O MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde foi desenvolvido para atender a demanda por um curso de especialização que contemple de forma abrangente e detalhada os principais aspectos, funções e processos relacionados as atividades das organizações hospitalares.
Por meio deste curso, o participante estará apto a ocupar posições gerenciais nas diferentes áreas relacionadas à gestão de organizações hospitalares, bem como, contribuir de maneira significativa para estruturação e organização das atividades, estabelecimento de estratégias e diretrizes funcionais, desenvolvimento de programas de qualidade, mitigar riscos nos processos de decisão, entre outros aspectos.
O curso tem por objetivos:
• Promover o planejamento, estruturação e controle dos processos administrativos–gerenciais em organizações hospitalares; • Desenvolver competências profissionais, necessárias à maximização dos recursos empregados, a busca de soluções integradas e o alcance dos objetivos empresariais; • Contribuir para o aprimoramento das atividades de planejamento, organização e controle dos serviços de saúde; • Apresentar as ferramentas contemporâneas, que favoreçam o aumento da qualidade, da produtividade e da qualidade empresarial; • Apresentar técnicas modernas de gestão administrativa que estimulem, promovam e conduzam às mudanças e à evolução das lideranças, das pessoas e das relações de trabalho; • Promover a valorização humana, no desenvolvimento profissional e no emprego do capital intelectual como vantagem competitiva; • Contribuir para a formalização de políticas, diretrizes e práticas relacionadas à gestão de organizações hospitalares; • Contribuir para um maior desempenho organizacional no que se refere às perspectivas financeiras, mercadológicas e processos internos, através da geração de valor agregado aos negócios.
O curso visa proporcionar aos participantes uma melhor adequação ao mercado de trabalho, através do desenvolvimento das seguintes competências:
• Empregar conhecimentos estratégicos, táticos e operacionais necessários para realização, análise e aprimoramento das organizações hospitalares; • Definir e empregar técnicas e processos modernos necessários à realização e aprimoramento das atividades estratégicas, táticas e funcionais; • Promover estudos relacionados a estruturação, alocação, equalização e avaliação dos resultados advindos das decisões adotadas; • Estabelecer diretrizes, políticas, normas e procedimentos necessários à consecução dos objetivos e metas das organizações hospitalares.
Portanto, o curso busca desenvolver e aprimorar em seus participantes as competências profissionais requeridas para os novos tempos, baseadas em uma visão integrada que favoreça a atuação conjunta dos diversos profissionais que atuam nas mais diferentes áreas da organização hospitalar, além de ampliar de maneira sintomática a capacidade de analisar, compreender e implementar uma prática administrativa que possa contribuir significativamente para o seu sucesso, além do bem estar e da saúde da sociedade.
O curso tem por público-alvo profissionais graduados de cursos superiores, que atuam ou pretendam atuar na área hospitalar ou que busquem desenvolver e aperfeiçoar suas competências, com vistas a obter melhor desempenho de suas funções voltadas à consecução de resultados empresariais, bem como impulsionar sua carreira e melhorar seu posicionamento profissional.
O curso, além de oferecer uma base conceitual, possui foco essencialmente prático, que permite aos participantes aplicar as competências adquiridas em ambientes complexos, dinâmicos e globalizados, sendo capazes de:
• Ajudar a organização hospitalar atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão; • Proporcionar maior competitividade à organização hospitalar, através do emprego das competências profissionais da sua força de trabalho; • Proporcionar à organização hospitalar profissionais altamente qualificados e motivados, necessários à realização das atividades estratégicas, táticas e operacionais; • Criar condições para ampliar o processo de auto atualização e a satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; • Estruturar o trabalho e o ambiente no sentido de atender as necessidades, bem como superar as expectativas dos clientes; • Administrar e impulsionar mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas, que devem ser empregadas para garantir a competividade da organização hospitalar; • Contribuir para manutenção de políticas éticas e de comportamento social responsável relacionados com a gestão da organização hospitalar.
Mercado de Trabalho [Mais] O curso visa qualificar/aprimorar o processo gerencial dos participantes que almejam seu o crescimento profissional, aumento da capacidade de trabalho e/ou se aprofundar na área de serviços de organizações hospitalares, com vistas a obter sucesso no mundo corporativo ou, como prestadores de serviços, que necessitam de formação específica para incrementar seus negócios.
Neste contexto, o egresso estará apto para atuar na iniciativa privada ou entidades públicas gerenciais, de assessoria ou de consultoria; ou ainda, na gestão do seu próprio negócio, visando o pleno desenvolvimento das atividades empresariais.
O curso contempla a seguinte grade curricular:
• Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar; • Gestão Contábil e Financeira; • Gestão da Cadeia de Suprimentos (Suppy Chain Management); • Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar; • Gestão de Custos e Orçamentos; • Gestão de Instalações, Hospitalidade e Serviços Hospitalares; • Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais; • Gestão de Programas de Promoção e Prevenção em Saúde; • Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis; • Gestão de Serviços de Apoio Clínico e Técnico; • Governança, Compliance e Ética; • Legislação em Saúde e Direito do Consumidor; • Marketing de Serviços Hospitalares; • Planejamento e Gestão Estratégica; • Sistemas, Políticas e Financiamento de Saúde; • Tecnologia da Informação e Transformação Digital; • Metodologia do Trabalho Científico.
