Foto: Egidio Oliveira
Professor Arthur Bittes concedeu entrevista para o Estadão
Diretor do curso de Enfermagem concede entrevista para o Estadão

O diretor do curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz, Prof. Dr Arthur Bittes Júnior, concedeu entrevista para o jornal “O Estado de São Paulo” explicando as disciplinas relacionadas à Geriatria na formação do enfermeiro. A matéria assinada pela jornalista Ocimara Balmant foi publicada no dia 25 de março, na editoria da área de Educação denominada “.Edu”, e possuiu o título “Geriatria é desafio para profissionais de Saúde”.

A publicação destaca a importância do ensino da Geriatria e Gerontologia na grade curricular da graduação e aponta que essas disciplinas tornaram–se obrigatórias a partir de 2013, em virtude do crescimento de idosos no país. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 20 milhões de idosos, mais do que o dobro do que havia em 1991.

O professor Arthur Bittes Júnior explicou na matéria que o próprio mercado de trabalho aponta a importância do aprendizado de Geriatria nos cursos de Enfermagem. O docente destaca que o curso de Enfermagem da Oswaldo Cruz leva em conta desde o seu lançamento, em 2011, o aumento da longevidade do brasileiro e as consequências na atuação do enfermeiro. Por isso, as disciplinas relacionadas à Geriatria transcorrem todos os semestres, tanto em laboratórios com simulações realísticas quanto nos estágios supervisionados.

“O estudante, quando chega, ainda prefere as áreas de emergência, Unidade de Terapia Intensiva, cirurgias. Mas nós, como escola, temos a missão de sensibilizá–los, até por causa da crescente procura por mão de obra”, declarou Arthur Bittes Júnior, em entrevista para o Estadão.

Para acessar a matéria do jornal “O Estado de São Paulo” na íntegra e a entrevista do professor Arthur Bittes Júnior, clique em Geriatria é desafio para profissionais de Saúde

Leia também:
> Trabalhos de alunas de Enfermagem são aprovados em convenção em Cuba
> Curso de Enfermagem da Oswaldo Cruz realiza aulas práticas integradas
> COREN–SP ministra palestra para alunos do curso de Enfermagem

Publicado por: Egidio Oliveira  em: 13/04/2018