Curso: Introdução ao IoT (Internet of Things - Internet das Coisas) (NOVO)

Apresentação
Definir a Internet das Coisas (IoT), mostrando sua evolução histórica, estudando e debatendo os seus conceitos básicos. Procurar uma relação entre as principais tecnologias que tornam viável a IoT, apresentar algumas informações sobre as arquiteturas de sistemas nela baseados, potencial de uso, e perspectivas de crescimento.
O objetivo é atingir todos os profissionais ou acadêmicos interessados em conhecer uma visão geral da IoT para entender melhor esse conceito de mudança de paradigma tecnológico e social.

Conteúdo do Curso
1.O que é Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)
2.Evolução e perspectiva histórica.
3.Conceitos de automação e autônomo, visão do IoT hoje nas grandes empresas e definição de novas plataformas de uso.
4.O Estado da Arte da IoT e principais tecnologias envolvidas: Cirurgias remotas, componentes industriais inteligentes, customização de produtos fabricados em grande volume. Mercado com mais especificações de produtos e variações referentes a tamanhos, cores, gostos, cortes, preferências. Personalização do atendimento em lojas, farmácias, bares, consultórios médicos, etc.
5.Visão Geral sobre Arquiteturas dos sistemas: como os computadores invadiram o dia–a–dia desde equipamentos mais simples como uma panela até a sofisticação de uma roupa com apps ou wearable.
6.Plataformas de desenvolvimento e avaliação das soluções.
7.Padrões de uso e governança.
8.Ética, privacidade e segurança.
9.Perspectivas futuras.
10.Evolução estratégica.

Metodologia
Apresentação de teoria, checagem de exemplos reais, busca de vivências e experiências próprias. Demonstração de vídeos, entrevistas e pesquisas sobre o tema. Aplicação dos conhecimentos através de painéis, entrevistas e trabalhos gerados pelos alunos.

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
Domínio do conceito de IoT do ponto de vista de evolução tecnológica, de modelo econômico, ascendendo a uma nova revolução nos meios de procução.
Percepção dos equipamentos, recursos, ferramentas e métodos envolvidos.
Possibilidade de entender a aplicação a partir de cursos mais aprofundados como o uso em empresas como instrumento de B.I. (Businness Inteligence) ou na indústria como instrumento de A.I. (Artificial Inteligence).
Discurtir o contexto sócio–cultural–econômico envolvido.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para a matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
next@oswaldocruz.br

Observação
– O curso será iniciado com quorum mínimo de 15 matrículas efetivamente contratadas.

Área: ÁREAS DIVERSAS
Turno: Final de Semana
Carga horária: 18 horas
Duração: 2 Dias

Investimento: R$ 324,00

Parcelamento: 1x de R$ 324,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:10/11/2018
Horário: Turma 1 - sábado e domingo - das 8h às 12h30min e das 13h30min às 18h - Datas: 10 e 11/11/2018
Coordenação
Silvio Luiz Miranda
E-mail para o coordenador
Currículo
Breve histórico profissional Nome: Silvio Luiz Miranda Idade: 48 anos (26/07/1968) Formação Universitária (Economia, Análise de Sistemas) Atuo há quase 30 anos na área de educação, especificamente em treinamento. Comecei aos 17 anos, como voluntário em alfabetização e treinando operadores em um banco. Trabalhei em empresas das mais diferentes modalidades como auditoria, consultoria, bancos, escolas, indústrias de base, mas sempre na área de treinamento. Finalmente, em 1994, consegui um cargo de coordenador de TI em uma escola católica e pude viver apenas do ambiente escolar, em menos de 6 meses estava implantando informática básica como disciplina auxiliar, desde a educação infantil até o final do ensino médio e, posteriormente, pude implantar o ensino de MS Office como disciplina alternativa nos 3 anos do ensino médio, preparando o aluno para os desafios do mundo do trabalho. Entre uma aula e outra já desenvolvia material apostilado e publicações para acompanhamento de meus treinamentos e palestras, comecei a atuar em outras escolas e em 2005, iniciei minha carreira em escolas de treinamento livre, na Impacta Tecnologia, porém, tive experiências em faculdades e cursos técnicos. Em todos eles sempre desenvolvendo novos treinamentos voltados ao mercado e materiais voltados a esses treinamentos, onde o objetivo é dar às corporações e às pessoas possibilidades reais de qualificação e formação de acordo com as necessidades destas empresas e colaboradores.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.