O curso é desenvolvido em módulos estanques e independentes de 22 horas cada, sendo 4 horas de atividades complementares, permitindo assim novos ingressos a qualquer momento. O curso tem carga horária de 374 h/a. Não estão incluídas as horas dedicadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual, dependendo do interesse do aluno, poderá contemplar um plano de negócio ou um projeto aplicado.
O curso possui um corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais com larga experiência acadêmica e profissional, com condições de compartilhar às suas expertises associando a fundamentação teórica com a prática empresarial.
Metodologia de Aula [Mais] Teoria e prática caminham juntas.
O curso está estruturado em dezessete disciplinas, em um modelo de educação diversificado com metodologias presenciais e de campo. Esse formato promove o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem autônoma e em grupo, possibilita o nivelamento de fundamentos e conceitos e viabiliza maior aprofundamento das discussões e ideias entre os participantes.
Durante todo o curso são abordados temas relacionados à gestão de compras e suprimentos, baseados na realidade nacional e internacional, sempre estimulando a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, o que resulta em uma visão ampliada do ambiente de negócios e na criação de uma forte rede de relacionamentos.
No contexto do curso, destacamos as principais metodologias de aulas adotadas:
• Elaboração e apresentação de um projeto aplicado ou plano de negócios; • Emprego de técnicas de metodologias ativas de aprendizagem; • Desenvolvimento de aulas teóricas com material de apoio com questões reais para análise e discussões; • Leitura e análise de textos e exercícios práticos para facilitar a interpretação/retenção do conhecimento; • Realização de encontros/palestras com empresários e executivos para o compartilhamento de experiências; • Pesquisas de campo/bibliográficas com intuito de promover aprofundamento do conhecimento em determinados assuntos.
Diferencial do Curso [Mais] O curso destaca-se por integrar espontaneamente os conhecimentos teóricos e práticos, por meio do emprego de estudo de casos, pesquisas de campo, dinâmica de grupo, entre outras metodologias.
O corpo docente é constituído por profissionais atuantes nas disciplinas que ministram, trazendo para o ambiente acadêmico as atividades, experiências e tecnologias integradas com a realidade de mercado. Além disso, possuem características que permitem aos participantes atendimentos diretos e sem burocracia, criando um vínculo profissional, além do acadêmico.
É oferecido um espaço e-learning, via Central do Aluno, onde são disponibilizados materiais de apoio (slides, textos, exercícios etc.) necessários ao pleno exercício das atividades didático-pedagógicas, bem como, para acesso às faltas e notas finais.
Periodicamente, são realizados workshops abordando temas de interesse geral, visando aprimorar ainda mais as competências profissionais dos participantes.
Coordenador do Curso [Mais] Edison Aurélio da Silva – Mestre
Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/SP) e Bacharel em Ciências Administrativas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (FEAO/SP). Exerceu o cargo de Diretor Técnico, de Coordenador Geral das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) e de Coordenador do Curso de Administração das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC/SP), de Coordenador do Curso de Ciências Administrativas na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (FEAO/SP) e de Coordenador do Curso de Administração na Faculdade Alfacastelo (ALFACASTELO/SP). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador da Área de Gestão e Negócios do Centro de Pós–Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Oswaldo Cruz (CPG/FOC/SP). Exerce atividades de docência em cursos de graduação e pós–graduação em diversas Instituições de Ensino Superior (FOC, UNIP, FATEC, USCS). Experiência profissional adquirida em empresas de médio e grande porte nas áreas de Contabilidade, Finanças, Organização & Métodos, Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e Estratégias Empresariais ocupando cargos técnicos e gerenciais. Exerce atividade de Consultoria Empresarial em assuntos relacionados com Administração Estratégica, Planejamento Estratégico, Design Organizacional, Produtividade Empresarial, Inteligência de Negócios (Business Intelligence) e Desenvolvimento de Competências. Co–autor dos livros: Gestão de Negócios, São Paulo, Editora Saraiva, 2005 e Gestão Organizacional – Descobrindo uma Chave de Sucesso para os Negócios, São Paulo, Editora Saraiva, 2006. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Pequena e Média Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de Empresas, Gestão Empresarial, Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial, Competências Profissionais e Empreendedorismo e Inovação.
Opcoes de oferta e Investimento
Cidade |
Modalidade |
Investimento |
Status |
GOIÂNIA - GO | Um Final de Semana por mês | Consulte | Inscrições Abertas - Fora da Sede | BRASÍLIA - DF | Um Final de Semana por mês | Consulte | Inscrições Abertas - Fora da Sede | BELÉM - PA | Um Final de Semana por mês | Consulte | Inscrições Abertas - Fora da Sede |
|