Foto: Arquivo pessoal
Estudantes realizaram visita técnica ao Reservatório Guarapiranga
Visita ao Reservatório Guarapiranga

Os alunos do curso Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Pós–Graduação em Química Ambiental e Engenharia de Controle da Poluição participaram, no dia 06 de abril, de uma atividade prática no Reservatório Guarapiranga. A visita técnica contou com a experiência dos professores Venício Pedro Ribeiro e Renan Lourenço Oliveira Silva, sob a coordenação do Prof. Gilson Alves Quináglia.

Durante as atividades os alunos aprenderam as mais modernas técnicas de coleta de amostras de água e sedimentos, calibração de equipamentos de medição e fizeram medidas no local de importantes ensaios como pH, potencial Redox (EH), temperatura, condutividade, transparência, oxigênio dissolvido, entre outros.

A empresa Clean , que fabrica e comercializa uma completa linha de produtos, equipamentos e tecnologias para o meio–ambiente e segurança ocupacional, gentilmente cedeu para a aula dos alunos do Grupo Oswaldo Cruz a Sonda Multiparamétrica YSI – Modelo ProDSS, além de brindes. Para realizar as atividades, os estudantes contaram também com o apoio logístico do Yatch Clube Paulista que forneceu toda a estrutura necessária para o sucesso das atividades.

Confira abaixo o depoimento dos estudantes sobre a visita técnica:

“A visita na represa de Guarapiranga foi uma ótima oportunidade para nós entendermos mais sobre o trabalho em campo de nossa área. Conhecemos grandes profissionais da área ambiental que nos deram aulas práticas sobre coleta e amostragem e que nos ensinaram sobre os equipamentos utilizados e sua evolução ao longo do tempo”, destaca Mariana Sanchez, aluna de Gestão Ambiental.

“A experiência de coleta e análise de amostra foi enriquecedora. Contamos com a explicação e experiência de profissionais competentes. O fato de colocar em prática o que foi ensinado trouxe um valor maior aos alunos. Outro ponto de destaque foi a possibilidade de interagir com alunos de outros cursos relacionados à área do meio ambiente culminando em uma troca constante de informações”, elogia Giullia Traldi Silva, estudante de Engenharia Ambiental.

“O curso de Química Ambiental e Engenharia de Controle da Poluição apresenta para nós uma ampla diversidade e conhecimento. A aula prática enriquece os conhecimentos adquiridos em sala, além de termos contato com profissionais altamente qualificados que nos oferecem suas experiências do dia a dia. A visita técnica foi responsável por associar a teoria com a prática, compreendendo melhor o conteúdo informado na sala de aula”, aponta aluno Rafael Marques Tavares, da Pós–Graduação Oswaldo Cruz.








Publicado por: Egidio Oliveira  em: 11/04/2019