Institucional Graduação Fale conosco
Home Cursos Cursos Fora da Sede Central do Aluno  
   
Manual do Aluno da Pós Graduação
 

Prezado (a) Estudante



É com satisfação que o (a) recebemos como estudante do nosso Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Oswaldo Cruz, integrando a história que estamos construindo há quase 100 anos.

Você, que está dando continuidade aos seus planos profissionais, esteja certo de que o seu sonho é parte de nossas metas e que estaremos trabalhando para enriquecer, ainda mais, o seu currículo.

Será um período de convívio e troca de experiências com profissionais do mercado e desenvolvimento de sua empregabilidade.

Uma equipe empenhada está à sua disposição para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e, sobretudo, acatar idéias que contribuam com o engrandecimento da escola e da sua vida profissional.

Obrigado por escolher a nossa Instituição, que tem como missão promover o desenvolvimento de valores e atitudes positivas frente à realidade social, política e cultural do país.

Boas aulas!



Prof. Oduvaldo Cardoso
Diretor do CPG
Faculdades Oswaldo Cruz





Grupo Oswaldo Cruz

É uma das mais tradicionais Instituições de Ensino de São Paulo, fundada em 1914, cujo nome é uma homenagem ao trabalho edificante do ilustre sanitarista e um dos mais renomados cientistas brasileiros.

Foi o Prof. Oswaldo Quirino Simões quem criou e instalou, em 1.956, a Escola Normal e a Escola Técnica Oswaldo Cruz com o Curso Técnico em Química, sendo um dos primeiros da América do Sul.

Vencidos os percalços de uma dinâmica e compensadora atuação nas áreas dos antigos ensinos primário, secundário e técnico, sendo reconhecido seu esforço nos empreendimentos a que se lançou com entusiasmo, sentiu-se o Professor Quirino estimulado a ampliar o alcance da Instituição. Decidiu, então, empreender uma de suas mais arrojadas iniciativas: a de instalar, em São Paulo, a Escola Superior de Química, a fim de propiciar aos egressos de Cursos Técnicos de Química o prosseguimento de seus estudos em nível superior.

Nesse contexto, em 1966, foi instalado o Curso de Química Industrial, originando, assim, a Escola Superior de Química. Em 1969, foram instalados o de Engenharia Química e os de Licenciatura e Bacharelado em Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras.

Em 1974, foi criada e instalada a Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis, constituída pelos Cursos de Administração, Contabilidade e Economia.

Em 1981, foi criada a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas, hoje considerada a melhor do país dentre as instituições de ensino particular.

Em 1992, foi instalado o Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que vem mantendo diversos cursos ministrados em sua sede e em diversas localidades brasileiras, concebidos para atender à demanda de profissionais especializados nas Áreas da Educação; Engenharias; Meio Ambiente; Química; Gestão/Negócios e Saúde.

Em 2000, o Grupo “Oswaldo Cruz” incorporou as Faculdades Integradas Interamericanas (FAITER) com os cursos nas áreas de Comunicação Social e Desenho Industrial e, em 2001, foi criado o Curso de Engenharia Ambiental, bem como a Faculdade de Tecnologia e, no ano seguinte, o de Engenharia de Produção Química. Para culminar esse desenvolvimento educacional, em 2003, foi instalado o Instituto Superior de Educação (ISE).

Assim, percorridos 99 anos no cenário educacional, comprovando a seriedade, integridade, qualidade dos serviços prestados à educação brasileira, faz do Grupo Oswaldo Cruz uma das mais tradicionais Instituições de Ensino do Estado de São Paulo. Essa tradição não se registra, apenas, por um logotipo, mas tornou-se um brasão da educação brasileira. O seu lema “Não esmorecer para não desmerecer” traduz em sua plenitude o espírito empreendedor educacional de seu fundador.

