Institucional Graduação Fale conosco
Home Cursos Cursos Fora da Sede Central do Aluno  
   
Notícia
Tamanho da letra    
Professor do Centro de Pós–Graduação Oswaldo Cruz aplica nova metodologia de ensino

Método de Nemias Mota, docente nos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Negócios e em Gestão de Recursos Humanos consiste na aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas, do autor Howard Gardner

Foto: Nemias Mota
Professor Nemias Mota
 

O professor Nemias Mota, docente do Centro de Pós–Graduação Oswaldo Cruz (CPG) nos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Negócios e em Gestão de Recursos Humanos, aplica nova metodologia de ensino aos estudantes há aproximadamente um ano. O trabalho desenvolvido pelo docente consiste na aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas, do autor Howard Gardner, renomado psicólogo cognitivo e educacional norte–americano, ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Para aplicação prática da teoria junto aos alunos, o professor Nemias tem como base o livro, ”Cinco Mentes Para o Futuro”. O autor (Gardner) define as capacidades e habilidades cognitivas específicas que poderão ser cultivadas pelos líderes organizacionais nos próximos anos e explica como trabalhar cada uma delas. O autor apoia suas ideias em décadas de pesquisa cognitiva e exemplos da história, política, negócios, ciência e das artes.

O professor Nemias explica que é entusiasta do trabalho do autor desde 1989 e que, na mesma época, passou a ter contato também com autores que desenvolveram teorias semelhantes. “Além de Gardner, passei a assimilar conhecimentos de Jean Piaget e Daniel Dubois, que trabalhavam a “inteligência” numa abordagem mais cartesiana. Gardner com as “inteligências” múltiplas que existem nessas cinco mentes é indicado para profissionais, professores, pais, políticos, líderes de negócios, treinadores, e todo mundo que têm interesse nas habilidades cognitivas”, explicou o docente da Oswaldo Cruz.

Cinco Mentes Para o Futuro

Segundo o professor Nemias, na obra ”Cinco Mentes Para o Futuro”, Gardner explica que a mente disciplinada é a forma com que o pensamento dotado de conhecimentos acadêmicos, incluindo Ciência, Matemática, e História, e uma especialidade profissional podem ser determinantes na carreira profissional.

A mente sintetizadora é a habilidade para integrar ideias de diferentes disciplinas de forma coerente e comunicar esta integração para os outros. “É a capacidade que uma pessoa tem de mapear um livro e logo depois ministrar uma aula, realizar um relatório, ou ainda argumentar em publicamente sobre o conhecimento aprendido nele. Numa única folha A4, o leitor poderá discorrer cada item e cada capítulo com uma síntese do conteúdo total do livro utilizado para essa finalidade”, explica Nemias.

“Acabei de ministrar um programa de Gestão do Conhecimento, onde solicitei que uns dos 15 alunos mapeassem um livro. Inicialmente nenhum deles gostou muito porque não sabia como mapear e muitos ainda veem os livros como algozes. Então expliquei para todos como deveria ser feito. Eles foram para casa e na aula seguinte voltaram com o livro mapeado, discorreram cerca de 30 minutos sobre o assunto de cada um e foi altamente satisfatória”.

Tempestade de ideias consigo mesmo

A Mente Criadora pode ser compreendida como a capacidade para descobrir e solucionar novos problemas, questões ou fenômenos. “As pessoas nascem com o dom para criar, o autor descreve que todos nós temos essa habilidade. Segundo ele, nós não gostamos da mesmice, ela nos incomoda. Quando se parte do princípio de que temos o autoconhecimento, que temos softwares ou programas que nos permitem criar, é quebrado um paradigma pessoal. Sempre que surge um problema, o indivíduo faz um brainstorm (tempestade de ideias) consigo mesmo”. Essa finalidade normalmente é realizada entre um grupo de pessoas, mas com a mente criadora é possível fazê–lo individualmente, descreve Nemias.

Já a Mente Respeitosa pode ser interpretada como a consciência e a apreciação das diferenças entre os seres humanos e grupos humanos. Para o professor Nemias “é focada na espiritualidade nas organizações. Espiritualidade sem dogmas, onde cada indivíduo faz parte de um laboratório de aprendizado. Cada sujeito respeita o outro porque sabe que todos somos fontes de aprendizado. Quando existe um respeito recíproco ocorre uma vantagem competitiva em termos de conhecimento”.

