much negative impact. Will be presented in the project network infrastructure restructuring for data traffic, voice, video and file storage, seeking greater organization agility, flexibility, integration and quality in network performance. Budgets and types of networks are also present, focusing on better use proposed for the company.

KAFKA, Carlos Henrique da Silva et al. Sistema Sistime. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,77 MB.

RESUMO: O SisTime tem como principal objetivo calcular o salário dos funcionários com base no seu tempo de trabalho, durante o mês, utilizando como base de cálculo, as horas trabalhadas e o valor por hora. As horas trabalhadas são calculadas por entrega realizada, para cada entrega a hora é contabilizada e somada. O valor por hora é fixo e multiplicado pela hora trabalhada.

PALAVRA-CHAVE: Modelagem da base de dados. Controle de horas. Sistime.

ABSTRACT: SisTime's main objective is to calculate the salary of employees based on their working time, during the month, using as basis of calculation, hours worked and hourly value. The hours worked are calculated by delivery performed, for each delivery the time is accounted for and added together. The hourly amount is fixed and multiplied by the hour worked.

KAFKA, Carlos Henrique da Silva et al. Sistema Sistime. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2017. Monografia Digital. il., color. 320,35 KB.

RESUMO: O trabalho tem a finalidade de apresentar um projeto de modelagem da base de dados, de um sistema para controle de horas de motoboys, contendo sua descrição, requisitos, projeto do banco de dados, scripts de carga, consultas e documentação. O SisTime é um sistema que tem como principal objetivo, calcular o salário dos motoboys, com base no seu tempo de trabalho, mensal, utilizando como base de cálculo, as horas trabalhadas para cada entrega realizada.

PALAVRA-CHAVE: Modelagem da base de dados. Controle de horas. Sistime.

ABSTRACT: The purpose of this work is to present a database modeling project, a system for controlling motoboys hours, containing its description, requirements, database design, load scripts, queries and documentation. SisTime is a system whose main objective is to calculate the salary of motoboys, based on their monthly working time, using as calculation basis the hours worked for each delivery performed.

KAFKA, Carlos Henrique da Silva; RIBEIRO, Manoela Alves; SILVA, Alex Gonçalves da. Sistema Sistime. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2016. Monografia Digital. il., color. 1,10 MB.

RESUMO: Este trabalho apresenta uma pesquisa relativa à análise e projeto de sistemas, algumas de suas metodologias e ferramentas empregadas no processo de desenvolvimento de software. Apresentamos alguns modelos de processos mais conhecidos como: Modelo Clássico (Cascata), Modelo Espiral, Prototipação e RUP. Para efeito de aplicação, este trabalho, também, mostra a documentação relativa ao Sistema SisTime - ST, destinado a realizar o controle de horas trabalhadas de motoboys. O objetivo é facilitar o controle de horas trabalhadas, de forma que o salário seja contabilizado por meio do cálculo do banco de horas.

PALAVRA-CHAVE: Modelagem da base de dados. Controle de horas. Sistime.

ABSTRACT: This work presents a research related to the analysis and design of systems, some of its methodologies and tools used in the software development process. We present some models of better known processes like: Classic Model (Cascade), Spiral Model, Prototyping and RUP. For the purpose of application, this work also shows the documentation related to the SisTime - ST System, designed to control the hours worked of motoboys. The objective is to facilitate the control of hours worked, so that the salary is accounted for by calculating the time bank.

LIMA, Laís de et al. Aluno integrado - AI. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 2,55 MB.

RESUMO: Este documento apresenta o projeto Web Aluno Integrado - AI, sendo este um acompanhamento acadêmico, onde sua finalidade é disponibilizar acesso aos dados (curso, grade e notas, vide Requisitos Funcionais) de alunos matriculados em uma Instituição de ensino superior, proporcionando facilidade e agilidade no processo de consulta deste. O documento descreve os casos de uso de um acompanhamento acadêmico, permitindo professores apenas consultar as turmas e componentes curriculares onde estes estão vinculados, através de um perfil de acesso específico. Assim como os alunos poderão consultar os dados deste em relação ao curso, componentes curriculares, módulo, categoria e grade, além da média das notas por componente curricular. O projeto mencionado possibilitará o acesso de alunos e professores em computadores com conexão a internet para visualização do desempenho acadêmico dos alunos. O projeto Web apresentado neste documento permite acesso a um Portal de consultas a partir de um cadastro de perfil de acesso com as devidas permissões. Este é vinculado ao projeto de plataforma local - Sistema Aluno Integrado.

