Institucional Graduação Fale conosco
Home Cursos Cursos Fora da Sede Central do Aluno  
   
Notícia
Tamanho da letra    
Professores da FOC editam novo Manual de normas técnicas

Centro de Pós–Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) publica nova versão de manual normativo que regulamenta a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Foto: Ricardo Mirão
Prof. Erik, Profa. Cristina, Prof. Valdir , Profa. Alice e Profa Marta
 

O Centro de Pós–Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz (CPG–FOC) publica nova versão de manual normativo que regulamenta a apresentação de trabalhos acadêmicos e de Conclusão de Curso (TCC) a serem apresentados no referido CPG. A publicação, intitulada “Manual para Elaboração de TCC” poderá ser utilizados em todas as áreas da Instituição de Ensino, incluindo a Graduação e FATEC. O material foi totalmente atualizado e ampliado e poderá também ser utilizado por estudantes de outras instituições de ensino.

O manual é o resultado do trabalho que envolveu os professores de Metodologia do Trabalho Científico (MTC) do CPG e a equipe técnica da Biblioteca Alfredo Monteiro. A primeira edição da obra foi criada em 2004, sob a supervisão do atual Diretor Acadêmico da FOC, Prof. Dr. Nelson Bonetto, a segunda edição foi veiculada no ano de 2009, e agora após nova reedição será usada como base de apoio aos alunos e aos professores nas orientações acadêmicas. Segundo a professora Dra. Alice Chasin, Coordenadora da área de Saúde do CPG e do projeto, a mudança se fez necessária em virtude das novas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também daquelas que regem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós–graduação.

“Nós reeditamos o ótimo manual de 2009, porque há normas novas da ABNT, e consequentemente as regras para a confecção de trabalhos da pós–graduação também mudaram. A reedição só ocorre quando existem mudanças no regramento”. Apontou a professora Alice.

Manual contempla normas recentes da ABNT

Ainda segundo ela, “optamos por seguir as normas da ABNT, mas poderíamos ter optado por seguir as normas de Vancouver, por exemplo, porque o MEC não especifica quais devem ser as normas a serem seguidas, mas como estamos no Brasil entendemos que é melhor usar as normas da ABNT, que são renovadas de tempos em tempos, no ano de 2011, por exemplo, ocorreu o lançamento de duas normas, que já estão incluídas no novo manual”, explicou a professora abordando os motivos que levaram a instituição a seguir as normas da ABNT.

Além disso, o novo manual também foi concebido com base nas regras do Centro de Pós–Graduação e do Ato nº 02, instituído no ano de 2010 e recém–modificado. “Na confecção optamos por um formato que permitisse o uso do manual por qualquer estudante das Faculdades Oswaldo Cruz, inclusive os de graduação. O manual é composto de quatro partes que versam sobre Projetos, Monografia, Artigo e uma Geral, sobre regras de documentos científicos, o que permite ao estudante consultar aquilo que melhor lhe aprouver. Se o estudante quiser, por exemplo, escrever um trabalho para a Faculdade ele vai à parte Geral e lá poderá ver como se referencia um artigo, como se coloca uma referência no texto, etc.”, explicou Alice.

Ainda segundo a docente, “saiu–se de um formato onde um professor de metodologia era orientador de todas as monografias. Agora temos a figura do orientador em relação aos trabalhos, ou seja, agora cada aluno pode realizar um trabalho com um orientador da sua área específica. Isso agregará muito mais qualidade aos trabalhos, além disso, essa questão nos permitirá criar uma massa crítica de artigos mais elaborados na área da pesquisa o que é uma das incumbências da pós–graduação”, apontou.

Publicações de trabalhos acadêmicos on–line

O número de pesquisas e publicações on–line no país é muito baixo, se comparado a outros países como os Estados Unidos. Segundo pesquisa do Webometrics Ranking of World Universities 2011, divulgado em agosto deste ano, e que lista as instituições de ensino em todo o mundo com maior número e relevância em publicações acadêmicas on–line, o Brasil é apenas o 43º colocado no ranking mundial, muito em função dos trabalhos publicados pela Universidade de São Paulo (USP). A Lista é liderada pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido por Harvard, Stanford e outras norte–americanas.

Ciente dessa questão o Centro de Pós–Graduação também pretende estimular essas atividade. Segundo a professora Alice, “o manual também terá a finalidade de criar ‘massa crítica’ para a nossa Revista Eletrônica que já está para ser lançada e que será alimentada pelos artigos acadêmicos produzidos em nossa Instituição”, explicou a Coordenadora da área de Saúde da Pós.

“Para a realização desse trabalho contamos com o apoio do Diretor do CPG, professor Oduvaldo e grande ajuda da bibliotecária Silvana que sempre se mostrou muito proativa, da professora Elizete Ramalho que foi responsável pela revisão ortográfica, e do professor Bonetto, que realizou a revisão do documento”, declarou a professora Alice.

Trabalho levou um semestre para ser concluído

As reuniões e discussões em torno do trabalho foram realizadas em cerca de seis meses, em encontros semanais e quinzenais. “As discussões foram ótimas porque os professores trouxeram as suas ‘bagagens’ de conhecimento, além disso, conseguimos congregar professores das áreas técnicas, como metodologia e exatas, da área humanidades e biológicas, e isso agregou muita qualidade. O manual está, a nosso ver, muito completo e será de grande utilidade para os nossos estudantes e para os estudantes de outras instituições também. Vamos disponibilizar uma cópia digital em nosso site para que todos tenham acesso”.

