Semana da Química

logo Semana da Quimica

Semana da Química 2016

A Semana da Química é um evento realizado anualmente pelos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Instituto Superior de Ensino. O evento tem como principal objetivo a realização de atividades complementares pelos estudantes com a integração dos professores e especialistas convidados nas áreas de educação e química aplicada.

A programação do evento é constituída pela apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes sob orientação dos professores em sessão de pôsteres. Promove-se, também, um ciclo de palestras, que abordam assuntos atuais e de destaque na química, proferidas por especialistas dos meios industrial e acadêmico.

O aspecto mais importante do evento é a participação do estudante na apresentação de trabalhos próprios. Pretende-se, assim, envolvê-los com uma abordagem prática de produção científica. Os temas discutidos nas apresentações realizadas pelos palestrantes convidados são atuais e sempre de interesse do público.

História

A Semana da Química das Faculdades Oswaldo Cruz é organizada desde o início dos anos noventa e há mais de 10 anos ela tem sido realizada na forma de um congresso acadêmico.

logos anteriores

Regulamento

1. Participação do estudante

A participação na Semana da Química 2016 é obrigatória para todos os estudantes matriculados nos cursos de Química Industrial (1ª série), Bacharelado em Química e Licenciatura em Química.

O evento ocorrerá entre os dias 16 e 20/05/2016 e contará com um ciclo de palestras, apresentação de trabalhos pelos estudantes e uma cerimônia de encerramento.


2. Critério de Avaliação

A avaliação será considerada quanto à presença no evento e apresentação de trabalhos pelos estudantes. A nota da Semana da Química terá peso de 20 % na N1 em todas as disciplinas do curso, conforme definido pela assembleia do colegiado de professores realizada em janeiro/2016.


2.1. Apresentação dos trabalhos
2.1.1. Para os estudantes das turmas 1LX, 1QX, 1IX, 1QA, 1IA, 2QX, 2QA, 3QX e 3QA:

Os trabalhos serão apresentados na forma de painéis. É recomendado aos estudantes que procurem orientação junto aos professores dos cursos para a elaboração dos trabalhos. Os professores do curso já foram solicitados a dar esse suporte.

Os painéis serão expostos pelos alunos conforme o calendário do evento definido pela coordenação. Para confecção dos painéis é recomendado que os estudantes observem as seguintes instruções:

- Tamanho: 90 cm (largura) x 100 cm (altura) em página única.
- Conteúdo: título, nome dos autores, nome do orientador, objetivo, introdução, experimental (quando houver), resultados e discussão (quando houver), conclusão, referências (poucas) e agradecimentos.
- Formato: com pouco texto e letras que sejam visíveis a 1 m de distância. O fundo deve ser claro. É desejável que contenha tabelas, gráficos, fotos e figuras.

Cada trabalho em painel poderá ser preparado por um grupo de no mínimo 5 alunos e de no máximo 7 alunos.

Um modelo de painel que pode ser empregado para a elaboração encontra–se disponível nos arquivos para download na página do curso (Arquivos: Semana da Química 2016 – Modelo de painel). A escolha das cores, formato de letras e definição de campos fica sempre livre ao aluno. Colocamos nos arquivos para donwload, também, um painel apresentado no ano anterior como referência (Arquivos: Semana da Química 2016 – Exemplos de painel).

É obrigatório que o painel contenha o logotipo das Faculdades Oswaldo Cruz e o logotipo escolhido para a Semana da Química de 2016, que se encontra também disponível para download: Arquivos: Semana da Química 2016 – Logotipo.

Para efeito de avaliação é obrigatório que o aluno esteja presente ao lado do painel exposto nos períodos estabelecidos no cronograma do evento para arguição.

A avaliação do painel será realizada pelos professores e pelos alunos das 4ª séries e comporá a nota final da Semana da Química. Essa avaliação vai considerar para a nota o conteúdo, o assunto abordado e apresentação geral do painel.

A inscrição para registro do trabalho deverá ser realizada por meio do encaminhamento da ficha de inscrição específica distribuída pela coordenação do curso. Os trabalhos, bem como o computo da nota final, serão considerados apenas se a ficha for devidamente encaminhada para a coordenação. O prazo para o encaminhamento da inscrição termina em 01/05/2016.

