Curso de Enfermagem conquista quatro estrelas no Guia do Estudante 2018
Foto: Editora Abril
Curso de Enfermagem conquista 4 estrelas no Guia do Estudante

O curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz recebeu a condecoração de quatro estrelas (no máximo de cinco) na avaliação realizada neste ano pela revista Guia do Estudante. A premiação da Editora Abril promove a avaliação anual dos cursos de graduação desde 1984, através do “Prêmio Melhores Universidades”, e tem por objetivo orientar os estudantes que planejam ingressar no ensino superior em cursos de bacharelado e licenciatura.

“Esta premiação para um curso jovem como o nosso, com apenas oito anos de existência e com três turmas formadas, ratifica a vanguarda do projeto pedagógico centrado no aluno, seguindo rigor acadêmico e com metodologia de ensino ativa que resulta em alunos com maior autonomia e senso crítico”, destaca o diretor do curso de Enfermagem, Prof. Dr. Arthur Bittes Júnior. “É o reconhecimento público do sério e dedicado trabalho de todos para conquistar uma formação de profissionais enfermeiros implicados com a cidadania e cuidado à saúde e à ciência da Enfermagem”, acrescenta.

Como ocorre a avaliação do Guia do Estudante?

A análise da Editora Abril para a elaboração do Guia do Estudante utiliza uma pesquisa de opinião realizada com professores e coordenadores de cursos, que respondem a um questionário que contém 15 questões. As perguntas da avaliação são relativas ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.

“Os itens avaliados são informados pela coordenação do curso e em uma plataforma do sistema Abril/Guia do Estudante, que envia estes dados a avaliadores cadastrados em todo país de modo aleatório e estes avaliam e checam as informações prestadas sobre a estrutura de oferta do curso. O sistema ainda se utiliza da nota de avaliação do sistema SINAES/INEP/MEC e dados cadastrados no MEC sobre o curso e corpo docente. As notas passam por um modelo estatístico que gera a avaliação final traduzida em estrelas, que vão de uma a cinco estrelas”, explica Arthur Bittes.

As características do curso de Enfermagem da Oswaldo Cruz

O curso de Enfermagem nas Faculdades Oswaldo Cruz possuiu sua primeira turma ingressando em 2011. Oferecido no período matutino, com a duração de cinco anos, o curso tem seu alicerce no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, humanistas, científicas, éticas e bioéticas necessárias para a formação de profissionais diligentes e cidadãos.

“O curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz é pautado no modelo humanista focado no aluno, no aprender a aprender e na formação das cidadãs, ética e científica. Para executar este projeto e orientados pelas Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de Enfermagem, temos um corpo docente com grande experiência profissional tanto técnica quanto pedagógica. Professores titulados com metrado e doutorado. Somos o único curso que oferece apoio exclusivo psicoemocional ao aluno e programa de mentoria a todos os alunos regida por professores que acompanham e orientam o processo de aprendizagem”, enaltece o diretor do curso.

Os estudantes do curso são incentivados desde o primeiro ano a apresentar trabalhos de pesquisa em congressos nacionais e internacionais. “Nossos alunos têm demonstrado o diferencial da formação competente durante estágios e prática clínica em diferentes serviços de saúde de São Paulo e região metropolitana. Ressalto a dedicação extraordinária do corpo docente que tem uma dedicação e compromisso ímpar com a formação de pessoas e profissionais”, elogia Arthur Bittes.

  Publicado em: 12/12/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química