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO (CPG)

Criado em 1992, oferece mais de 50 cursos entre especialização, aperfeiçoamento e extensão, além de consultorias e programas especiais concebidos exclusivamente para atender às necessidades específicas de empresas industriais, comerciais e de serviços, nas áreas de educação, engenharia, gestão, meio ambiente, química e saúde. Tudo está sendo feito para que o Grupo Educacional Oswaldo Cruz se projete ainda mais no cenário da educação nacional, concretizando os sonhos de seu grande fundador, o prof. Oswaldo Quirino, e de todos os que se empenham em dar continuidade e permanência a uma obra destinada a contribuir, decisivamente, para a formação de grandes profissionais e para a consolidação do desenvolvimento brasileiro.

Credenciamento / Autorização

As Faculdades Oswaldo Cruz, por meio do Processo e-MEC 20071406 de solicitação de recredenciamento junto ao INEP/MEC, confere-lhes a autorização de continuar oferecendo seus cursos de Graduação e de Pós-Graduação, em nível de lato sensu, Especialização e Master Business Administration (MBA), vinculados aos de graduação, conforme preconiza o Parecer CNE/CES Nº 263/2006, homologado em 21/5/2007 e a Resolução CNE/CES Nº 1 de 08/06/2007.

Parcerias com as Faculdades Oswaldo Cruz

O CPG atende pedidos de pesquisa de demanda em diversas cidades do país por meio de parcerias com pessoas físicas, entidades de classe, sindicatos, escolas e associações em geral, que identificam as demandas por Cursos de Especialização.

Todo o processo administrativo-pedagógico é realizado pelas Faculdades Oswaldo Cruz, tais como a contratação e supervisão de coordenadores e professores, que são os mesmos que ministram os cursos na sede. Dessa maneira permitimos que nossos projetos sejam levados para todo o Brasil com a mesma qualidade e competência como são realizados em nossas instalações, na cidade de São Paulo.

Cursos Lato Sensu

Os cursos de Pós-Graduação permitem ao profissional direcionar-se para áreas específicas de sua formação com maior aprofundamento nos conteúdos, buscando sempre atender às demandas mais prementes do mercado de trabalho.

São ministrados na sede das Faculdades Oswaldo Cruz ou fora dela, abrangendo várias localidades brasileiras e conferindo ao pós-graduado a mesma certificação dos cursos tradicionais.

Especialização – Os cursos de Pós-Graduação lato sensu estão voltados para as expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional. Destinam-se aos portadores de diploma de ensino superior e que preencham as condições prescritas para cada caso. Possuem carga horária mínima de 360 horas, demandam a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e podem ser realizados num período de 18 a 24 meses, conferindo-se um Certificado de Especialista a seus concluintes, conforme legislação vigente.

Funcionamento dos Cursos Lato Sensu

Periodicidade das aulas:

Os cursos oferecidos pelo CPG apresentam as seguintes periodicidades e horários, a saber:

  1. Aulas semanais: matutino, das 8h às 12h; vespertino, das 13h às 17h e noturno, das 19h às 23h;
  2. Aulas quinzenais (dois finais de semana/mês): aos sábados, das 8h às 13h e das 14h às 19h;
  3. Aulas mensais (um final de semana/mês): modalidade desenvolvida em 04 (quatro) períodos:
    • 1º período - 6ª feira, das 18h às 23h;
    • 2º período – sábado, das 8h às 13h;
    • 3º período – sábado, das 14h às 19h e;
    • 4º período – domingo, das 8h às 13h.

Cronograma dos cursos: São elaborados pela coordenação pedagógica e poderão ser alterados, conforme eventuais necessidades.

Outras Modalidades de Cursos

Extensão – Cursos de curta duração, destinados a candidatos, ainda que não de nível superior, visando rever ou apresentar novas aquisições técnico-científicas ou culturais em qualquer área do conhecimento. As cargas horárias são variáveis dependendo do tema tratado e podem ser ministrados a qualquer tempo.