A Professora Cristina Ricci declara que ter participado na elaboração do novo manual “foi muito importante para mim, porque eu já havia trabalhado na confecção do segundo manual (em 2009). Foi ótimo poder dar seguimento e trabalhar com essa equipe de professores da Pós– Graduação”, apontou.

Segundo o professor Erik Montagna, um dos mais novos do grupo, esta “foi a primeira vez que participei de um grupo de trabalho na Faculdade, principalmente porque sou um dos mais novos. Foi ótimo trocar experiências com os demais professores que são muito mais experientes”, explicou.

Já a professora Marta de Oliveira Gonçalves, explicou que as suas “impressões foram as melhores, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento, quanto à participação e ao respeito profissional de cada um dos envolvidos. Tudo isso aliado às especialidades dos professores que vêm de áreas diferentes fizeram com que a troca de experiências servisse para ampliar a abrangência do manual”.

O professor Valdir Carlos da Silva apontou que “esse novo manual é muito importante porque revê toda a questão da metodologia em todos os níveis da nossa Instituição de Ensino Superior e de qualquer outra que queira usá–lo. Foi um trabalho grandioso, estamos trabalhando há ano. O resultado final é excelente”, comemorou!

  Publicado em: 13/02/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
1) Finalizei o curso da Pós em dezembro e apresenarei meu TCC em abril. Já devo seguir o novo manual ou posso me basear no anterior?
Parabéns à equipe da FOC pelo esforço em se manter atualizados. Isso, sem dúvida, da maior credibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição.
Elen Oliveira
Comentado por: Anônimo em: 22/02/2012 12:45:27
 
2) Onde podemos encontrar o novo manual? Já está disponível no portal?
Gislaine Macedo da Glória – gislaine.macedo@hotmail.com

Em breve disponibilizaremos o link para download.

Att;
Ricardo Mirão.
Comentado por: Anônimo em: 16/02/2012 12:55:34
 
3) Parabéns aos professores e as Faculdades Oswaldo Cruz. É sempre bom ter orientações de como apresentar um trabalho acadêmico, e de melhor apresentação para leitura a outros.
Comentado por: Anônimo em: 14/02/2012 18:17:03
 
Comentário *  caracteres

Digite o número acima

    
Serviços
Assessoria de Carreira
Biblioteca e Periódicos
Central do Aluno
Manual do Aluno
Publicações Acadêmicas
Solicitação de Carteirinha SPTrans
Taxas Escolares
Trabalho de Conclusão de Curso

Notícias
Professoras do Centro de Pós–Graduação das FOC são homenageadas pelo CIESP
Sara Palermo Bastos Gonçalves, coordenadora do curso de Pós–Graduação em Perfumaria e Norma Bonaccorso, docente do curso de Ciências Forenses, foram laureadas com o Prêmio Excelência Mulher
Coordenação de Pós–Graduação em Marketing em Alimentos promove ciclo de palestras sobre setor
Atividade tem por finalidade realizar uma abordagem da área de atuação do profissional especializado nesse setor, ainda inédito no Brasil, além de um descritivo dos primeiros módulos
Professora do curso de Análises Clínicas e Toxicológicas coordena projeto do IBGE
Sílvia Cardoso, uma das coordenadoras do curso Pós em Análises Clínicas e Toxicológicas, foi entrevistada pelo Jornal Nacional com o intuito de divulgar estudo sobre a saúde do brasileiro
Pós–Graduação lança curso de Radiofarmácia com o objetivo de atender área em expansão
O curso é voltado às necessidades de um mercado crescente e que recentemente teve que se adaptar a mudanças impostas pela ANVISA
FOC e ISIC criam parceria e lançam um programa inédito de qualificação para o mercado da beleza
As Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) fecharam uma parceira com o Instituto Schulman de Investigação Cientifica (ISIC), e criaram projeto de curso de Pós–Graduação em Cosmetologia Estética em 5 dimensões
Faculdades Oswaldo Cruz lançam especialização de Marketing em Alimentos com diferencial mercadológico
Público interessado em atuar na área já tem opção em São Paulo a partir deste ano. O objetivo da especialização, inédita no país, é formar executivos com sólidos conhecimentos do setor em crescimento
Professora de Especialização em Cosmetologia publica artigo na Revista Cosmetics & Toiletries
A Dra. Maria Inês Harris, docente do curso de pós em Cosmetologia, publicou na última edição da revista, um artigo que enumera as principais razões que suportam o banimento de muitos ensaio em animais
Você S/A aponta quais são as 20 profissões do futuro
Veículo produz reportagem com base nas 20 profissões e carreiras que devem ganhar ênfase nos próximos 10 anos. Destaque para as Engenharias: Ambiental, Civil e de Petróleo e Gás.


Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz - Fone: 3824-3660 - e-mail
Central de Relacionamento: Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 – Prédio II
8º Andar - Cep: 01151-000 - Barra Funda - São Paulo - SP

  Relação de Cursos