E por fim, a Mente Ética é o preenchimento das responsabilidades de alguém como um trabalhador e como um cidadão. “A ética deve ser tratada como a morada, como a casa das pessoas. Quando um indivíduo apresenta algum comportamento que não agrega valor ao outro, inconscientemente ele está usando a teoria da projeção, ou seja, está projetando o que de pior ele tem. A ética é como a morada das pessoas, ninguém põem lixo na sua própria casa. Não, você tende a levar o que é bom para a sua casa com a mente ética é a mesma coisa, implica que você tenha uma empatia muito grande com o seu entorno”, contextualizou o professor Nemias.

Histórico

Além de ministrar aulas no CPG da Oswaldo Cruz, o Prof. Nemias também foi diretor geral no Instituto Hoyler de 1996 a 2008, coordenador técnico de Ensino/Aprendizagem no SENAI – Mercedes–Benz do Brasil S.A, e desempenha a função de avaliador de cursos superiores no Ministério da Educação (MEC) em Pedagogia e Desenho Industrial (Design). Segundo ele, para esta última função o conhecimento adquirido ao longo da sua carreira aliada a teoria de Gardner são de suma importância.

“Possuo 9000 horas de disciplinas ministradas em três graduações, que me dão bagagem para avaliar o curso A, B, C e etc. porque eu já passei por elas enquanto aluno, professor, coordenador de cursos e diretor. Esse conhecimento me permite chegar numa instituição e fazer um trabalho integro. Para isso me baseio muito no trabalho do Gardner, pois possuo uma mente disciplinada com foco na avaliação”, completou o professor.

  Publicado em: 26/04/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
1) Favor incluir os títulos no acervo da Biblioteca Alfredo Monteiro para a nossa pesquisa.
Comentado por: Anônimo em: 27/04/2012 13:57:42
 
Comentário *  caracteres

Digite o número acima

    
Serviços
Assessoria de Carreira
Biblioteca e Periódicos
Central do Aluno
Manual do Aluno
Publicações Acadêmicas
Solicitação de Carteirinha SPTrans
Taxas Escolares
Trabalho de Conclusão de Curso

Notícias
Professoras do Centro de Pós–Graduação das FOC são homenageadas pelo CIESP
Sara Palermo Bastos Gonçalves, coordenadora do curso de Pós–Graduação em Perfumaria e Norma Bonaccorso, docente do curso de Ciências Forenses, foram laureadas com o Prêmio Excelência Mulher
Coordenação de Pós–Graduação em Marketing em Alimentos promove ciclo de palestras sobre setor
Atividade tem por finalidade realizar uma abordagem da área de atuação do profissional especializado nesse setor, ainda inédito no Brasil, além de um descritivo dos primeiros módulos
Professora do curso de Análises Clínicas e Toxicológicas coordena projeto do IBGE
Sílvia Cardoso, uma das coordenadoras do curso Pós em Análises Clínicas e Toxicológicas, foi entrevistada pelo Jornal Nacional com o intuito de divulgar estudo sobre a saúde do brasileiro
Pós–Graduação lança curso de Radiofarmácia com o objetivo de atender área em expansão
O curso é voltado às necessidades de um mercado crescente e que recentemente teve que se adaptar a mudanças impostas pela ANVISA
FOC e ISIC criam parceria e lançam um programa inédito de qualificação para o mercado da beleza
As Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) fecharam uma parceira com o Instituto Schulman de Investigação Cientifica (ISIC), e criaram projeto de curso de Pós–Graduação em Cosmetologia Estética em 5 dimensões
Faculdades Oswaldo Cruz lançam especialização de Marketing em Alimentos com diferencial mercadológico
Público interessado em atuar na área já tem opção em São Paulo a partir deste ano. O objetivo da especialização, inédita no país, é formar executivos com sólidos conhecimentos do setor em crescimento
Professora de Especialização em Cosmetologia publica artigo na Revista Cosmetics & Toiletries
A Dra. Maria Inês Harris, docente do curso de pós em Cosmetologia, publicou na última edição da revista, um artigo que enumera as principais razões que suportam o banimento de muitos ensaio em animais
Você S/A aponta quais são as 20 profissões do futuro
Veículo produz reportagem com base nas 20 profissões e carreiras que devem ganhar ênfase nos próximos 10 anos. Destaque para as Engenharias: Ambiental, Civil e de Petróleo e Gás.


Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz - Fone: 3824-3660 - e-mail
Central de Relacionamento: Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 – Prédio II
8º Andar - Cep: 01151-000 - Barra Funda - São Paulo - SP

  Relação de Cursos