Estrutura Administrativa

DIRETORIA GERAL
Prof. Carlos Eduardo Quirino

DIRETORIA DO CPG
Prof. Me. Oduvaldo Cardoso

DIRETORIA ACADÊMICA
Prof. Dr. Nelson Cesar Fernando Bonetto

SECRETÁRIA GERAL DO CPG
Profª Andréia Acácia K. Alves

COORDENADORES DE ÁREA

Educação: Prof. Dr. Moacyr da Silva
Gestão / Negócios: Prof. Me. Édison Aurélio da Silva
Meio Ambiente / Química / Engenharias: Prof. Oswaldo Maccarrone
Saúde: Profª Dra. Alice A. da Matta Chasin

COORDENADORES DE CURSO

Nomes e e-mails encontram-se no site, nos respectivos cursos.

Infraestrutura

Para o desenvolvimento dos trabalhos técnico-pedagógicos e docentes, o CPG dispõe de vários órgãos de apoio que lhes dão suporte, garantindo o bom funcionamento dessas atividades acadêmicas.

Central de Relacionamento (CR)

Responsável pela organização dos serviços referentes às atividades acadêmicas e administrativas dos cursos ministrados, tanto na sede quanto fora dela. Dentre essas atividades destacam-se: matrículas, trancamentos de matrículas, transferências, registro de notas, provas, frequências, entre outros assentamentos que lhes são pertinentes.

Importante: Manter atualizado o seu cadastro junto à CR.

Localização: Prédio 2 – 8º andar
Atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 11h às 21h00 e Sábado, das 10h às 13h
Ramais 3970 / 3971 / 4091
E-mail: pos@oswaldocruz.br.

Receita Escolar

Responsável pelos assuntos relativos à área financeira, tais como emissão de boletos, controle de recebimento de mensalidades, taxas escolares entre outros.

Localização: Prédio 1 – 3º andar
Atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 10h às 21h e Sábado, das 10h às 13h
Ramais 3910 / 3835 Tel./Fax: (11) 3661-9503
E-mail: tesouraria@oswaldocruz.br.

Biblioteca “Professor Alfredo Monteiro”

Possui um acervo de aproximadamente 44 mil volumes, abrangendo os mais diversos campos da cultura e da ciência, além de convênios com outras importantes escolas do país. O acesso ao acervo só é permitido aos alunos nela cadastrados.

São disponibilizados por e-mail os serviços de:

  • Levantamento bibliográfico;
  • Elaboração de ficha catalográfica.

Para os estudantes dos CFS: Havendo a necessidade de algum capítulo de livro ou artigo de periódico, que faça parte da bibliografia básica, poderá ser encaminhado o documento eletrônico.

Localização: Prédio 3 – Térreo
Atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 8h às 21h30 e sábado, das 8h às 15h30
Ramal: 3867.
E-mail: biblioteca@oswaldocruz.br.

Uso avulso dos Laboratórios de Informática

Os laboratórios poderão ser utilizados para pesquisa e digitação de trabalhos. O estudante deverá identificar-se junto à Monitoria de informática, relatando o motivo do uso. A identificação deverá ser feita por meio da carteirinha escolar, bem como outro documento que contenha foto.

Localização: Prédio 2 – 3º andar
Atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 10h às 18h30 e sábado, das 09h às 16h30
Ramal: 3823

ACESSO À CENTRAL DO ALUNO

Para ter acesso à Central do Aluno o estudante deverá acessar o site www.oswaldocruz.br/pos e, na a opção “Central do Aluno”, digitar os seus dados:

LOGIN: Número da matrícula – RA SENHA: Número do CPF (digitar sem o ponto)

Na Central, o estudante terá acesso a:

  • Material didático;
  • Nota e frequência;
  • Histórico financeiro;
  • 2ª via do boleto;
  • SECON - O serviço de Secretaria Online visa facilitar o relacionamento dos estudantes com a Secretaria, uma vez que possibilita a solicitação de vários serviços, como: declarações, provas de 2ª chamada, 2ª via da carteirinha etc.. Dessa maneira, todos os estudantes matriculados se beneficiam e podem acessar o serviço, desde que tenham seu cadastro no portal sempre atualizado.

