Curso: Indústria 4.0: Outra Revolução Industrial, mas não é a última (NOVO)

Apresentação
O curso Indústria 4.0: Outra Revolução Industrial, mas não é a última, capacita e habilita o estudante a entender e discutir os conceitos teóricos adquiridos e a visão geral de funcionamento dos processos envolvidos nesse novo modelo de produção, buscando a otimização contínua e o refinamento produtivo. Além disso, terá uma visão sobre a importância desse modelo para a Economia e da necessidade da parceria entre meio acadêmico, empresas e governo para manter o desenvolvimento sempre em alto nível. Esse entendimento se dará na forma de aulas expositivas, demonstrações de cases de sucesso e, eventual, visita a uma instalação que trabalhe nesse contexto. Além disso, teremos a elaboração de atividades de aprendizagem e fixação que demonstram como o modelo de Indústria 4.0 pode beneficiar uma infinitude de negócios no campo empresarial, atividades no campo acadêmico e projetos no campo governamental em diferentes áreas estratégicas como indústrias, transporte, saúde, administração pública e privada, educação, formação profissional e, também, na Economia.

Conteúdo do Curso
O curso Indústria 4.0: Outra Revolução Industrial, mas não é a última, levará ao estudante uma visão clara sobre o fenômeno chamado Indústria 4.0 e seus diferentes braços de atuação sob a perspectiva internacional e o que está acontecendo no Brasil. A ideia não é o aprofundamento da questão, mas jogar uma luz sobre os atuais acontecimentos que permeiam o que chamamos de Indústria 4.0, mostrando a realidade no mundo desenvolvido que já superou essa etapa, e também no Brasil, onde sequer chegamos a ela.
Pretendemos deixar de lado a tecnicidade e mostrar exemplos de dia–a–dia, de como o método de trabalho da Indústria 4.0 modifica os processos e resulta em produtos de alta qualidade e de grande eficácia na produção. Vamos mostrar como a Indústria 4.0 usa inteligência artificial, Internet das Coisas, ferramentas de Business Intelligence e mecanismos de busca em grandes bases de dados como instrumentos do seu modelo de produção.
Falaremos como esse conceito atua, especificamente, em algumas áreas vitais como nas indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos, de produção e nas grandes empresas. Também comentaremos sobre o impacto econômico desses novos processos de produção e quais as vantagens de adotá–lo.

Metodologia
Apresentação de teoria, checagem de exemplos reais, busca de vivências e experiências próprias. Demonstração de vídeos, entrevistas e pesquisas sobre o tema. Aplicação dos conhecimentos através de painéis, entrevistas e trabalhos gerados pelos alunos.

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
O participante, ao final do curso, será capaz de entender, com alguma desenvoltura, os conceitos e os assuntos mais recentes no tocante a IoT, podendo escrever artigos, elaborar pesquisas e treinamentos, além de mensurar tempo de entrega de projetos envolvendo o assunto.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para a matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
next@oswaldocruz.br

Observação
– O curso será iniciado com quorum mínimo de 15 matrículas efetivamente contratadas.

Área: Áreas Diversas
Turno: Final de Semana
Carga horária: 18 horas
Duração: 2 Dias

Investimento: R$ 324,00

Parcelamento: 1x de R$ 324,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – sábado e domingo – das 8h às 12h30min e das 13h30min às 18h – Datas: a definir
Coordenação
Silvio Luiz Miranda
E-mail para o coordenador
Currículo
Breve histórico profissional Nome: Silvio Luiz Miranda Idade: 48 anos (26/07/1968) Formação Universitária (Economia, Análise de Sistemas) Atuo há quase 30 anos na área de educação, especificamente em treinamento. Comecei aos 17 anos, como voluntário em alfabetização e treinando operadores em um banco. Trabalhei em empresas das mais diferentes modalidades como auditoria, consultoria, bancos, escolas, indústrias de base, mas sempre na área de treinamento. Finalmente, em 1994, consegui um cargo de coordenador de TI em uma escola católica e pude viver apenas do ambiente escolar, em menos de 6 meses estava implantando informática básica como disciplina auxiliar, desde a educação infantil até o final do ensino médio e, posteriormente, pude implantar o ensino de MS Office como disciplina alternativa nos 3 anos do ensino médio, preparando o aluno para os desafios do mundo do trabalho. Entre uma aula e outra já desenvolvia material apostilado e publicações para acompanhamento de meus treinamentos e palestras, comecei a atuar em outras escolas e em 2005, iniciei minha carreira em escolas de treinamento livre, na Impacta Tecnologia, porém, tive experiências em faculdades e cursos técnicos. Em todos eles sempre desenvolvendo novos treinamentos voltados ao mercado e materiais voltados a esses treinamentos, onde o objetivo é dar às corporações e às pessoas possibilidades reais de qualificação e formação de acordo com as necessidades destas empresas e colaboradores.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.