Curso: Perfumaria de Nicho (NOVO)

Apresentação
Em 2010, o Brasil tornou–se o maior consumidor mundial de perfumes. Segundo dados da Consultoria Euromonitor, o faturamento do mercado brasileiro foi de US$ 6 bilhões, ante US$ 5,3 bilhões do segundo colocado, os Estados Unidos. Desde então, o setor de perfumaria vem registrando crescimento na maior parte do tempo, marcado por um salto de 19,2% em 2013, segundo matéria da revista Forbes (23/11/14).
Com o melhor desempenho da economia, até o ano de 2012, o consumidor brasileiro teve acesso aos perfumes importados e nacionais de melhor qualidade, descobriu o prazer no seu uso e conheceu perfis olfativos diferentes da maioria dos perfumes mais acessíveis, até então.

O maior envolvimento do grande público com o marcas mundiais, levou as classes de poder aquisitivo mais elevado a aquecer um outro setor da perfumaria: a perfumaria de nicho, um segmento quase artezanal caracterizado por perfumes produzidos com essências de alta qualidade, grande concentração (não raramente acima da concentração dos parfums –30%) e ampla liberdade criativa com primor nos detalhes dos frascos e cartuchos luxuosos,

Devido ao crescimento desse mercado, grandes marcas começaram a criar novas linhas exclusivas com características de nicho, como a Les Exclusifs da marca Chanel, para um público seletivo ou, mesmo a Armani, com o sua coleção Prive. Por esta razão, nota–se o crescimento do interesse dos profissionais do mercado por esse segmento e assim, observa–se a oportunidade de oferecer conhecimentos específicos e consistentes na área de nicho, apresentando conceitos mercadológicos e grandes marcas mundiais com experimentação olfativa, avaliação de design e conceituação dos produtos.

Conteúdo do Curso
– O mercado de perfumes, conceituação, concentrações e posicionamento das marcas;
– Famílias olfativas – tradicional x nicho;
–O perfume e as grandes rupturas sociais;
– Perfumaria de Nicho: conceitos do perfume de nicho, sua história. Experimentação – marcas de nicho de todo o mundo;
– Conceitos de marketing e sua evolução. O Efeito Calda Longa na segmentação dos mercados;
– Conceitos de luxo e seu mercado: a alta costura e o perfume de nicho;
– Criatividade e inovação na perfumaria;
– Famílias Olfativas na perfumaria tradicional e no segmento do perfume de nicho – exercícios práticos;
– A quebra de paradigmas na criação do perfume de nicho, grandes marcas e o nicho;
– Os frascos o perfume e da perfumaria de nicho;
– Aspectos sobre a regulamentação e registro no segmento de perfumaria;
– Planejamento para criação de um perfume de nicho – mergulho criativo – exercício de projeto.

Metodologia
– Aulas expositivas, exercícios de criatividade e avaliações olfativas, aulas práticas e estudos de caso;
– Visita à loja de perfumaria de nicho Al Zaha – perfumes orientais;
– Palestras com profissionais especialistas em perfumaria.

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
Espera–se que o aluno identifique, claramente, as características e peculiaridades da perfumaria de nicho, bem como se torne apto a agregar os conhecimentos sobre a perfumaria de nicho aos conhecimentos específicos de sua área de atuação e formação. O aluno sairá do curso com bagagem para enxergar e identificar nichos de mercado como oportunidades de negócios e, especificamente, sobre o perfume de nicho, espera–se que o aluno esteja apto para, não apenas atuar no setor do perfume de nicho, mas para agregar à sua atuação no mercado de perfumaria, as qualidades e características inovadoras da perfumaria de nicho.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
E–mail: next@oswaldocruz.br

Tel.: (11) 3824–3660 ramais: 3970 / 3971 / 4091 / 4099 / 4039

Área: Ciências da Saúde
Turno: Matutino
Carga horária: 40 horas
Duração: 12 Semanas

Investimento: R$ 1.200,00

Parcelamento: 3x de R$ 400,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – Sábados – das 09h às 12h30min – Datas: a definir
Coordenação
Luciene Ricciotti Vasconcelos - Especialista
E-mail para o coordenador
Currículo
Graduada, com menção honrosa no curso de administração, com ênfase em marketing, da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Pós–graduada em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM Profissional com ampla experiência em agências de publicidade nacionais e multinacionais, especializada em Planejamento de Comunicação Integrada. Foi diretora de Projetos Especiais da BBN Propaganda. Autora da Summus Editorial com 3 obras publicadas: Mark–Óbvio, o marketing fácil para pequenos e microempresários; Planejamento de Comunicação Integrada e A criança e o Marketing. Em coautoria com a psicóloga Ana Maria Dias da Silva. Experiência como professora universitária nos Cursos de Comunicação Social, Administração de empresas e Perfumaria, desde 2007, nas faculdades UNIESP, UNIP, ESAMC e FAAP. Atual professora e diretora acadêmica do Instituto do Perfume, onde coordena cursos livres de perfumaria, treinamento em empresas e organiza eventos para o setor de perfumaria e cosméticos. Membro do Júri do prêmio Atualidade Cosmética. Consultora, palestrante e colaboradora de diversas publicações culturais e empresariais.
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