Semana da Química traz 19 palestras e 299 dinâmicas de avaliações
Foto: Egidio Oliveira
Semana da Química 2019

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) realizou, de 22 a 26 de abril, a Semana da Química 2019, organizada para os alunos de Química Bacharelado, Química Industrial e Química Licenciatura. O evento ocorreu simultaneamente no Auditório Professor Hirondel Simões Luders, no hall do Auditório do Boulevard e na sala 2208, nos períodos matutino e noturno, e contou com 19 palestras e 299 dinâmicas de avaliações de painéis e seminários elaborados pelos estudantes

“O principal objetivo da Semana da Química é envolver o estudante com o desafio da realização de trabalhos próprios para apresentação, em um evento que tem o formato de um congresso científico. Pretende–se, assim, introduzi–los em uma abordagem prática de produção científica desde a primeira série”, aponta o coordenador dos cursos de Química, Prof. Dr. Guintar Luciano Baugis.

A elaboração do tema abordado nos painéis, bem como o desenvolvimento do assunto nos trabalhos teve suporte e orientação dos professores dos cursos de Química. “Desde a publicação do regulamento à apresentação no evento, os trabalhos foram desenvolvidos desde o início do ano letivo”, explica o professor Guintar.

Seminários em Licenciatura com o tema Ensino da Química

Além da apresentação dos trabalhos na forma de painéis, ocorreram paralelamente a realização dos Seminários em Licenciatura com o tema Ensino da Química. Essa atividade foi coordenada pela Profa Lilian Suzuki, pelos estudantes da quarta série do curso de Licenciatura em Química e teve a colaboração de professores convidados de outras instituições. “Temas atuais foram discutidos, tais como estratégias para a inclusão no ensino em Química”, destaca Guintar.

A avaliação dos painéis foi realizada por um grupo de professores do curso e alunos formandos da quarta série, conforme critério estabelecido em regulamento. Esse critério levou em conta o desenvolvimento do assunto na apresentação e a convergência do trabalho com o conteúdo desenvolvido. As avaliações dão origem à uma nota por trabalho, que compiladas, finalmente, indicaram os trabalhos com as melhores avaliações.

“Na verdade, todos os trabalhos apresentados tiveram um excelente nível, mas o evento tem praxe de destacar alguns no encerramento com a concessão de um certificado de premiação. No caso dos seminários de ensino em química a avaliação dos trabalhos foi coordenada por uma subcomissão dos alunos da quarta série do curso de Licenciatura”, relata o coordenador.

Já as 19 palestras tiveram como prioridade a seleção com assuntos atuais em Química Aplicada, Marketing, desenvolvimento profissional, impactos ambientais e ensino da química. “Tentamos trazer com esses temas assuntos que complementam os conteúdos programáticos dos cursos de Química”, destaca o professor Guintar Luciano Baugis.

















  Publicado em: 09/05/2019  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química