    Para acessar, entre no site, clique em Pós-Graduação, acesse a central do aluno, digitando sua senha e login e clique na opção SECON. Escolha o serviço necessário e preencha com todas as informações necessárias para que possamos identificar o solicitante e o curso. Atente-se para as questões relativas aos PRAZOS E VALORES. Caso tenha alguma dificuldade no acesso, entre em contato com a CR.

ACESSO AO PORTAL

  • Central do aluno;
  • Solicitação de carteirinha SPTRANS;
  • Biblioteca eletrônica;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Assessoria de carreira;
  • Calendário oficial;
  • Publicações acadêmicas;
  • Taxas escolares;
  • Manual do estudante;
  • Atos Normativos CPG.

NORMAS E PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

Resolução CPG nº 1/2014

Matrícula

A matrícula estabelece o vínculo formal entre a Instituição de Ensino e o estudante. Desse vínculo fazem parte aspectos sociais e éticos, como respeito e consideração recíprocos.

Do ponto de vista formal, considera-se regularmente matriculado o estudante cujo requerimento seja deferido pelas Faculdades Oswaldo Cruz.

O estudante que não entregar todos os documentos necessários no ato da matrícula terá um prazo máximo de 90 dias, a contar do início do curso, para regularizá-la; caso contrário, será impedido de frequentá-lo.

Portador de diploma de curso realizado fora do país deverá providenciar a tradução juramentada dos documentos e a revalidação do diploma do curso de graduação. Somente de posse desses documentos poderá realizar a matrícula no curso de pós-graduação.

Poderá ser aceita matrícula em módulos isolados. Nesse caso, o estudante receberá Certificado de Extensão, dependendo da carga horária cursada.

Importante: A matrícula é renovada automaticamente, por módulo ou bimestre, para todos que estejam adimplentes com a Instituição.

Calendário

O CPG disponibiliza aos estudantes o Calendário anual, que deverá ser consultado para os dias letivos, início e término dos bimestres, aulas de Metodologia do Trabalho Científico (MTC), datas limites para entregas do TCC e provas de 2ª chamada etc.

Avaliação e Frequência

A verificação do rendimento escolar será feita por módulo, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento.

Entende-se por assiduidade a frequência às atividades correspondentes a cada módulo, sendo obrigatória por força de lei. Aquele que não atingir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) estará automaticamente reprovado.

Entende-se por aproveitamento o resultado das avaliações, expressas numericamente numa escala de zero a dez, permitida a fração de 5 (cinco) décimos, conforme sistema de avaliação em vigor na Instituição.

No caso de eventual retenção no módulo por nota e não por frequência, o estudante poderá solicitar a revisão da mesma.

O estudante é avaliado por meio de diferentes instrumentos, tais como provas escritas, estudos de casos, seminários e/ou trabalhos, de acordo com a programação prevista pelo professor do módulo. O requisito mínimo para aprovação em cada módulo ou atividade exigida na matriz curricular é igual ou superior a 7,0 (sete).

Portanto será considerado aprovado no módulo o estudante que obtiver, no mínimo, média final 7,0 (sete) e frequência de 75% do total de horas previstas para o mesmo.

2ª Chamada

O estudante que não realizar a prova escrita no(s) módulo(s) oferecido(s) no bimestre, poderá requerer a 2ª chamada, através da SECON, dentro do prazo estabelecido em Calendário oficial, anexando ao requerimento a justificativa de sua ausência e o comprovante de recolhimento da taxa correspondente.

OBS.: O estudante, que perder o prazo para a realização da prova no bimestre, estará reprovado e deverá cursar o módulo novamente quando este for oferecido. O estudante estará impedido de realizar a prova, caso esteja reprovado por falta.

Faltas

Não há, sob qualquer circunstância, abono de faltas. O estudante deverá administrar suas prováveis faltas dentro do limite de 25% (vinte e cinco por cento), permitido na Resolução CNE/CES Nº 1 de 08/06/2007.

Os limites máximos de faltas que o estudante pode ter por módulo.

