Curso de Enfermagem da Oswaldo Cruz realiza aulas práticas integradas
Foto: Arquivo pessoal
Alunos de Enfermagem visitaram o Hospital São Paulo

O curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz realizou, no dia 14 de setembro, aulas práticas integradas direcionadas para os alunos do primeiro ano. A atividade ocorreu nas salas de aula, em laboratórios e também em uma visita técnica ao Hospital São Paulo, possibilitando a união dos temas abordados em três disciplinas: Bioquímica, Bases Biológicas Estruturais e Funcionais e também Processos Invasivos: Infecções e Infestações.

Uma característica do curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz está em trazer disciplinas integradas já no primeiro ano. As disciplinas não ficam restritas a temas segmentados e abordam assuntos ministrados em outras matérias. Com esta particularidade, proporciona para o aluno um ensino em que o conhecimento se complementa a cada disciplina estudada. Outra característica está na interdisciplinaridade, para a contextualização do conhecimento.

A disciplina de Bases Biológicas Estruturais e Funcionais refere–se a composição morfológica do tecido sanguíneo e vasos. Já a disciplina de Processos Invasivos : Infecções e Infestações, os alunos aprendem técnicas de biossegurança e descarte de materiais na área da Saúde, enquanto que na disciplina de Bioquímica aborda a Glicemia e o Colesterol. A atividade integrada possibilitou a união destes temas para serem estudados na prática.

“Normalmente, o conteúdo sobre sangue é administrado, no nível superior, apenas abordando a composição morfológica na disciplina de Histologia. No curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz conseguimos associar esse conteúdo à prática da Enfermagem no processo de coleta, transporte e interpretação dos diagnósticos laboratoriais”, explica o professor Eric Boragan Gugliano, responsável no curso pela disciplina Bases Biológicas Estruturais e Funcionais. “Poder observar um aluno do primeiro ano discutindo sobre os marcadores cardíacos, marcadores tumorais, tipos de anemias, acidose metabólica e síndrome metabólica, é sensacional. Nossos alunos já conseguem discutir casos clínicos no primeiro ano”, ressalta o docente.

Visita técnica ao laboratório do Hospital São Paulo

Após as atividades nas dependências das Faculdades Oswaldo Cruz, as aulas práticas integradas também contou, na mesma data, com uma visita técnica dos estudantes de Enfermagem ao laboratório do Hospital São Paulo. O local atende a todas as especialidades médicas, com capacidade para procedimentos de alta complexidade, e a ida dos alunos teve por objetivo a observação das técnicas de Biossegurança, coleta, transporte e diagnóstico do material biológico.

A atividade permitiu aos estudantes das Faculdades Oswaldo Cruz acompanharem a rotina de coleta do laboratório do hospital, onde são atendidas cerca de 400 pessoas diariamente. Os estudantes também conheceram os setores de triagem, lavagem de materiais, microbiologia, imunobioquímica, urinalise, hematologia e gasometria, realizados no Laboratório Central, localizado no segundo andar do Hospital São Paulo.

O projeto de aulas práticas integradas seguiu 10 passos:

1– Aula teórica e prática sobre as células sanguíneas e vasos (microscopia e macroscopia).

2– Aula teórica e prática sobre normas de biossegurança e descarte de materiais. O aluno tem acesso a NR32 antes da aula prática.

3– Aula prática dada pela professora e enfermeira Estela Mara Nicolau sobre técnicas de lavagens de mão e uso de luvas de procedimento.

4– Aula prática sobre coleta de sangue. O aluno tem acesso, antes da aula, aos manuais de coleta do Ministério da Saúde.

5– Aula teórica e prática sobre transportes e descartes de materiais Biológicos

6– Aula teórica e prática sobre tipos de análises diagnósticas do sangue: Hemograma, Hemocultura, Bioquímica, Imunologia e Gasometria.

7– Visita técnica de observação ao Hospital São Paulo

8– Discussão posterior sobre os apontamentos observados e interação com a professora e enfermeira Andrea Ferraz Coscelli, que aborda a História da Enfermagem e a organização do SUS.

9– Observação de Lâminas de Extensão Sanguínea com algumas patologias.

10– Integração com a disciplina de Bioquímica e Nutrição ministrada pelo professor Antônio Marcolino, sobre as síndromes metabólicas e os diagnósticos laboratoriais.

  Publicado em: 21/10/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química