Institucional Graduação Fale conosco
Home Cursos Cursos Fora da Sede Central do Aluno  
   
Curso de Marketing Farmacêutico
Gestão de Negócios-Ciências Sociais Aplicadas
Horário de atendimento
de segunda à sexta-feira
das 13h às 21h.
Objetivo
• Propor a análise do mercado farmacêutico;
• Compreender e desenvolver a prática de estratégias na área de Vendas e Marketing;
• Aprofundar a utilização da Pesquisa Clínica, mercadológica e outras ferramentas para o sucesso dos profissionais nas empresas.
Grade Curricular: 2ª e 4ª feiras
• Ambiente Atual do Mercado Farmacêutico
• Decisões Estratégicas na Área de Vendas
• Elaboração de Preços e Margem de Lucro
• Ferramentas de Diferenciação (CRM)
• Papel Estratégico da Gerência de Produtos
• Pesquisa Clínica como Base para o Sucesso a Longo Prazo
• Pesquisa e Inteligência de Mercado
• Planejamento Estratégico Avançado
• Processo Criativo de Propaganda e Promoção
• Segmentação Estratégica por Tipo de Mercado
• Serviços de Marketing
• Metodologia do Trabalho Científico

Módulos com carga horária de 32 horas. Tratam–se de módulos independentes, ou seja, não obedecem a uma estrutura rígida.
Grade Curricular: um final de semana por mês
• Administração Estratégica de Vendas
• Ambiente Atual do Mercado Farmacêutico
• Campanhas Promocionais na Indústria Farmacêutica
• Conceitos Gerais de Pesquisa Clínica
• Conceitos para a criação de campanhas de propaganda
• Conceitos Teóricos de Pesquisa de Mercado
• Elaboração de Preços para Produtos Farmacêuticos
• Ferramentas de Diferenciação no Mercado Farmacêutico
• Fundamentos de Planejamento Estratégico
• Legislação Sanitária Atual e seu Impacto no Mercado
• Margem de Lucro na Indústria Farmacêutica
• Papel Estratégico da Gerência de Produtos
• Pesquisa de Mercado Aplicada à Indústria Farmacêutica
• Planejamento Estratégico na Indústria Farmacêutica
• Serviços de Marketing – Congressos, Relação com Imprensa e Administração de Vendas
• Serviços de Marketing – Segmentação e Produtividade da Força de Vendas
• Segmentação Estratégica – Produtos Éticos
• Segmentação Estratégica – Produtos MIP, Genéricos e Dermocosméticos
• Treinamento e Desenvolvimento na Área de Vendas
• Metodologia do Trabalho Científico

Módulos com carga horária de 20 horas. Tratam–se de módulos independentes, ou seja, não obedecem a uma estrutura rígida.
Público Alvo
Profissionais graduados que atuam ou pretendam atuar na área do Marketing Farmacêutico, no estudo do Marketing e da Pesquisa Clínica.
 
Metodologia
Exposição conceitual e aulas práticas; estudos de casos; trabalhos em equipe com pesquisa de campo e bibliográfica. Elaboração e apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Pós com fundamentação teórica.

Certificação
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

– Entrega da Monografia
– Nota final igual ou superior a 7 (sete) em cada disciplina
– Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina

Documentos necessários para a matrícula
– Comprovante do pagamento da taxa de matrícula (primeira parcela)
– Cópia simples do RG (não aceitamos carteira de motorista)
– Cópia simples do CPF
– Cópia autenticada do diploma de Curso Superior
– Cópia simples do Histórico Escolar
– Curriculum Vitae ou Lattes
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
Regulamentação
O curso atende ao que preconiza a Resolução nº 1, de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação, D.O.U. de 08/06/07, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós–Graduação.

Opções de aplicação disponíveis para inscrições:
Na cidade de São Paulo
Turnos Carga Horária Investimento Inscrições
Segundas e quartas384 horas20 x 690.00
Um final de semana por mes400 horas25 x 576.00
Sendo a primeira parcela referente à taxa de matrícula
Para obter mais informações, inscrever-se ou matrícular-se, clique no ícone da cidade desejada.
Em outras cidades
Cidade Investimento
Sinop25 x 576.00
Gostaria deste curso em minha cidade. Avise-me!
 
Informações Gerais
Na cidade de São Paulo:

Aulas: 2ª e 4ª feiras, das 19h às 23h.
Duração: 3 semestres.
Ingressos: Fevereiro, Maio, Agosto e Outubro.
Início: 05/05/2014.

Aulas: Um final de semana por mês, nos seguintes dias:
– 6ª feira: das 18h às 23h.
– Sábado: das 8h às 19h.
– Domingo: das 8h às 13h.
Duração: 4 semestres.
Início: 16/05/2014.

Descontos:
– 5% para pagamento até o dia 01 de cada mês;
– Ex–Aluno Oswaldo Cruz tem 10% de desconto nas mensalidades (formado e adimplente).

* No mês de Janeiro haverá reajuste nas mensalidades.

Acesse nosso Twitter e Facebook e mantenha–se informado.
 
Flávio Trigo
Currículo
Graduado em Administração de Empresas pela FECAP, MBA em Marketing pela FIA–USP e Mestre em Planejamento Estratégico pela FECAP. Gerente e Diretor de Marketing e Vendas em Indústrias Farmacêuticas Nacionais e Multinacionais, com mais de vinte e cinco anos de experiência no mercado farmacêutico. Professor de Pós–Graduação na FEI.
 
 Fale com o coordenador
 
Nenhum Comunicado Vinculado

Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz - Fone: 3824-3660 - e-mail
Central de Relacionamento: Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 – Prédio II
8º Andar - Cep: 01151-000 - Barra Funda - São Paulo - SP

  Relação de Cursos