As atividades industriais farmacêuticas estão passando por um processo evolutivo muito significante que não estão sendo inseridas nos programas das instituições de ensino. A reforma do ensino Farmacêutico, recentemente introduzida pelo MEC, está privilegiando o ensino de disciplinas orientadas para a prestação de serviços, do tipo Farmácia Clínica. Esta área está consumindo, tanto em farmácias públicas quanto hospitais, a grande maioria dos profissionais que se formam anualmente. De um modo geral, a maioria das Faculdades não oferecem disciplinas que contemplam a qualificação de profissionais para o setor industrial farmacêutico e desenvolvimento tecnológico de medicamentos. Em consequência, os profissionais egressos das Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de outras áreas da Saúde necessitam de um longo período de adaptação para que possam desempenhar eficientemente as funções em diferentes áreas industriais farmacêuticas. Por estas razões, é imprescindível disponibilizar-se cursos de especialização para qualificar profissionais destinados às principais áreas do setor industrial farmacêutico. A qualificação e desenvolvimento de profissionais para a indústria farmacêutica contribuirá para o aumento significativo da eficiência produtiva e do próprio setor industrial farmacêutico brasileiro.
Desenvolver e qualificar profissionais farmacêuticos para as atividades previstas no curso, disponibilizando matérias típicas de atividades industriais farmacêuticas, distribuídas em módulos, com carga horária que caracterizam a titulação de especialistas. É preciso ter diploma do curso superior para se matricular nesta especialização. Poderá haver seleção de candidatos caso haja demanda acima do esperado. •Planejamento, Organização e Administração. •Assuntos Regulatórios I •Pesquisa e desenvolvimento •Operações Industriais I •Operações Industriais II •Sistema Farmacêutico da qualidade I •Sistema Farmacêutico da Qualidade II •Assuntos Regulatórios II •Metodologia do Trabalho Científico •Tecnologia, Inovação e TI •Gestão da cadeia de suprimentos (boas práticas de Distribuição, Transporte e Armazenagem)
O curso terá duração de um ano. É reconhecido pelo MEC, pois apresenta carga horária de 396 horas e será oferecido pelas Faculdades Oswaldo Cruz, suportado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas. O certificado será outorgado pelas FOC, com a chancela do Sindicato Patronal das Indústrias Farmacêuticas - SINDUSFARMA. As Faculdades Oswaldo Cruz são responsáveis pela contratação de docentes qualificados na área objeto do curso, com a participação do SINDUSFARMA. Metodologia de Aula [Mais] O formato é semelhante ao de uma graduação, com aulas, seminários e conferências, mas com maior liberdade e responsabilidade sobre a condução dos estudos. Também são frequentes os trabalhos sobre temas abordados em sala de aula. O curso é presencial e com Atividades Complementares realizadas pelo estudante com práticas de estudos transversais e interdisciplinares, tais como: análise de casos, elaboração de relatórios, resolução de exercícios, leitura de artigos, pesquisa bibliográficas, entre outros que sejam pertinentes ao aprofundamento da sua especialização. Para cada módulo da matriz curricular de 11 horas o estudante deverá cumprir 1 hora de Atividades Complementares (a mesma proporcionalidade deve ser observada para módulos com menor carga horária)
Opcoes de oferta e Investimento
|