Grupo Oswaldo Cruz: mais de 100 anos de tradição no compromisso com a educação

O Grupo Oswaldo Cruz iniciou sua tradicional trajetória de comprometimento com a educação em 1914, através do Colégio Oswaldo Cruz. Com caráter pioneiro, foi criado em 1956 o curso técnico de Química. A especialização dos químicos representava o primeiro de toda a América Latina, já que as indústrias do setor começavam a se instalar no país, mas não existia mão-de-obra de profissionais qualificados para suprir suas necessidades.

A primeira turma contou com cerca de 60 alunos e, com a instalação das indústrias químicas no Brasil, especialmente em São Paulo, a procura por vagas aumentou, chegando a possuir três mil matriculados. O crescimento da demanda de profissionais especializados fez com que o curso técnico de Química do Oswaldo Cruz fosse responsável por 60% das matrículas de todos os cursos técnicos do país nos anos de 1962 e 1963.

Através da criação de novos cursos e para atender o consequente aumento do número de alunos, foi construído o prédio sediado na Avenida Angélica, com sete andares, onde hoje funcionam os Colégios Integrados Oswaldo Cruz-Pais Leme. Em 1965, inaugura-se a nova unidade, localizado na Rua Brigadeiro Galvão, no bairro da Barra Funda, para abrigar as Faculdades Oswaldo Cruz.

O sucesso do curso técnico trouxe a necessidade de químicos de nível superior na indústria e o Grupo Oswaldo Cruz implantou, em 1967, os cursos para a graduação em Química Industrial e Engenharia Química, fundando a Escola Superior de Química (ESQ). No ano seguinte à criação da ESQ, mostrando o crescimento da instituição de ensino, foram criados os cursos de Química Bacharelado e Licenciatura, ministrados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL).

Utilizando a experiência anterior da Oswaldo Cruz em cursos de Química e Engenharia Química, tradicionais e consolidados na instituição de ensino, as Faculdades Oswaldo Cruz se empenharam na implantação do curso da área de Saúde, com a primeira turma de Farmácia ingressando em 1981.

Em 1992, é criado o Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que oferece cerca de 50 cursos de especialização, além de cursos “in company”, consultorias e programas especiais concebidos, exclusivamente, para atender necessidades específicas de empresas industriais, comerciais e de serviços.

Atualmente, o Grupo Oswaldo Cruz possui seis unidades instaladas em cinquenta mil metros quadrados, abrigando mais de seis mil alunos. A graduação oferece um total de 19 cursos, divididos entre as áreas de Comunicação, Engenharia, Negócios, Química, Saúde e Tecnologias.

Já o Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz possui mais de 40 cursos de lato sensu, distribuídos nas áreas de Educação, Engenharia, Meio Ambiente, Negócios, Química e Saúde. Na unidade da Avenida Angélica é oferecido o Ensino Médio articulado à educação profissional no período matutino. Já no período noturno, são ministrados cursos técnicos modulados.