Curso: Ética na Pesquisa com Seres Humanos, Bioética e Integridade na Ciência

Apresentação
A construção institucional no país do respeito aos preceitos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos atingiu em poucos anos de existência uma efetividade que se estende a institutos de pesquisa, instituições de ensino, representação de usuários de serviços de saúde e de portadores de patologias, representações de categorias profissionais e organizações industriais e de serviços.
Ensaios de âmbito multinacional são cada vez mais frequentes e configurarão a normalidade da pesquisa em saúde, como é o caso da maioria dos ensaios clínicos de saúde.
As ferramentas institucionais nacionais de atendimento aos preceitos éticos de saúde são fundamentais para que ensaios dessa natureza atendam às exigências de eficácia e segurança de cidadãos em todo o mundo.
Operar adequadamente tais ferramentas e compreender sua lógica é fundamental às instituições, pesquisadores e docentes da área da saúde. Além disso, a formulação do problema de pesquisa, a preparação/elaboração do projeto, os meios para as respostas sociais devem ser etapas realizadas em estreita e inafastável relação com a condução ética e a integridade na análise e divulgação dos resultados.
Mais compreendamos a importância dos preceitos éticos em pesquisa, mais necessitaremos fazer o uso adequado e ágil das ferramentas institucionais de atendimento os preceitos éticos, estabelecendo dessa forma um diálogo efetivo da pesquisa local ou internacional com as exigências éticas crescentes do mundo globalizado.

Conteúdo do Curso
–Evolução do conhecimento;
–Ciência e conhecimento científico;
–O Pensamento – pensamento científico;
–Métodos científicos e Projeto de Pesquisa;
–Princípios e conceitos de ética e bioética;
–Declaração Universal dos Direitos Humanos;
–Código Nuremberg; Declaração de Helsink;
–Resolução 466/12 e suas complementares (Res. 251, 292, 340, 346 e 441);
–Termo de consentimento Livre e Esclarecido;
–Prontuários e outras fontes de dados secundários;
–Responsabilidade na pesquisa científica em Saúde;
–Avanços e perspectivas éticas nas instituições de pesquisa em saúde;
–Ética e pesquisa em epidemiologia;
–Ética e Ensaios Clínicos;
–Biobancos e Biorepositórios;
–Plataforma Brasil;
–Integridade na Ciência, plágio autoplágio e conflito de interesses, responsabilidade do Pesquisador na divulgaçãode resultados.

Metodologia
Aulas teóricas, audiovisuais, seminários, estudo e discussão em grupo utilizando diversas ferramentas didáticas, para transmissão e fixação do conhecimento. Como atividades complementares, leitura de textos complementares e sugestões de filmes.

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
Que o egresso conheça sua responsabilidade ética e os procedimentos formais que deve tomar para responder aos problemas propostos na área da saúde, resolvíveis por intermédio da pesquisa. Reunirá condições para atuação em pesquisas ou em instituições que realizam pesquisas no setor saúde, inclusive pesquisas clínicas.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br
Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Área: Ciências da Saúde
Turno: Noturno
Carga horária: 20 horas
Duração: 1 Semana

Investimento: R$ 600,00

Parcelamento: 1x de R$ 600,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – Segunda a Sexta–Feira – Das 18h às 22h – Datas: a definir
Coordenação
Paulo Roberto do Nascimento - Doutor
E-mail para o coordenador
Currículo
Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pós–Doutorado em "Políticas nacionais e internacionais relacionadas às ações sobre os determinantes sociais da saúde: uma abordagem das Ciências Sociais" no Programa de Pós–Graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Assistente Técnico da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da SES–SP. Professor Titular da Disciplina “Saúde Pública” na Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.