Curso: Jogos, Desafios e Brincadeiras para a Aula de Matemática

Apresentação
O curso que estou oferecendo vem atender ao convite que a Instituição me fez para apresentar curso de férias, segundo o e–mail que recebi o convite aconteceu por ter pertencido ao quadro de professores do curso de graduação e de pós–graduação da FOC
Como venho trabalhando com formação de professores no IME/USP e os professores dos anos iniciais têm solicitado cursos envolvendo jogos para atender as propostas da BNCC (Base Nacional Curricular Comum. Acredito que a proposta que apresento pode atender as expectativas dos professores.

Conteúdo do Curso
– Números e operações
Os jogos que fazem parte desse tema estão organizados nos seguintes itens:
–Jogos para trabalhar as noções de números naturais e suas operações: Sudoku, Quadrado mágico, KALAH, Cinco em linha, FAN TAN, Stop de operações
–Jogos para trabalhar as ideias de fração e números decimais: Bingo das frações, Dominó das frações, Pintando Mosaicos, Frações no TANGRAM.
Desafio: operações no Ábaco
Brincadeira: Calculadora
– Geometria e medidas
Os jogos que fazem parte desse tema estão organizados nos seguintes itens:
–Jogos para trabalhar as noções de geometria espacial: Eu tenho quem tem, Poliedros, Vistas
–Jogos para trabalhar noções de Geometria Plana: Figuras no GEOPLANO, TANGRAM, , Ponto a Ponto, Simetrias de figuras planas
Desafio: simetria no espelho
Brincadeira: as esquadrilhas
– Lógica, estimativas e possibilidades
Os jogos que fazem parte desse tema são: Senha, Pontinhos, HEX
Desafio: Chance
Brincadeira: Adivinhar personagens

Metodologia
A metodologia baseia–se em:
– Apresentar os jogos, identificando os objetivos e conteúdos envolvidos.
– Jogar com os participantes analisando as jogadas.
– Montar jogos para trabalhar os conteúdos de: números, geometria e lógica
– Pesquisar jogos da rede Internet e propor a elaboração de atividade para a sala de aula

Conhecimento Adquiridos do Egresso
– Saber organizar seu planejamento para a introdução de jogos e brincadeiras em suas salas de aula
– Conhecer como é construção das noções de número e de algoritmos, e planejar situações desencadeadoras desse processo.
– Organizar ações envolvendo as noções básicas de Geometria.
– Trazer situações do cotidiano para trabalhar a noção de probabilidade.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br

Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Área: ÁREA DA EDUCAÇÃO
Turno: Matutino e Vespertino
Carga horária: 12 horas
Duração: 2 Dias

Investimento: R$ 360,00

Parcelamento: 2x de R$ 180,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – aos Sábados – Das 09h às 12h e das 13h às 16h – Datas: a definir
Coordenação
Ruth Ribas Itacarambi - Doutora
E-mail para o coordenador
Currículo
1996 - 2000: Doutorado em Didática Faculdade de Educação da USP, FE-USP, São Paulo. Título: Formação Contínua de Professores de Matemática: da sala de aula à Internet, Ano de Obtenção: 2000 Orientador: Vani Moreira Kenski. Palavras-chave: Formação de professores de Matemática; Formação de professor comunicador; A sala de aula e a Internet; A Internet como recurso para o professor; Formação de redes comunicacionais; EAD e a Educação Matemática. 1988 - 1993: Mestrado em Didática Faculdade de Educação da USP, FE-USP, São Paulo. Título: A resolução de problemas de Geometria, na sala de aula, numa visão construtivista, Ano de Obtenção: 1994. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho. Palavras-chave: Resolução de Problemas de Geometria; Sócio-construtivista; Matemática; Didática da Matemática; Ensino-aprendizagem em Matemática.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.