Carga horária da disciplina Número máximo de faltas
32h 8h
20h 5h

Dispensa de Disciplina / Aproveitamento de Estudos

Serão aceitas solicitações de aproveitamentos de estudos de módulos que tenham sido cursados em um prazo máximo de três anos. As solicitações deverão ser realizadas em até 60 dias de antecedência da data de oferecimento do módulo em que o requerente poderá ser dispensado. Após análise da Coordenação do Curso e autorização da Direção do CPG, poderão, eventualmente, serem dispensados os estudos do mesmo nível ou superior, realizados em outra IES.

Para análise de dispensa do(s) módulo(s), deverão ser anexados os documentos comprobatórios dos estudos realizados (Histórico Escolar, Conteúdo Programático e o Certificado ou Diploma). Os documentos deverão ser encaminhados para a CR. Em caso de dispensa em qualquer módulo, o aluno não obterá desconto no valor do curso.

Trancamento de Matrícula

O estudante que, por motivos particulares, não pretende ou não pode cursar um determinado módulo ou semestre, poderá requerer seu afastamento temporário. O afastamento poderá ser concedido por até dois semestres consecutivos, garantindo-lhe, neste caso, os estudos em que tenha logrado aprovação.

Para requerer trancamento de matrícula, o estudante deverá comparecer à CR, estar adimplente e obedecer aos prazos previstos no Calendário Escolar.

Observação: O estudante dos cursos ministrados FORA DA SEDE, caso pretenda reabrir sua matrícula, deverá estar ciente de que não havendo outra turma do curso em sua região, poderá cursá-lo em outras localidades.

Reabertura de Matrícula

Quando da reabertura da matrícula, o estudante deverá adaptar-se ao currículo vigente e aguardar o oferecimento dos módulos que lhe faltam para a conclusão do curso.

Cancelamento de Matrícula

Ao cancelar a matrícula, o estudante deverá ter ciência de que todos os seus atos acadêmicos tornam-se nulos, encerrando definitivamente o vínculo com o curso. O cancelamento será realizado se estiver em dia com suas obrigações financeiras.

Trabalho de Conclusão do Curso – TCC

Resolução CPG nº 2/2014 e Ato CPG nº 01/2014.

O TCC representa a capacitação e domínio do conteúdo pelo estudante em relação ao conhecimento adquirido por ele durante sua trajetória no curso.

Para a realização do TCC é necessário que o estudante tenha obtido aprovação em todos os módulos, inclusive naquele destinado à Metodologia do Trabalho Científico.

Deverá ser elaborado individualmente, com tema referente à área abrangida pelo seu curso ou áreas afins, conforme preconiza a legislação.

O prazo de entrega do TCC será de 180 dias após a realização do último módulo e a data da entrega é determinada em Calendário oficial do CPG. A versão final do TCC deverá ser entregue, por e-mail, ao professor de MTC ou para o orientador escolhido pelo estudante. O professor ou o orientador deverá enviar o trabalho para o e-mail tcc.pos@oswaldocruz.br dentro da data-limite estabelecida (180 dias).

Caso o estudante não consiga concluir seu TCC no prazo estabelecido, deverá, então, realizar um novo vínculo com a IES, efetuando o pagamento de uma mensalidade em vigor, prorrogando assim, por mais 180 dias, a entrega final do aludido trabalho, perfazendo um total de 360 dias após o término do curso.

Certificado

Será conferido o título de Especialista ao estudante que obtiver aprovação em todos os módulos constantes do seu curso (inclusive no TCC). Deve, ainda, estar com sua situação financeira regularizada junto à escola.

O estudante retido em um ou mais módulos, por frequência ou por média, ou ainda, por não ter sido aprovado no TCC, poderá requerer o Certificado de Aperfeiçoamento, caso tenha cumprido um mínimo de 180 horas no curso.

O prazo de emissão será de até 60 dias (sessenta) dias a contar da data de recebimento da solicitação. O certificado poderá ser emitido em duas versões, a saber:

Versão simples: Certificado de Conclusão de Curso (padrão) acompanhado de um histórico escolar, confeccionado em papel comum (preto e branco), sem custo.

