Química e Meio Ambiente
Tintas: Tecnologia e Aplicações

Projeto elaborado em parceria ESQ/FATEC.

Proposta do Curso
O curso visa oferecer conceitos e conhecimentos atualizados para a formação de um profissional com competência científico-tecnológica e ética para atuar junto aos setores que se utilizam do trato com superfícies tanto em pesquisa como em desenvolvimento de processos tecnológicos de proteção e aspecto. A crescente importância de materiais funcionais; principalmente novos materiais de engenharia no Brasil e no mundo; demanda profissionais com capacidades intensamente multidisciplinares e fundamentados em inovação, capazes de inter-relacionar conhecimentos em diversas áreas de química, de processos e de engenharia de superfícies e tintas.

O curso apresenta um conjunto de disciplinas ministradas por profissionais renomados na área de Tratamento de Superfícies e tintas ; profissionais voltados para aplicações tecnológicas e científicas. O curso objetiva a formação de profissional hábil para entendimento das aplicações tecnológicas com amplitude na área produtiva,na área de pesquisa, de serviços, de desenvolvimento de novos materiais e de inovação com foco nas propriedades de superfície. Durante o transcorrer das aulas são desenvolvidas competências, habilidades e bases tecnológicas que comporão as necessidades do mercado de trabalho na indústria e na área de ensino tecnológico.
Público Alvo
[Mais]
Grade Curricular
[Mais]
Certificação
[Mais]
Documentos necessários para a matrícula
[Mais]
Contato
[Mais]
Regulamentação
[Mais]
Descontos
[Mais]
Informações Gerais
[Mais]

Opções de oferta e Investimento
Não foram encontradas opções de ofertas ativas para esse curso.
COORDENAÇÃO

José Mauro Diniz Oliveira - Doutor
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo; mestre em Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Ciências - Hab Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo.Trabalha nas Faculdades Oswaldo Cruz e . Pro-Técnica Paulista Sociedade Civil Ltda como professor. Experiência em industria Química na área de filmes orgânicos tintas (29 anos) ; Coordenador de curso de graduação (16 anos) e coordenador de pós-graduação ( 4 anos) nas áreas de tecnologia em polímeros e Tintas.

José Valdir Guindalini - Especialista


Marcos Fernandes de Oliveira - Doutor
Doutorado em Engenharia de Materiais pela EscolaPolitécnica da Universidade de São Paulo (2006), especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini (USP), graduação em Química Industrial pela Universidade Guarulhos (1991)e Técnico Químico pelo Ateneu Ruy Brabosa. Trabalha há mais de 23 anos na indústria de tintas. Atua na DuPont do Brasil desde 1988 com desenvolvimento de sistemas de pintura automotivos. Ganhador dos prêmiosABRAFATI/Petrobrás nos anos de 2004 e 2006. Vencedor das edições 2002 e 2003 prêmio ambiental SHE (Safety Health Environment)–DuPont. colaborador da obra Tintas e Vernizes Ciência e Tecnologia –ABRAFATI com capítulos sobre dispersão de pigmentos enegro de fumo,edição 2009. Congressista na ABRAFATI, ABRACO,Universidade Caxias do Sul,UnG,UnicSul,FAAP e com trabalhos publicados na revista European Coatings. Co–Orientador de monografias de Cursos Superiores de Química nas Faculdades Oswaldo Cruz e Faculdades São Bernardo do Campo.

 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química