PALAVRA-CHAVE: Projeto web. Facilidade e agilidade. Portal de consultas.

ABSTRACT: This document presents the Integrated Student Web - AI project, which is an academic follow-up, where its purpose is to provide access to data (course, grade and grades, see Functional Requirements) of students enrolled in an Institution of higher education, providing ease and agility consultation process. The document describes the cases of use of an academic follow-up, allowing teachers only to consult the classes and curricular components where they are linked, through a specific access profile. As well as the students will be able to consult the data of this in relation to the course, curricular components, module, category and grid, besides the average of the notes by curricular component. The mentioned project will allow the access of students and teachers in computers with Internet connection to visualize the academic performance of the students. The Web project presented in this document allows access to a Query Portal from an access profile registry with the appropriate permissions. This is linked to the local platform project - Integrated Student System.

LIMA, Laís de; SANTOS, Railany Oliveira; SOUZA, Lucas Silva de. Projeto de cabeamento estruturado. Orient. Gerson RISSETTI. São Paulo: FATEC-FOC, 2015. il. color., 1,35 MB.

RESUMO: Este projeto prevê a criação de um modelo de cabeamento para um prédio comercial de dois andares, considerando o uso das tecnologias padrão do mercado, a melhor relação de custo e benefício, segurança e crescimento da empresa. Contempla-se, nesta proposta, a criação do projeto de rede local (LAN), a interligação com os servidores locais: de arquivos, aplicações, bancos de dados, acesso à Internet; a especificação dos equipamentos e materiais necessários. O nosso objetivo é a apresentação de uma proposta técnica e comercial que atenda às necessidades do contratante, demonstrando um sistema de comunicação, baseado em uma rede privada gerenciável, de alta velocidade, para satisfazer os processos de desenvolvimento da empresa.

PALAVRA-CHAVE: Tecnologia de Software. Tecnologia da informação. Modelo de cabeamento.

ABSTRACT: This project provides for the creation of a cabling model for a two-story commercial building, considering the use of standard market technologies, the best cost-benefit ratio, security and growth of the company. This proposal includes the creation of the local area network (LAN) project, the interconnection with local servers: files, applications, databases, Internet access; the specification of the necessary equipment and materials. Our objective is to present a technical and commercial proposal that meets the needs of the contractor, demonstrating a communication system, based on a private network, manageable, high speed, to satisfy the development processes of the company.

PEDROSA, Luiz Paulo; PILOTO, Breno Chaves; SANTOS, Renato Luiz Pacheco. Concessionária de carros. Orient. Keity Yamamoto. São Paulo: FATEC-FOC, 2017. il. color., 294,77 KB.

RESUMO: O trabalho de conclusão de modulo (TCM) tem, como finalidade, colocar em pratica os conteúdos desenvolvidos, em sala de aula, ao decorrer do módulo. No que se refere à disciplina Banco de Dados o aluno desenvolve, o modelo conceitual, lógico e físico bem como, relacionamentos de entidades, restrições, álgebra relacional, feitas na linguagem SQL. É proposto ao aluno utilizar de seu conhecimento para desenvolver um modelo de banco de dados no qual armazene informações de grau relevante. O banco de dados a ser desenvolvido tem como objetivo as atividades de uma concessionária de veículos, envolvendo a venda de veículos. As funcionalidades do sistema são: cadastro de veículos, clientes, colaboradores, consulta e lançamento de vendas, não realizando serviço de assistência técnica, seguro ou venda de acessórios.

PALAVRA-CHAVE: Banco de dados. Concessionária de carros. Projeto.

ABSTRACT: The module completion work (TCM) aims to put into practice the contents developed in the classroom during the course of the module. With regard to the Database discipline the student develops the conceptual, logical and physical model as well as, entity relationships, constraints, relational algebra, made in the SQL language. It is proposed that students use their knowledge to develop a database model in which to store information of relevant degree. The database to be developed is aimed at the activities of a vehicle dealership, involving the sale of vehicles. The system features are: registration of vehicles, customers, employees, consultation and sales launch, not performing technical assistance service, insurance or sale of accessories.

Voltar

Grupo Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000
Unidade Angélica: Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP - Brasil - Tel.: (11) 3825-8344