O processo de gestão passou a ser fator crítico ao êxito de um negócio. A competitividade estratégica é alcançada quando a organização hospitalar desenvolve e explora uma vantagem competitiva sustentada e, no momento, a capacidade gerencial é fator preponderante. Esse tipo de vantagem traz como expectativa a obtenção de resultados acima da média, isto é, retornos que ultrapassam aquilo que um investidor esperaria de outros investimentos com taxa de risco semelhante.
Sendo assim, o curso possibilita compreensão e conhecimentos valiosos a todos aqueles empenhados em aperfeiçoar o potencial gerencial no âmbito empresarial. Uma vez que, o emprego adequado das competências pessoais e profissionais, aumenta a probabilidade de a organização hospitalar levar em bom termo o seu processo crescimento e desenvolvimento. Portanto, a prática adequada da gestão administrativa permitirá desenvolver competências que contribuirão significativamente para o sucesso empresarial.
Portanto, o curso tem por objetivos:
• Promover o planejamento, estruturação e controle dos processos administrativos–gerenciais em organizações hospitalares; • Desenvolver competências profissionais, necessárias à maximização dos recursos empregados, a busca de soluções integradas e o alcance dos objetivos empresariais; • Contribuir para o aprimoramento das atividades de planejamento, organização e controle dos serviços de saúde; • Apresentar as ferramentas contemporâneas, que favoreçam o aumento da qualidade, da produtividade e da qualidade empresarial; • Apresentar técnicas modernas de gestão administrativa que estimulem, promovam e conduzam às mudanças e à evolução das lideranças, das pessoas e das relações de trabalho; • Promover a valorização humana, no desenvolvimento profissional e no emprego do capital intelectual como vantagem competitiva; • Contribuir para a formalização de políticas, diretrizes e práticas relacionadas à gestão de organizações hospitalares; • Contribuir para um maior desempenho organizacional no que se refere às perspectivas financeiras, mercadológicas e processos internos, através da geração de valor agregado aos negócios.
O curso busca desenvolver e aprimorar em seus participantes as competências profissionais requeridas para os novos tempos, baseadas em uma visão integrada que favoreça a atuação conjunta dos diversos profissionais que atuam nas mais diferentes áreas da organização hospitalar, além de ampliar de maneira sintomática a capacidade de analisar, compreender e implementar uma prática administrativa que possa contribuir significativamente para o seu sucesso, além do bem estar e da saúde da sociedade. Profissionais graduados em curso superior (Administração, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Direito, entre outros) que exercem ou pretendem exercer funções gerenciais em organizações hospitalares ou que buscam desenvolver e aperfeiçoar suas competências, com vistas à condução de unidades de negócios próprios ou obter melhor desempenho de suas funções voltadas à consecução dos resultados organizacionais, bem como, impulsionar sua carreira e melhorar seu posicionamento profissional. O curso contempla a seguinte grade curricular:
• Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) e Logística; • Contabilidade Gerencial e Análise de Resultados; • Custos e Formação de Preço; • Empreendedorismo e Inovação Empresarial; • Epidemiologia e Controle de Infecção; • Finanças Corporativas e Investimentos; • Fundamentos de Economia e Análise Econômica; • Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis; • Governança Corporativa e Sustentabilidade; • Legislação em Saúde e Complaince; • Liderança e Desenvolvimento de Equipes; • Marketing e Posicionamento de Mercado; • Planejamento e Gestão Estratégica; • Qualidade e Acreditação em Saúde; • Serviços de Apoio Clínico e Técnico; • Sistemas e Financiamento da Saúde; • Tecnologia da Informação e Transformação Digital.
O curso é desenvolvido com módulos estanques e independentes de 22 (vinte e duas) horas cada, sendo 4 (quatro) de atividades complementares, permitindo novos ingressos a qualquer momento.
Conforme resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais obrigatório. Entretanto, caso o aluno tenha interesse, opcionalmente, poderá contratá–lo. Após a contratação, será apresentado ao aluno a proposta de trabalho (projeto aplicado, relato tecnológico ou plano de negócio), bem como designado um orientador individual. A duração prevista para o seu desenvolvimento é de 3 (três) meses e, ao final, o aluno deverá apresentar um trabalho escrito. Ao final do curso espera-se que o egresso tenha desenvolvido competências que lhe permita: • contribuir para que a organização hospitalar atinja suas metas, objetivos e realizar sua missão; • proporcionar maior competitividade à organização hospitalar através do emprego das habilidades e competências da força de trabalho; • proporcionar à organização hospitalar pessoas altamente qualificadas e motivadas necessárias à realização das atividades estratégicas, táticas e operacionais; • criar condições para aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; • estruturar o trabalho e o seu ambiente no sentido de satisfazer às necessidades das pessoas e tornar a organização hospitalar um local desejável e atraente; • administrar e impulsionar as mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas, que devem ser empregadas para garantir a sobrevivência da organização hospitalar; • contribuir para a manutenção de políticas éticas e de comportamento socialmente responsável relacionadas com a gestão da organização hospitalar. Mercado de Trabalho [Mais] O curso procura desenvolver competências que possibilitem aprimorar o processo gerencial empregados por diretores, gerentes, profissionais liberais e outros profissionais que tenham aspirações de se tornar um gestor eficiente e eficaz no contexto da organização hospitalar. Neste contexto, o perfil profissional do egresso deverá estar preparado para atuar na iniciativa privada ou entidades públicas em atividades gerenciais, de assessoria ou de consultoria; ou ainda, na gestão de seu próprio negócio (clínicas, laboratórios etc.) visando o pleno desenvolvimento das atividades relacionadas com a organização hospitalar.
Opcoes de oferta e Investimento
Cidade |
Modalidade |
Investimento |
Status |
BELO HORIZONTE - MG | Um Final de Semana por mês | Consulte | Inscrições Abertas - Fora da Sede |
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COORDENACAO
Edison Aurélio da Silva - Mestre Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Graduado em Ciências Administrativas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (FEAO). Exerceu o cargo de Diretor Técnico e de Coordenador do Curso de Administração nas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), de Coordenador do Curso de Ciências Administrativas na Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FACFITO) e de Coordenador do Curso de Administração na Faculdade Alfacastelo. Atualmente, ocupa os cargos de Coordenador da Área de Gestão e Negócios do CPG e de Coordenador Geral das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC). Exerce atividades de docência em cursos de graduação e pós-graduação em diversas Instituições de Ensino Superior. Experiência profissional adquirida em empresas de médio e grande porte nas áreas de Contabilidade, Finanças, Organização & Métodos, Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional ocupando cargos técnicos e gerenciais. Exerce atividade de Consultoria Empresarial em assuntos relacionados com Inteligência de Negócios (Business Intelligence) e Desenvolvimento de Competências Profissionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Pequena e Média Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: administração de empresas, gestão empresarial, gestão de negócios, estratégia empresarial e competências profissionais.
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