Curso: Calçadas Verdes (NOVO)

Apresentação
As calçadas, também chamadas de passeios públicos, podem ser compreendidas como espaços livres multifuncionais, onde ocorrem uma série de atividades tanto de fluxo de pedestres quanto de convivência social.
Nesta perspectiva, o passeio público tem grande potencial para abrigar soluções de infraestrutura verde – como jardins de chuva, biovaletas e canteiros pluviais –, capazes de promover uma série de serviços ambientais para as cidades, tais como mitigação da poluição urbana – das águas, do ar e do solo – fornecer espaços para a fauna urbana, contribuir para o controle da quantidade e velocidade das águas do escoamento pluvial, oferecer melhoria da qualidade microclimática local e conforto térmico para os edifícios lindeiros através do sombreamento e da evapotranspiração, além de ser um elemento de valor estético.
Atualmente já são conhecidas, utilizadas e comprovadas técnicas emergentes de design ecológico de calçadas que agregam valor e atratividade ao imóvel.

Conteúdo do Curso
Este curso apresenta técnicas e soluções projetuais de infraestrutura para calçadas verdes que abordam as questões emergentes de acessibilidade, a saber:

Águas
– Manejo das águas do escoamento superficial para controle hídrico urbano;
– Sistema subterrâneo para retenção de água;
– Soluções de infraestrutura verde: piso drenante, canaletas, jardins de chuva, biovaletas, canteiros pluviais e trincheiras drenantes.

Vegetação
– Seleção de espécies vegetais para calçadas;
– Biodiversidade urbana;

Social
– Melhores soluções de segurança para o pedestre;
– Promoção de espaços livres de convívio e permanência.

Leis e normas
– Acessibilidade;
– Avaliação dos requisitos legais e normas técnicas que dão suporte à prática e execução de calçadas verdes.

Metodologia
Aula expositiva e participativa

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
O participante estará qualificado para pensar estrategicamente o projeto de calçadas a partir dos conceitos emergentes de infraestrutura verde e em conformidade com as Leis Municipais atuais.
O estudante ao final do curso estará habilitado(a) para solucionar questões pertinentes ao tema do passeio público, com inovação e criatividade, integrados os valores estéticos, ambientais, sociais e econômicos.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para a matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br
Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Observação
– O curso será iniciado com quorum mínimo de 15 matrículas efetivamente contratadas.


Área: ÁREA DA QUÍMICA E MEIO AMBIENTE
Turno: Matutino
Carga horária: 4 horas
Duração: 1 Dia

Investimento: R$ 120,00

Parcelamento: 1x de R$ 120,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – Sábado – Das 09h às 13h – Data: a definir
Coordenação
Maitê Bueno Pinheiro
E-mail para o coordenador
Currículo
Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Química Ambiental (FOC) e Bacharel em Ciências Biológicas (UNINOVE). Formação acadêmica e profissional interdisciplinar e multicultural especializada nos Projetos Urbanos de Infraestrutura Verde, no Desenvolvimento Urbano de Baixo Impacto e na utilização de Soluções Baseadas na Natureza para mitigação e tratamento da poluição das águas, revitalização de rios e córregos urbanos e promoção de Serviços Ecossistêmicos. Realizou estágio de Pesquisa na Universidade Humboldt de Berlim (2016) e na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (2010-2012). Idealizadora do UrbAmbiental, Coletivo de Profissionais Especialistas em Infraestrutura Verde, onde atua como consultora e realiza oficinas de projetos, palestras e outras atividades.
Adriana Afonso Sandre
E-mail para o coordenador
Currículo
Doutoranda da FAU-USP (início em 2018). Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Cursa Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, ambos pela USP (2010) e com bolsa de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Técnica em Paisagismo pelo Senac (2009). Participou do GCUA Summer school on Green and Sustainable cities em Malmö (2015), contemplada com bolsa da Swedish University of Agricultural Sciences (SLU).Tem experiência em coordenação de projetos ambientais e educacionais, especialmente nas áreas de planejamento ambiental e urbano, ecologia da paisagem e infraestrutura verde.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.