Foto: Andrea Campos
Alunos do curso de Farmácia da Oswaldo Cruz criam Liga Acadêmica
Alunos do curso de Farmácia da Oswaldo Cruz criam Liga Acadêmica

Estudantes do curso de Farmácia da Oswaldo Cruz criaram em novembro deste ano a Liga Interdisciplinar de Farmácia Clínica – LIFC. Sem fins lucrativos, o projeto tem como objetivo a integração de alunos interessados na área clínica de Farmácia. A Liga conta com o apoio irrestrito da direção do curso de farmácia e tem como objetivo a promoção do ensino, assistência, a atenção farmacêutica, em ações voltadas para a pesquisa, entre outras atividades.

Além de congregar alunos de todos os anos, matriculados no curso de farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz, incluindo veteranos, a liga pretende criar um modelo de coligação que servirá de exemplo para outras áreas.

“Esperamos despertar o interesse de alunos que não estejam envolvidos com a farmácia clínica, para que sejam criadas novas ligas estudantis, como na área industrial, entre outras. Com a liga almejamos estimular o estudo extraclasse, por meio de discussões, que auxiliem na formação de um profissional completo.”, declarou Camila Fiochi Silva, diretora da Liga.

Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz (FCFB), Prof. Dr. Paulo Roberto Miele, “A formação de grupos de estudos conhecidos como liga, sinaliza o envolvimento dos alunos com o projeto pedagógico do curso de Farmácia da FOC. Isto vale dizer que nossos professores estão conseguindo despertar o interesse em áreas do conhecimento do profissional farmacêutico”.

As próximas diretorias executivas e acadêmicas serão eleitas por maioria simples de votos, composta pela metade mais um dos acadêmicos membros no final de cada gestão que tem a duração de um ano.

Os alunos interessados em ingressar no início de cada gestão serão admitidos desde que estejam cursando entre o primeiro e o quinto semestre. Para preencher as vagas relativas à sua série, os estudantes deverão ser submetidos a provas de seleção e entrevistas, realizadas ao final do curso de introdução à LIFC. O número de membros é fixado em 55 acadêmicos, sendo cinco do primeiro semestre, dez do segundo, quinze do terceiro, quinze do quarto e dez do quinto semestre.

A direção atual é composta pelos aluno(a)s:

Diretoria executiva: Camila Fiochi Silva (Presidente), Rafael Duarte Paes (Vice Presidente), Luana Lices Marins Diretora Financeira).

Diretoria acadêmica: Carina Cleia Pessotto (Diretora de Projetos), Maria Isabel BerzaghiFrangiotti (Diretora Bioética), Guilherme Silva Julian (Diretor Científico) e Marina Matias Baeta (Diretora de Farmacoterapia).

Coordenação acadêmica: Fabiana Bragança AlbaneseTrotta Coordenadora de Farmacoterapia), Adriana Florentino de Souza Leoni (Coordenadora Científica), Marcelo Polacow Bisson (Coordenador de Projetos), Júlia Maria Martins de Souza (Coordenadora de Bioética).

Supervisão: Profª Marisa Regina de Fátima Veiga.

Preceptora: Catharina Maria Wilma Brandi Niggli.

Publicado por: Ricardo Mirão  em: 12/11/2010