Versão especial: Certificado de Especialista, confeccionado em pergaminho vegetal, acompanhado do histórico escolar e pasta de couro. Para esta versão deverá ser efetuado o pagamento da taxa.

Importante: Somente o próprio estudante ou seu procurador, munido do competente documento de registro em Cartório, poderá retirá-lo na CR.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Os cursos de Especialização do CPG oferecem várias modalidades de atividades que propiciam aos estudantes a complementação de seus estudos, bem como o desenvolvimento profissional nas respectivas áreas de conhecimento.

Dentre essas atividades previstas nos Planos de Ensino das disciplinas de cada curso, destacam-se: fóruns, visitações técnicas, congressos, seminários, palestras, mostras de trabalhos da Pós-Graduação, entre outras desenvolvidas pelos docentes de cada disciplina.

Assessoria de Carreira

Investir em educação é uma grande alternativa para melhorar o desempenho profissional. Com base nessas premissas, esse programa oferece aos estudantes dos cursos de Pós-Graduação, por meio do portal ou clicando aqui, um exclusivo serviço de orientação profissional, que visa potencializar os resultados deste investimento.

Página da Produção Acadêmica

O Portal do CPG divulga, por área do conhecimento, a produção científica de sua comunidade acadêmica, tais como artigos, trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos, monografias, entre outros.

Essas publicações estão disponíveis no site www.oswaldocruz.br/pos, que permite aos professores e estudantes participarem, desde que atendam às normas definidas pelo Conselho Editorial do CPG.

Avaliação Institucional

Ao final de cada módulo ou disciplina, a comunidade acadêmica deverá realizar suas respectivas avaliações, a fim de modificar e adequar o que se fizer necessário em suas condutas acadêmicas. Caberá aos estudantes realizarem, também, avaliação do corpo docente, da coordenação do curso, do atendimento administrativo e das instalações físicas utilizadas para a realização do curso, por meio de um instrumento avaliativo.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Recomendamos o acesso ao portal do CPG, a fim de inteirar-se do que está sendo publicado, realizar consultas nas bibliotecas virtuais, tomar conhecimento das notícias, normas e/ou comunicados baixados pelas Diretorias e Coordenações, além das atividades complementares das disciplinas em que estiver matriculado.

  • Achados e perdidos
    Em cada prédio das Faculdades Oswaldo Cruz há pessoal que se encarrega de recolher e guardar materiais encontrados nas salas de aulas e nas áreas de convívio.


  • Bebidas Alcoólicas
    É vedado a venda ou o porte de bebidas alcoólicas, em qualquer tipo de evento que venha a ocorrer nas dependências desta IES.


  • Fraude
    As Faculdades Oswaldo Cruz condenam qualquer tipo de fraude, tanto na execução de trabalhos acadêmicos quanto na realização de provas ou outras atividades.
    O estudante que praticar fraude receberá nota zero na avaliação e estará sujeito às sanções previstas no Regimento Interno.


  • Fumo
    A Lei Estadual Nº 13541, de 07 de maio de 2009 proíbe, terminantemente, o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em qualquer recinto coberto de locais frequentados pelo público.


  • Telefones Celulares e Bips
    É vedado o uso de celulares, bips ou qualquer outro tipo de aparelho de comu¬nicação em sala de aula, nos laboratórios, no auditório ou em outras dependências desta Instituição de Ensino, que possa perturbar o bom andamento dos trabalhos acadêmicos que estejam sendo desenvolvidos.


Para visualizar este documento na íntegra, clique aqui.

 
 
 
Notícias
Coordenadora da área de Saúde da Pós recebe prêmio da SBTox
A prof Alice Chasin está na Pós Graduação desde 2007

Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz - Fone: 3824-3660 - e-mail
Central de Relacionamento: Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 – Prédio II
8º Andar - Cep: 01151-000 - Barra Funda - São Paulo - SP