Alunos de Engenharias apresentam trabalhos do Projeto Integrador de Disciplinas
Foto: Prof. Mário Fonseca
Alunos de Engenharias apresentam trabalhos do PID

Os alunos da 1ª série do Ciclo Básico de Engenharia das Faculdades Oswaldo Cruz apresentaram no dia 08 de maio os trabalhos realizados no Projeto Integrador de Disciplinas (PID). A atividade visou conectar as várias disciplinas que compõe a grade para os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos em uma situação da área de Engenharia, neste caso construir um protótipo de embalagem.

“A ideia do PID é trabalhar nos discentes questões como cooperação, aplicação técnica e teórica e, principalmente, fazê–los entender a importância da convergência entre diversas áreas do conhecimento para a prática da Engenharia. Os alunos desenvolveram uma embalagem confeccionada a partir de uma folha A4 dobrável”, explica o coordenador do Ciclo Básico de Engenharia, Prof. Dr. Mário Cesar Daniel da Fonseca.

Na atividade os alunos necessitaram encontrar um corte apropriado para obter através de colagens simples uma caixa que satisfizesse as seguintes exigências:

– sem tampa;
– os lados devem possuir a mesma altura;
– deve possuir o maior volume possível;
– definir uma aplicação para a embalagem, ou seja, propor o que será armazenado na embalagem e sua quantidade (em gramas). Escolher o melhor material a ser utilizado na confecção da embalagem, levando em conta o que se vai armazenar (atenção para a escolha apropriada do material para confeccionar a embalagem).
– considerando o material da embalagem, deve–se ainda definir sua densidade e a massa (em gramas) necessária para a confecção da mesma.

“Estimulamos o trabalho em equipe, que cremos ser fundamental para estimular a cooperação e o esforço coletivo para a resolução de um problema”

O projeto foi desenvolvido em equipes com no mínimo três e no máximo cinco integrantes. “Estimulamos o trabalho em equipe, que cremos ser fundamental para estimular a cooperação e o esforço coletivo para a resolução de um problema”, destaca o professor Mário Fonseca.

Cada turma foi orientada por dois estudantes das séries avançadas (3ª, 4ª ou 5ª séries) das Engenharias. Nessa tutoria, ou mentoring, os tutores auxiliaram as equipes no desenvolvimento do projeto e foram orientados para não fornecerem a solução para o problema do projeto. Aos tutores participantes do projeto, mediante a comprovação de uma participação ativa e de qualidade na orientação das turmas, foram atribuídos bônus acadêmicos através de horas complementares.

“Os discentes foram divididos em grupos em suas turmas na 1ª. série e desenvolveram o trabalho no período entre 06 de abril e 06 de maio, recebendo apoio dos tutores às segundas–feiras. Nesse período tiveram de fazer cálculos, projeções ortogonais, pesquisas fundamentadas em referências confiáveis e conversões de unidade”, explica Mário Fonseca.






  Publicado em: 24/05/2019  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química