Curso: Empreendedorismo Farmacêutico (NOVO)

Apresentação
Empreender significa “decidir realizar; por em execução”. Atualmente, muitos profissionais, graduados ou não em Farmácia, decidem abrir um negócio Farmacêutico – Drogaria e/ou Farmácia de Manipulação. No entanto, a falta de conhecimentos sobre particularidades do negócio e do próprio mercado farmacêutico lhes faz enxergar esta tarefa como algo difícil e, por vezes, impossível de se realizar. Ainda sim, quando se realizam estes empreendimentos, muitas vezes começam a aparecer falhas que colocam o negócio em risco logo em seus primeiros anos de funcionamento. Desta maneira, este curso tem a justificativa de discutir com os participantes os principais cenários do mercado varejista farmacêutico e magistral, apontando quais são as tendências deste mercado e os fluxos regulatórios básicos para a montagem de uma farmácia e/ou drogaria, pautando–se nos princípios de ética e tendo como ponto norteador o espírito empreendedor que existe em cada participante.

Conteúdo do Curso
• Panorama Geral do Mercado Farmacêutico.
• Empreendedorismo: Uma Visão Aplicada ao Negócio Farmacêutico.
• Aspectos Regulatórios para Montagem de Drogarias.
• Aspectos Regulatórios para Montagem de Farmácias de Manipulação.
• “Layoutização” de Farmácias e Drogarias.
• Plano de Negócios: Planejando o sucesso do seu empreendimento.
• Gestão Comercial e de Marketing: O relacionamento ético com clientes, colaboradores e fornecedores.
• Inventividade: Idealizando seu próprio negócio.

Metodologia
Para o desenvolvimento deste curso serão utilizadas as seguintes estratégias de ensino–aprendizagem:
• Aula expositiva dialogada.
• Ensino com pesquisa.
• Pequenos grupos com tarefas diversas.
• Painel integrado.
• GOGV – Grupo de Observação e Grupo de Verbalização.

Conhecimentos Adquiridos do Egresso
Espera–se que ao final do curso o egresso possa:
• Compreender as bases que norteiam o empreendedorismo.
• Identificar oportunidades de negócio no mercado farmacêutico.
• Reconhecer as etapas básicas para montagem de uma Farmácia e/ou Drogaria.
• Desenvolver um Plano Básico de Negócios básico aplicável a Farmácia e/ou Drogaria.
• Elaborar ações comerciais e de marketing básicas que lhe auxiliem a alavancar seus negócios.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para a matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br

Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Observação
O curso será iniciado com quorum mínimo de 15 matrículas efetivamente contratadas.

Área: Ciências da Saúde
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Carga horária: 24 horas
Duração: 3 Dias

Investimento: R$ 580,00

Parcelamento: 2x de R$ 290,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – aos Sábados – Das 08h às 17h – Datas: a definir
Coordenação
Thiago Moraes Inocêncio
E-mail para o coordenador
Currículo
Farmacêutico Industrial formado pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com MBA em Gestão de Projetos e Especializações em Gestão Educacional e Farmácia Clínica. Atuo a mais de 8 anos como Consultor de Projetos Farmacêuticos na T & S Pharma, empresa de treinamento e consultoria para o segmento farmacêutico, onde planejo, executo e monitoro projetos corporativos para Redes de Drogarias, Farmácias Magistrais, Farmácias Hospitalares e Indústrias Farmacêuticas, atendendo clientes em todo o território nacional e também América Latina. Professor de Farmácia a mais de 8 anos, ministrando aulas para Cursos Técnicos, Graduações, Cursos de Atualização e Pós–Graduações, tendo sido professor paraninfo e homenageado por mais de 10 vezes. Experiência com Farmácia Clínica, Medicamentos Oncológicos, Gestão de Projetos Farmacêuticos, Farmacoeconomia e Ensino Farmacêutico.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.