Curso de Cosméticos promove palestra sobre calvície feminina
Foto: Arquivo pessoal
A ex-aluna Edina Lopes ministrou palestra na Oswaldo Cruz

O curso de Cosméticos da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz (FATEC) recebeu, na noite de 25 de março, a palestra da ex–aluna Edina Santos Lopes Guimarães. A atividade ocorreu no Auditório Professor Hirondel Simões Luders e abordou a calvície feminina, além de realizar uma ação social de coleta de lenços para doação para mulheres com câncer.

“O objetivo da palestra é apresentar as diversas formas de calvície feminina. E mostrar o quanto é difícil para uma mulher saudável perder seus cabelos. Assim fazemos uma analogia de uma paciente oncologia, que diante do diagnóstico ainda tem que lidar com a perda dos cabelos, abalando drasticamente sua autoestima e desequilibrando todo o psicológico já tão afetado pela doença”, explica Edina Lopes, que se formou no curso de Cosméticos da FATEC Oswaldo Cruz em 2012.

A palestra abordou as diversas formas de alopecias que acometem as mulheres em todas as idades. Foram apresentadas todas as formas de alopecias: alopecias cicatriciais primárias e secundárias por agentes físicos químicos, infecciosa, induzida por tumores, alopecias não cicatriciais, entre elas o eflúvio anágeno acometido pelos quimioterápicos e a relação do estresse com a queda capilar.

“A calvície feminina é um tema delicado, geralmente negligenciado, evitado mesmo. Nunca foi muito explorado geralmente nos eventos do setor Cosmético, por isso que achamos interessante trazer aos nossos alunos esta reflexão”, analisa o coordenador do curso, Prof. Dr. Jadir Nunes. “Na área Cosmética, especialmente no segmento capilar, busca–se muito evitar a queda de cabelos, isso sim é muito discutido, principalmente nas linhas masculinas. Então entender melhor a fisiologia capilar feminina é uma inovação, é um novo olhar. Agregando a questão social então, ficou muito mais interessante”, completou o docente.

Os alunos do curso de Cosméticos que participaram da palestra doaram lenços para o projeto “Nem toda princesa usa coroa, algumas usam lenços!”, que serão entregues ao Banco de Lenços da Quimioterapia e Beleza. Os lenços serão doados para pacientes oncológicas carentes de todo o Brasil, via Correios, sem custo algum para as pacientes. “Pude sentir durante a palestra que os alunos estavam extremamente interessados no assunto abordado e que o compartilhar do projeto tocou cada um de forma especial”, analisa Edina Lopes.

Atualmente, além do projeto “Nem toda princesa usa coroa, algumas usam lenços!”, Edina Lopes também faz parte do time de palestrantes da TGL, que trata de Assuntos Regulatórios na área Cosmética e também presta assessoria a empresas. “O curso de Cosméticos da FATEC Oswaldo Cruz foi fundamental para a ascensão da minha carreira. Adquiri inúmeros conhecimentos nas diversas áreas que envolvem uma indústria cosmética, desde P&D, Assuntos Regulatórios, Controle de Qualidade, dentre outros. A formação me deixou apta a trabalhar em todos os campos do setor Cosmético”, elogiou.

  Publicado em: 04/04/2019  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química