Curso: Metalização / Aspersão Térmica: Tratamentos, Qualidade e Aplicações

Apresentação
O curso é voltado a todos aqueles, que ligados à área técnica, necessitam ampliar os seus conhecimentos sobre tecnologias de superfícies.
Abrange variadas formas de proteção de estruturas, peças e equipamentos da ação da corrosão e do desgaste, e também do aproveitamento de outras características de diversos materiais e tipos de equipamentos, tais como: biocompatibilidade, inércia química, resistência à altas temperaturas, isolamento elétrico e térmico, condutibilidade elétrica e térmica, decoração, refletividade, moldabilidade, etc., através da utilização dos diversos Processos de Metalização/Aspersão Térmica e materiais compatíveis.
Objetiva integrar as diversas áreas de conhecimento durante a avaliação de problemas e sua proposta de solução, utilizando as várias alternativas oferecidas pelos Processos de Metalização/Aspersão Térmica e as características dos materiais atualmente disponíveis.
O curso pretende disponibilizar ao mercado, as múltiplas e eficazes soluções obtidas através da utilização de inúmeros materiais aplicados sobre diversos tipos de superfície, através dos Processos de Metalização/Aspersão Térmica, transformando o aluno em agente conhecedor destes processos e efetivo participante de seus resultados.
Neste segundo módulo (de um total de dois), intitulado METALIZAÇÃO/ASPERSÃO TÉRMICA – TRATAMENTOS, QUALIDADE E APLICAÇÕES, serão apresentadas as melhorias que podem ser implementadas à camada depositada, através de sua selagem, acabamento, tratamento, manutenção e controle de qualidade. Serão também apresentados em sala, alguns equipamentos utilizados nos processos de Metalização/Aspersão Térmica e amostras revestidas. Será realizado o Dia de Metalização visitando as instalações de um prestador de serviço de aplicação, a ser utilizado como base para um trabalho posterior em equipe. Saúde, meio ambiente e segurança, aplicações técnicas dos revestimentos e suas normas, completarão
o curso.
O primeiro módulo, intitulado METALIZAÇÃO/ASPERSÃO TÉRMICA – PROCESSOS, CARACTERÍSTICAS E DEPOSIÇÃO, consta de outro documento similar a este.

Conteúdo do Curso
1. Resumo: Processos, características e deposição
2. A selagem nas camadas aplicadas pelos Processos de Metalização/Aspersão Térmica
3. Tipos de acabamento da camada
4. Tratamentos posteriores da camada
5. Reparos e manutenção das camadas
6. Controle de Qualidade
7. Qualificação
8. Apresentação e exposição de Equipamentos de Metalização/Aspersão Térmica
9. Dia de Metalização (trabalho em campo)
10. Trabalho em equipe referente à visita realizada no Dia de Metalização.
11. Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS)
12. Aplicações técnicas
13. Normas, especificações e sites especializados.

Metodologia
Aulas expositivas com apresentação de conceitos que levem o aluno a participar e colaborar no desenvolvimento do assunto.
Apresentação dos tópicos discutidos através de audio–visuais, utilizando data show com demonstração de fotos, ilustrações e filmes com base em casos reais de aplicações relacionadas à Metalização/Aspersão Térmica.
Apresentação em sala de aula de alguns equipamentos utilizados no processo de Metalização/Aspersão Térmica.
Apresentação de amostras revestidas por diversos tipos de materiais e processos, algumas delas utilizadas em ensaios de qualidade.
Dia de Metalização, onde os alunos visitarão as dependências de um prestador de serviços (uma empresa de metalização) e acompanharão as diversas etapas que compõe os Processos de Metalização/Aspersão Térmica, com possibilidade de conhecer alguns tipos diferentes de equipamentos em ação.
Trabalhos em equipe, após vista realizada no Dia de Metalização, desenvolvendo temas de aplicações práticas dos revestimentos depositados por Metalização/Aspersão Térmica.

Atividade Complementar
São práticas acadêmicas, extraclasse, desenvolvidas na própria ou em outra Instituição de Ensino, ou até mesmo em qualquer organização não–educacional, podendo ser tanto à distância como presencial.

É uma determinação, vigente, obrigatória para todos que cursam a Graduação.

IMPORTANTE: Caso seu curso de Graduação não esteja relacionado abaixo, sugerimos que consulte o Coordenador do mesmo, sobre a possibilidade de utilizar a carga horária para atender as Atividades Complementares.

Certificação
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Documentos necessários para matrícula
– Cópia simples do RG
– Cópia simples do CPF
– Cópia simples do comprovante de residência
– Uma foto 3x4 (recente)
– Contrato de matrícula (NEXT) assinado

Descontos
– Aluno da Oswaldo Cruz: 50%
– Ex–aluno da Oswaldo Cruz: 30%

Contato
next@oswaldocruz.br

Área: Engenharia
Turno: Sábado o dia inteiro
Carga horária: 32 horas
Duração: 4 Semanas

Investimento: R$ 576,00

Parcelamento: 2x de R$ 288,00

Para obter o certificado:
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas.

Previsão de início:23/03/2019
Horário: Turma 1 – aos Sábado – das 8h às 17h – Datas: 23/03; 30/03; 06/04 e 13/04/2019
Coordenação
Luiz Cláudio de Oliveira Couto
E-mail para o coordenador
Currículo
Engenheiro Metalurgista graduado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, Publicitário pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Pós–graduado em Engenharia de Superfícies e Tintas nas Faculdades Oswaldo Cruz. Consultor Técnico especializado em Processos de Metalização/Aspersão Térmica com experiência de mais de 30 anos em Tecnologias de Superfície. Trabalhou nas áreas de engenharia, desenvolvimento, qualidade e vendas em prestadores de serviço em Metalização/Aspersão Térmica, e tem apresentado desde então diversos cursos e palestras sobre o tema, em faculdades, empresas, associações e congressos.
Copyright Grupo Oswaldo Cruz 2010 - 2011. Totos os direitos reservados.