Trabalhos de alunas de Enfermagem são aprovados em convenção em Cuba
Foto: Egidio Oliveira
Trabalhos de alunas de Enfermagem participarão de convenção cubana

O curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz será representado por três trabalhos de 11 alunas do segundo ano que foram aceitos para participarem da III Convenção Internacional de Saúde Pública de Cuba – Cuba Salud. O evento visa debater a saúde no mundo e ocorrerá de 16 a 20 de abril de 2018, no Palácio de Convenções em Havana, Cuba.

No início do segundo semestre de 2017, na disciplina de Ética e Comunicação na Modernidade, o professor Antônio Marcolino Nascimento propôs à turma a elaboração de um projeto de iniciação científica, com o intuito de escrever um artigo como método de avaliação. O trabalho realizado abriu portas para a apresentação em novembro no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC–SEMESP) e com o auxílio da professora Soraya El Hakim na tradução para o espanhol e adequações nas regras para a participação no evento cubano.

“Ser aceita no congresso de São Paulo já foi uma imensa gratidão. Ser aceita no exterior foi insano. Por serem alunas do primeiro ano sinto uma imensa alegria; vejo todo o esforço que tivemos e penso: ‘valeu muito a pena’. Orgulho, felicidade, ansiedade são palavras que definem minha sensação”, revela a aluna Fernanda Poli Da Silva.

Artigo aborda uso racional das mídias e redes sociais

O trabalho realizado pelas alunas Andreza Beatriz Ellero, Girlane Lima de Almeida, Letícia Carvalho de Lima e Thainan Pereira de Castro, intitulado “Os Benefícios do Uso Racional das Mídias e Redes Sociais na Segunda Infância”, possuiu aproximadamente quatro meses de elaboração e contou com o auxílio do levantamento de artigos publicados que se assemelhavam ao tema.

“O trabalho do grupo aborda os benefícios do uso racional das mídias e redes sociais em especifico à segunda infância, na fase de três a sete anos. O objetivo principal era explanar o uso da internet por crianças, visando à possibilidade de influenciar positivamente em seu desenvolvimento social e cognitivo nesta fase extremamente importante da vida”, explica a aluna Letícia Carvalho de Lima.

Artigo analisa problemas sociais causados pelo ato do Sexting

Já o artigo das alunas Fernanda Poli Da Silva, Giulia Passos Blagitz e Tainaira da Silva Gramalio, intitulado “Possíveis problemas psicossociais decorrentes do Sexting entre jovens, adolescentes e adultos”, aborda desde problemas psicológicos até sociais causados pelo ato do Sexting.

“O Sexting é uma conotação feita ao compartilhamento de conteúdos eróticos e sexuais nas redes sociais entre, principalmente, jovens. Focamos em um aplicativo específico, o SnapChat, e na vida real comentamos sobre escolas e o uso indevido da internet. Os problemas vão desde isolamento e bullying ate perseguição e suicídio”, explica a aluna Fernanda Poli Da Silva.

Pesquisa foca aspectos relacionados ao suicídio na adolescência

Intitulado como “Características Biopsicossociais de Jovens que Cometem Suicídio”, o trabalho das alunas Amanda Interlick de Lima, Ana Caroline Vilela, Ellen Thayane Vilela e Maria Clara Nascimento foi elaborado em aproximadamente cinco meses e a escolha ocorreu em virtude de buscar abordar um tema atual que merece a atenção.

“Com o objetivo de descrever os aspectos relacionados ao suicídio na adolescência, destacando às questões biológicas, sociais e psicológicas que levam os jovens a cometer este ato e alertar a população sobre essas ocorrências, a fim de previnir novos casos e reduzir os índices”, detalha a aluna Maria Clara Nascimento.

  Publicado em: 13/03/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 14/03/2018 20:07:57
1) Parabéns meninas!
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química