Estudantes do curso de Farmácia da Oswaldo Cruz criaram em novembro deste ano a Liga Interdisciplinar de Farmácia Clínica – LIFC. Sem fins lucrativos, o projeto tem como objetivo a integração de alunos interessados na área clínica de Farmácia. A Liga conta com o apoio irrestrito da direção do curso de farmácia e tem como objetivo a promoção do ensino, assistência, a atenção farmacêutica, em ações voltadas para a pesquisa, entre outras atividades.
Além de congregar alunos de todos os anos, matriculados no curso de farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz, incluindo veteranos, a liga pretende criar um modelo de coligação que servirá de exemplo para outras áreas.
“Esperamos despertar o interesse de alunos que não estejam envolvidos com a farmácia clínica, para que sejam criadas novas ligas estudantis, como na área industrial, entre outras. Com a liga almejamos estimular o estudo extraclasse, por meio de discussões, que auxiliem na formação de um profissional completo.”, declarou Camila Fiochi Silva, diretora da Liga.
Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz (FCFB), Prof. Dr. Paulo Roberto Miele, “A formação de grupos de estudos conhecidos como liga, sinaliza o envolvimento dos alunos com o projeto pedagógico do curso de Farmácia da FOC. Isto vale dizer que nossos professores estão conseguindo despertar o interesse em áreas do conhecimento do profissional farmacêutico”.
As próximas diretorias executivas e acadêmicas serão eleitas por maioria simples de votos, composta pela metade mais um dos acadêmicos membros no final de cada gestão que tem a duração de um ano.
Os alunos interessados em ingressar no início de cada gestão serão admitidos desde que estejam cursando entre o primeiro e o quinto semestre. Para preencher as vagas relativas à sua série, os estudantes deverão ser submetidos a provas de seleção e entrevistas, realizadas ao final do curso de introdução à LIFC. O número de membros é fixado em 55 acadêmicos, sendo cinco do primeiro semestre, dez do segundo, quinze do terceiro, quinze do quarto e dez do quinto semestre.
A direção atual é composta pelos aluno(a)s:
Diretoria executiva: Camila Fiochi Silva (Presidente), Rafael Duarte Paes (Vice Presidente), Luana Lices Marins Diretora Financeira). Diretoria acadêmica: Carina Cleia Pessotto (Diretora de Projetos), Maria Isabel BerzaghiFrangiotti (Diretora Bioética), Guilherme Silva Julian (Diretor Científico) e Marina Matias Baeta (Diretora de Farmacoterapia).
Coordenação acadêmica: Fabiana Bragança AlbaneseTrotta Coordenadora de Farmacoterapia), Adriana Florentino de Souza Leoni (Coordenadora Científica), Marcelo Polacow Bisson (Coordenador de Projetos), Júlia Maria Martins de Souza (Coordenadora de Bioética).
Supervisão: Profª Marisa Regina de Fátima Veiga.
Preceptora: Catharina Maria Wilma Brandi Niggli.
|