Curso: Excel com Dashboards I

Apresentação
Em corporações de quaisquer setores e dimensões, a organização e a análise de informações geradas por relatórios, tabelas e bases de dados vêm se tornando cada vez mais urgente e necessária. Isso tudo exige do colaborador melhor qualificação no manuseio de ferramentas que possam gerar painéis de controles, indicadores e automação gráfica.

A grande maioria das empresas não adquire ferramentas de BI que possam criar esses painéis de controle automaticamente, por conta do alto custo de aquisição desses softwares, portanto, a solução agregada de melhor custo–benefício é trazer essas tabelas e bases de dados para o Excel e partir dele gerar informações usando técnicas de montagem de dashboard. Isso significa que profissionais de qualquer área dentro da empresa podem ver–se diante dessa demanda, precisando saber mais sobre esse método e como atingir resultados esperados pela empresa e pelos gestores.

O que é, então, um dashboard e qual sua principal função?
Dashboard é qualquer painel de controle de equipamentos variados, como o painel de comando de uma aeronave, o painel do automóvel, os visores de uma máquina fabril. Porém, no mundo corporativo, o dashboard tem a conotação de um método de visualização de gráficos, indicadores, os famosos kpi’s, e tabelas, como se fossem painéis controlados automaticamente. Por meio desses painéis, podemos ter uma visão específica de um departamento ou negócio dentro da empresa, ou uma visão geral de todo o processo de negócio. Usando os mesmos recursos disponíveis no Excel e ampliando a ação de algumas ferramentas específicas, podemos criar os mais diferentes painéis, mostrando vários indicadores e tabelas de dados, a partir da mesma ou de diferentes bases de informação. O objetivo é criar uma solução de baixo custo para desenvolver um instrumento de tomada de decisão.

Nas corporações atuais, apenas fazer uma tabela ou um gráfico não tem sido suficiente, por isso usar as técnicas de dashboard são tão importantes.

Conteúdo do Curso
• Conceito de dashboards.
• Vantagens do uso do Excel no processo de criação de dashboard.
• Onde, como e quem usa.
• Instrumentos do Excel necessários ao desenvolvimento de dashboards.
• Planejamento, pré–requisitos do projeto, diretrizes de ação, separação de recursos e teste.
• Funções matemáticas e estatísticas avançadas.
• Funções de procura e referência avançadas
• Algumas funções específicas avançadas: de texto, lógicas e data e hora
• Criação, captação, importação, tratamento e manuseio de base de dados.
• Gráficos usados e para que serve cada um deles.
• Gráficos especiais e de combinação.
• Formatação condicional e minigráficos.
• Tabelas especiais são melhores para captar dados e manusear.
• Todos os recursos de tabela dinâmica necessários, inclusive tratamento de duplicatas e infodados.
• Uso do gráfico dinâmico no dashboard.
• Segmentação de dados dentro e fora da tabela dinâmica.
• Uso da linha do tempo ou adaptação desse recurso para versões anteriores do Excel.

Metodologia
O aluno terá sempre um esclarecimento sobre os conceitos aplicados em cada etapa do curso e a justificativa de uso. Esses conceitos serão reforçados com exercícios práticos e, em seguida, serão apreendidos com atividades voltadas ao mercado corporativo, seguindo a ordem abaixo descrita:

• Conceitos essenciais na busca e manuseio de base de dados
• Criação de gráficos e uso adequado de cada um deles e em quais situações
• Explanação e testes das funções necessárias para a construção de dashboards
• Uso de indicadores ou kpi’s e criação de controles de formulários e comandos para automatizar a visualização
• Uso adequado de formatação condicional para destacar os itens de decisão
• Importância de construção correta de tabelas especiais e tabelas dinâmicas
• Elaboração de 3 projetos que atingirão todos os recursos demonstrados no treinamento para fixação da técnica

Conhecimento Egresso (mínimo) necessário
Ao final do curso, o aluno estará capacitado a manusear instrumentos avançados de análise numérica, tabelas especiais e tabelas dinâmicas, bases de dados, testes e simulações, gráficos, indicadores, imagens e funções específicas para criação, desenvolvimento e manutenção de dashboards.

Será possível, ainda, ao aluno produzir painéis de controle automatizados, com auxílio das principais ferramentas do Microsoft Excel, além de conseguir levantar as informações necessárias para construção de projetos que utilizem o dashboard como instrumental de análise para tomada de decisão em níveis corporativos, seja na empresa como um todo, seja para atividade ou departamento específico.

Atividade Complementar
São práticas acadêmicas, extraclasse, desenvolvidas na própria ou em outra Instituição de Ensino, ou até mesmo em qualquer organização não–educacional, podendo ser tanto à distância como presencial.

É uma determinação, vigente, obrigatória para todos que cursam a Graduação.

IMPORTANTE: Caso seu curso de Graduação não esteja relacionado abaixo, sugerimos que consulte o Coordenador do mesmo, sobre a possibilidade de utilizar a carga horária para atender as Atividades Complementares.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
next@oswaldocruz.br

Área: Tecnologias
Turno: Noturno ou aos Sábados
Carga horária: 20 horas
Duração: 20 Horas

Investimento: R$ 360,00

Parcelamento: 2x de R$ 180,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:
Horário: Turma 1 – Sábados – das 13h às 17h – Datas: a definir
Coordenação
Silvio Luiz Miranda
E-mail para o coordenador
Currículo
Breve histórico profissional Nome: Silvio Luiz Miranda Idade: 48 anos (26/07/1968) Formação Universitária (Economia, Análise de Sistemas) Atuo há quase 30 anos na área de educação, especificamente em treinamento. Comecei aos 17 anos, como voluntário em alfabetização e treinando operadores em um banco. Trabalhei em empresas das mais diferentes modalidades como auditoria, consultoria, bancos, escolas, indústrias de base, mas sempre na área de treinamento. Finalmente, em 1994, consegui um cargo de coordenador de TI em uma escola católica e pude viver apenas do ambiente escolar, em menos de 6 meses estava implantando informática básica como disciplina auxiliar, desde a educação infantil até o final do ensino médio e, posteriormente, pude implantar o ensino de MS Office como disciplina alternativa nos 3 anos do ensino médio, preparando o aluno para os desafios do mundo do trabalho. Entre uma aula e outra já desenvolvia material apostilado e publicações para acompanhamento de meus treinamentos e palestras, comecei a atuar em outras escolas e em 2005, iniciei minha carreira em escolas de treinamento livre, na Impacta Tecnologia, porém, tive experiências em faculdades e cursos técnicos. Em todos eles sempre desenvolvendo novos treinamentos voltados ao mercado e materiais voltados a esses treinamentos, onde o objetivo é dar às corporações e às pessoas possibilidades reais de qualificação e formação de acordo com as necessidades destas empresas e colaboradores.
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