Os alunos deverão publicar, a partir do dia 04/05/2016, o resumo do trabalho no sistema via web da FOC. O resumo ficará disponível em um banco de dados para posterior consulta. O resumo poderá sofrer alteração por parte dos alunos ou professores até o dia 13/05/2016. O painel receberá nota apenas se a inscrição correta do resumo for realizada no prazo. As instruções para a inserção dos resumos dos painéis estarão disponíveis, também, na página do curso no portal da escola.


2.1.2. Para os estudantes das turmas 2LX e 3LX:

Para essas turmas, a participação na Semana da Química será constituída de apresentação de um seminário com foco sobre tema voltado à educação em ciências-química.

Os seminários terão abordagem em 3 eixos temáticos:
- Planos de Governo e Educação Escolar
- Organização Escolar e Processos de Aprendizagem
- Avaliação

A atribuição dos temas para cada grupo ficará sob-responsabilidade da Profa Lilian Suzuki (l.liliansuzuki@gmail.com).

Os grupos compostos para apresentação dos seminários deverão compreender no mínimo 5 alunos e no máximo 7 alunos.

Os seminários deverão ser planejados para a apresentação no tempo máximo de 20 min.

Os professores, convidados especialistas e alunos da 4as séries irão compor o público para apresentação dos seminários e serão responsáveis pela atribuição da nota a cada grupo.

A inscrição para a apresentação dos seminários por grupo deverá ser realizada por meio do encaminhamento da ficha de inscrição específica distribuída pela coordenação do curso. Os trabalhos, bem como o computo da nota final, serão considerados apenas se a ficha for devidamente encaminhada para a coordenação. O prazo para o encaminhamento da inscrição termina em 01/05/2016.

Os alunos deverão publicar, a partir do dia 04/05/2016, o resumo do trabalho no sistema via web da FOC. O resumo ficará disponível em um banco de dados para posterior consulta. O resumo poderá sofrer alteração por parte dos alunos ou professores até o dia 13/05/2016. A nota do seminário será efetivada apenas se a inscrição correta do resumo for realizada no prazo. As instruções para a inserção dos resumos estarão disponíveis, também, na página do curso no portal da escola.


2.1.3. Para os estudantes das turmas 4QX e 4LX:

Os estudantes das últimas séries dos cursos serão convidados a participarem junto com os professores na avaliação dos painéis e práticas realizadas pelos estudantes das outras séries.


2.2. Presença durante o evento

A presença a Semana da Química ponderará a nota final. Assim, por exemplo, se o aluno obtiver apenas 80 % de presença (4 dias presente) a nota será multiplicada por 0,80 para efeito de cômputo geral.

Patrocinios

Realização:

logo FOC

Apoio:

logo CRQ

Galeria da Semana da Quimica 2015

Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria

Programação

16/05/2016 - Segunda-Feira
08:30  Palestra: Energia - Petróleo e Derivados - Eng. Antônio Ésio Bresciani (USP)
09:30  Apresentação de Painéis - turmas do matutino
19:30  Palestra: Tecnologias Exponenciais Influenciando as Nossas Vidas - Dir. Wagner Sanchez (FIAP)
20:30  Apresentação de Painéis e Seminários de Ensino - turmas do noturno

17/05/2016 - Terça-feira
08:30  Palestra: Rio Pinheiros - 25 km de Intervenções na Dinâmica Fluvial - Biól. Renato Rosseti (CETESB)
09:30  Apresentação de Painéis - turmas do matutino
19:30  Palestra: Atendimento Emergencial na Localfrio - Guarujá - Prof. Dr. Jorge Nobre (CETESB-FOC)
20:30  Apresentação de Painéis e Seminários de Ensino - turmas do noturno

18/05/2016 - Quarta-feira
08:30  Palestra: A Doença de Minamata e a Convenção sobre o Mercúrio - Prof. Dr. Gilson Quinaglia (CETESB-FOC)
09:30  Apresentação de Painéis - turmas do matutino
19:30  Palestra: A Doença de Minamata e a Convenção sobre o Mercúrio - Prof. Dr. Gilson Quinaglia (CETESB-FOC)
20:30  Apresentação de Painéis e Seminários de Ensino - turmas do noturno

19/05/2016 - Quinta-feira
08:30  Filme Documentário
19:30  Palestra: Repelentes de insetos X Inseticidas: Zika, Chikungunya e Dengue - Biól. Joao Paulo Gomes (USP)

20/05/2016 - Sexta-feira
19:30  Palestra: O Perfil do Profissional Desejado Pelas Empresas - Gilson Filho
20:30  Cerimônia de Encerramento