Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Projeto:
Gerenciamento de Resíduos
  
Foto: Eduardo Govato
Frascos Etiquetados

As Faculdades Oswaldo Cruz, formadoras de profissionais nas áreas de Química, de Engenharia Química, e de Farmácia e Bioquímica, tem se preocupado com a questão ambiental, inclusive, criado o Prêmio Case de Meio Ambiente Oswaldo Cruz, com a participação de grandes indústrias do Estado de São Paulo. Demonstrando seu comprometimento com a questão ambiental e preocupadas em consolidar em seus alunos e professores o comportamento voltado ao Meio Ambiente, as F.O.C. disponibilizou um laboratório com área de 150 metros quadrados, com instalações básicas e profissionais capacitados para implantar o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios.

As atividades nos laboratórios de Bioquímica, Físico–Química, Química Analítica Qualitativa, Quantitativa e Instrumental, Química Inorgânica, Química Geral e Química Orgânica da Faculdades Oswaldo Cruz geram, em suas atividades didáticas e de pesquisa, uma série de resíduos considerados danosos à saúde pública e ao meio ambiente, entre eles encontram–se uma grande variedade de produtos tais como solventes clorados, hidrocarbonetos, ácidos, bases, metais e outros que, quando lançados indiscriminadamente na rede de esgoto, mesmo em baixas concentrações, provocam corrosão nas tubulações, problemas nas estações de tratamento, poluição de águas superficiais e subterrâneas e até acumulação de substâncias tóxicas na cadeia orgânica.
Devido à periculosidade e aos danos ambientais que estes efluentes causam, a presente proposta visa implantar um sistema de coleta dos efluentes gerados em cada laboratório para realizar seu tratamento com vistas à adequação à legislação pertinente ao lançamento dos efluentes, bem como ao reaproveitamento para reutilização nas práticas dos laboratórios.
Para atingir este objetivo foi implantado um sistema de identificação das fontes por meio de questionário distribuído aos professores de cada disciplina, realizando um levantamento dos resíduos gerados em todos os laboratórios das Faculdades Oswaldo Cruz, contendo, quando possível, informações sobre a reciclagem, tratamento ou disposição adequada. A partir deste levantamento foram realizados ensaios para caracterização química e toxicológica dos resíduos, dando subsídios à elaboração de um programa de coleta e segregação para otimização das metodologias de reciclagem e/ou tratamento, realizando controle de qualidade dos produtos reaproveitáveis.

Os procedimentos requeridos para coleta adequada dos resíduos líquidos e sólidos produzidos, bem como os métodos para o tratamento de cada tipo de resíduo gerado serão baseados na bibliografia especializada e, na experiência obtida nos esforços preliminares dos professores e alunos, estabelecidos desde o início do ano 2000.
As informações sobre os resíduos gerados nos diferentes laboratórios, possibilitou a elaboração de procedimentos para segregação, na fonte, dos diferentes resíduos gerados, facilitando o tratamento posterior e a avaliação toxicológica das substâncias utilizadas, incluindo a elaboração de fichas de segurança.

Os resíduos que não são passíveis de tratamento, são armazenados e destinados ao descarte, conforme estipula a legislação vigente. Concomitantemente, foi realizado o estudo dos custos envolvidos nos processos de tratamento e de descarte, considerando–se a economia com a recuperação de reagentes.

O projeto pretendeu também, aumentar a conscientização de professores, alunos e funcionários da Instituição sobre a importância do correto manuseio dos resíduos laboratoriais que redunde na diminuição da geração, do recuperação dos valores contidos no resíduos e até do descarte adequado dos resíduos não reaproveitáveis.




Coordenador do Projeto: Maria Lucila U. deTeves e Alice A. da Matta Chasin
Publicado em: 18/03/2000

Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.