Curso: Workshop Planej. e Gestão de Projetos em Opera. e Serv.: Metod. Colaborativa

Apresentação
As organizações precisam inovar em processos, produtos e serviços para obter ou manter uma posição vantajosa no mercado. Desta forma, os projetos assumem importância e destaque ao viabilizar mudanças, em que falhar não é uma opção. Mesmo em organizações que aderem aos preceitos do PMbok, manual considerado como referência em melhores práticas em projeto, não há garantias de que serão atingidos os objetivos pelo olhar das partes interessadas e afetadas. Em mais de 2/3 dos casos, os insucessos em projetos decorrem por negligenciar as relações humanas. As organizações carecem de metodologia de planejamento de projetos que utilize uma abordagem de engajamento e envolvimento de diferentes áreas da organização e sejam alinhadas ao conceito “fácil uso”, baseada na eliminação de atividades não agregadoras de valor. Este curso tem como objetivo apresentar e praticar uma metodologia de planejamento de projeto colaborativa baseada em três metodologias de destaque: projeto canvas, easy life canvas e o espelho de jogos. Além de dinâmico, percorre de forma pragmática, simples e aderente a um roteiro gráfico de gestão à vista. Conforme preconiza as técnicas de desenvolvimento enxuto (Lean Design).
Composta em 8 etapas, em que é possível cercar–se de todos os principais artefatos em gestão de projetos. Sua forma intuitiva e lógica permite a participação de pessoas de diferentes áreas e níveis de maturidade profissional. Justificando, portanto, a não exigência de conhecimento técnico prévio em gestão de projetos para participação do curso de metodologia de planejamento colaborativa.

Conteúdo do Curso
– Por que os projetos falham?
– Por que eficazes controles de tempo, de custo e de escopo não são garantias de sucesso?
– Os papéis do Envolvimento e do Engajamento em projetos
– Papéis das Informações e das Tarefas em projetos: Responsabilidade e Controle (os três Fs: Fazer, Fazendo e Feito)
– Atividades de um projeto tipicamente de programação: Objetivo e Estratégia
– Atividades de um projeto tipicamente de preparação e ação em projetos: Recursos, Métodos e Técnicas
– Atividades de um projeto tipicamente de monitoramento em um projeto: Stakeholders, Produto e Resultado

Metodologia
– Aula expositiva
– Estudo de caso
– Construção de planejamento de projetos em sala

Conhecimento Adquiridos do Egresso
Capacitado em reconhecer as principais atividades de um projeto
Competência em conduzir o planejamento de um projeto e definir tarefas e atividades a serem executadas
Habilitado em aplicar a metodologia de planejamento de projetos

Conhecimento Mínimo Necessário
Dirigido a profissionais que atuem como membros ou como líderes de equipe de projetos e que busquem uma nova visão abrangente sobre gestão de projetos. É desejável que o aluno tenha, ou esteja cursando, uma formação superior.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br

Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Área: Negócios
Turno: Noturno
Carga horária: 20 horas
Duração: 1 Semana

Investimento: R$ 420,00

Parcelamento: 2x de R$ 210,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – Segunda a Sexta–Feira – das 19h às 23h. – Datas: a definir
Coordenação
Gilberto Francisco de Oliveira - Mestre
E-mail para o coordenador
Currículo
Mestre em Administração em Gestão de Projetos pela UNINOVE, graduado em Engenharia Mecânica Plena pela FEI, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e Black Belt Six Sigma pela USP. Leciono há mais de dez anos no ensino superior e pós-graduação em disciplinas correlatas à Engenharia de Produção e Administração. Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela ANHEMBI MORUMBI e vivência, com trabalho publicado, em práticas de Metodologias Ativas em sala de aula, com uso de PBL, Sala Invertida e Gamificação. Tenho experiência profissional acumulada em vinte e quatro anos em posição gerencial, coordenação e consultor em empresas nacionais e multinacionais. Como pesquisador da gestão de stakeholders e sucesso de projetos, recebi o prêmio de Melhor Projeto Acadêmico de 2017 no 16° Seminário Internacional de Gestão de Projetos e tenho artigo publicado em Journal, Qualis A1, além de participação em congressos internacionais e publicação em revista do meio.
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