Curso: Marketing Farmacêutico (NOVO)

Apresentação
O mercado farmacêutico se caracteriza por ser altamente regulado e competitivo. Além disso o marketing da Indústria farmacêutica apresenta aspectos diferenciados do marketing tradicional. Apesar das ferramentas de MKT serem as mesmas, a sua aplicação no mercado farmacêutico é praticamente exclusiva, entender a dinâmica da propaganda dirigida a classe médica, através do propagandista é um dos desafios que se apresenta para os profissionais do marketing dos produtos farmacêuticos. Igualmente a utilização de mídias para produtos OTCs, dermocosméticos deve ser entendido dentro do contexto das legislações específicas e em conformidade com o target de cada uma dessas categorias de produtos. Outro aspecto importante é a interação com outros departamentos da indústria, como vendas, assuntos regulatórios, departamento médico e outros.
Além disso, mudanças no mercado farmacêutico são frequentes, como por exemplo, as normatizações da propaganda e promoção dos medicamentos, alteração da política comercial das empresas relacionada à entrada de novos players, a consolidação do setor, assim como o aumento na diferenciação dos serviços, tanto para a classe médica como para o varejo farmacêutico e Distribuidores. Além disso, uma constante é o dinamismo do setor farmacêutico, onde as rápidas mudanças geram situações novas a cada momento e podem determinar o sucesso ou fracasso de uma campanha, ou até mesmo de uma empresa.
Esta realidade exige que os profissionais que trabalham no setor do marketing farmacêutico estejam constantemente atualizados e conscientizados de que o sucesso profissional e os resultados sólidos à longo prazo somente ocorrerão se existir uma visão estratégica sobre todos os departamentos e ferramentas promocionais disponíveis em seu meio. Portanto conhecer o Marketing Farmacêutico abre um grande leque de opções profissional para quem pretende ingressar no mercado farmacêutico.

Conteúdo do Curso
Ambiente Atual do Mercado Farmacêutico – Apresentar aos participantes um cenário atual do mercado farmacêutico brasileiro, tanto do segmento industrial como do varejo – farmácias, clínicas e hospitais, etc. . Discutir o ambiente concorrencial, seus competidores e suas estratégias mercadológicas em cada uma de suas áreas de atuação, fusões e aquisições na indústria e no varejo. Analisar os movimentos do varejo em busca de fidelização de clientes. A ação e importância de vendas a governo (licitação) os novos conceitos de serviços hospitalares, Quais as oportunidades profissionais oferecidas pelo mercado farmacêutico.

Ferramentas de pesquisa de mercado aplicadas no Mercado Farmacêutico. Conhecer as principais auditorias utilizadas para dar suporte ao marketing (PMB, Audidh, Close–up, DDD, estudo de distribuição, etc.). Mostrar a importância da análise de mercado, através da coleta ou compra de dados de mercado disponíveis para melhor conhecimento do mercado farmacêutico. Apresentar o processo de geração de análise a partir de informações provenientes destes dados. Mostrar como a informação é utilizada no processo de tomada de decisão estratégica, recomendações, identificação de oportunidades de mercado, apontamento de tendências e dimensionamento de mercado.

Conceitos para a criação de campanhas de propaganda – Prescrição, MIPs, Genéricos , Similares. Entender como aplicar o composto de marketing – (4Ps / 4Cs) no Mercado farmacêutico e quais os materiais mais utilizados pela indústria farmacêutica, por tipo de produto, ciclo de vida de produtos, no mercado farmacêutico, bem como quais as legislações da ANVISA para a propaganda de medicamentos. Conhecer o papel da gerência de produtos no contexto organizacional, o relacionamento do marketing com a equipe de propagandistas e força de vendas, bem como aprofundar na importância da propaganda médica para os diferentes produtos farmacêuticos (propagandistas, propaganda médica à distância, trade, merchan, etc).

Metodologia
O curso conterá aulas expositivas–participativas, onde se abordará os conceitos, seguido de exercícios práticos.
Haverá estudos de "cases" reais para prática dos conceitos apresentados.
Participação de convidados especiais para apresentarem suas experiências e vivência na resolução de problemas.
Simpósios
"Teaching Case".
Discussão de casos reais.

Conhecimentos Adquiridos do Egressos
Após o curso o egresso terá conhecimento para aplicar e resolver os problemas abordados durante o curso.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para a matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br

Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Observação
O curso será iniciado com quorum mínimo de 15 matrículas efetivamente contratadas.

Área: Comunicação
Turno: Sábado pela manhã
Carga horária: 20 horas
Duração: 5 Dias

Investimento: R$ 980,00

Parcelamento: 2x de R$ 490,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Coordenação
Osvaldo Contardi - Mestre
E-mail para o coordenador
Currículo
Osvaldo Contardi, Mestre em Administração de empresas com ênfase em Finanças pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado – FECAP. Especialização em Direito Empresarial pela EPD e graduação em Ciências Jurídicas pela UBC. Concluiu diversos cursos em Gerenciamento de Pessoas, Gerência de Produtos, Mkt.Farmacêutico, Efetividade da Equipe de Vendas, Estratégias Avançadas de Mkt., Branding, Técnicas de Vendas e Neurolinguística, em Instituições como: ESPM, FMU, IMS Health, HSM, ABA e “In Company”. Possui experiência profissional de mais de 35 anos no Mercado Farmacêutico como executivo em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de: MKT, Vendas, Novos Negócios, Inteligência de Negócios, Varejo e Distribuição. Diversas palestras em renomados Institutos como o “Institute for International Research” e “International Bussiness Comumunications”. Ganhador de diversos prêmios como CANNES Lions Silver – Press & Poster, Prêmio Abril de Publicidade, Lupa de Ouro e Max de Marketing.
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